A Coleção Minimalista / Compacta

Colecionismo x Hobby

Colecionismo é a prática de reunir objetos — como livros, jogos ou bonecos — enquanto hobby consiste em atividades praticadas no tempo livre por prazer, sem pressão ou obrigação. Quando aplicados ao universo dos jogos de tabuleiro, esses conceitos apresentam particularidades interessantes. :alien_monster:

Dessa forma, o colecionismo se manifesta principalmente no ato de armazenar e reunir jogos, muitas vezes em quantidades excessivas, já que a coleção atual parece sempre insuficiente. Esse comportamento traz desafios para jogadores de todos os níveis, exemplificado pela famosa estante da vergonha - aqueles jogos adquiridos que nunca sequer chegaram à mesa de jogo. :eyes:

Entendo o hobby como uma atividade de lazer, sendo o colecionismo uma de suas vertentes. Vale destacar que nem todos os entusiastas de jogos de tabuleiro estão dispostos a investir valores altos em títulos ou construir coleções extensas como fazem os criadores de conteúdo, por exemplo. :smiling_face_with_sunglasses:

Problema?

O que quero dizer, é que você, iniciante não precise de uma coleção para desfrutar do hobby. E talvez para o veterano, não aumentar a estante da vergonha. Uma alternativa é a visita a tabuleira, porém isso não é uma realidade a todos. Então faço o convite a elaboração de uma coleção compacta. :crocodile:

Monte sua Coleção Minimalista / Compacta

Então pensando nisso, se você pudesse limitar suas opções, ou pensar em uma coleção minimalista, lhe pergunto como ela seria? Quantos teriam? Quais você manteria? Coloque os jogos que para você são mais relevantes.

Não vale ser muitos jogos, seja conciso.
Preferencialmente agrupe 10 jogos em uma lista.
Faça uma coleção compacta.

Ex: Como meu propósito é apresentar o hobby a novas pessoas, pensei em reunir jogos que me possibilitassem apresentar diversas mecânicas e níveis escaláveis. Então montei 3 listas, cada uma contendo no máximo até 10 jogos.

Jogos:
Pocket = Love Letter, Schotten Totten, Trio, Taco Gato, Kariba, Dwarf King, Cabanga, Bandida, Port Royal e Jungo.
Pequena = Fantasy Realms, Sea Salt, Bohnanza, Spicy, Entre linhas, Pega em 6, Ito, É Top?, Lobisomem e Dobro.
Grande = Harmonies, Ticket to Ride, Tiranos de Umbreterna, Convidados Indesejados, Catan, 7 Wonders Arquitetos, Khôra, Azul, Wyrmspan e Bem-vindos a Everdell.

Sinta-se livre para elaborar a sua, diz aí para gente. :crocodile:

13 curtidas

Sendo limitado a 10, acho q manteria meu top 10 mesmo, pois meu objetivo e jogar muito os jogos q eu curto muito (eu passei da fase de estar desesperado por novidades).

4 curtidas

Um top 10 de respeito ehn :crocodile::+1:

2 curtidas

Infelizmente nao consigo jogar tanto quanto gostaria. Especialmente o Ti3, que agora todo mundo so quer jogar o Ti4. :sleepy_face:

1 curtida

Mas também, tu tem mais de 500 jogos kkkk seu eu tivesse tudo isso tb não estaria mais atrás de novidade. Um dia eu chego lá! Hehehe

2 curtidas

Tu foi até generoso, pq no total dá 30 jogos, oq é uma boa coleção já, para nível inciante

1 curtida

Mas eu jogo desde 1980 quando ganhei meu primeiro War aos 8 anos, e logo na sequencia o primeiro wargame com mapa em Hex.. kkkkkk

E desde la a colecao so cresce.

3 curtidas

Eu reduzi minha coleção para menos da metade do que eu tinha, estou nesse processo há uns 2 anos. Estou bem mais feliz com ela assim. Menos trabalho pra cuidar (limpar, organizar, trocar sílica, etc), menos regras pra lembrar… e jogando mais os meus favoritos. Mas acho que cada um define o tamanho de coleção com que vai ser feliz.

3 curtidas

Quase não gosta de 4x haha =) desses aí o que mais curto (dos que eu joguei) é o through-the-ages-uma-nova-historia-da-civilizacao , jogo bom demais!

Ai pegou em um dos meus queridinhos.

Adoro ele, mas so jogo em 2. tenho uma amigo q agente ja jogou tanto junto que a parte leva no maximo 75 minutos. Ai e facil ver mesa.

teve uma vez aqui em nikiti q botei com 3 na mesa, levou quase 4h. Ai nao rola para mim. Quando acontece isso, vou para o Nations q tem uma pegada muito similar, so que tem combate e rodadas mais simples e rapidas, e com 5 da p jogar em 2h a 2:30…

4X Rules..

1 curtida

por ai mesmo… Cada um vai ter um certo nivel de conforto. E tanto feliz ta bom demais..

Infelizmente, como vc viu so fanzao de 4x e civ.. entao tenho jogo 4x de 30 minutos ate jogo de 2 dias.. kkkk

Ai e so tentar colocar eles na mesa quando da chance.

No começo eu comprei uns jogos no hype e dps me arrependi, hoje tenho bem claro que o hobby é jogar e não comprar.

O limite aqui é 20 jogos, sem contar expansões.
Vendi alguns e estou com 19 no momento, se comprar mais de 1 preciso vender mais

3 curtidas

Estou no hobby há 4 anos e estou com 60 jogos na coleção. Eu gosto de rodar bastante, então normalmente tenho poucas partidas de jogos diferentes, o que justifica uma coleção maior, mas esse é o meu limite, a partir de agora, novos só entram se outros forem vendidos. E mesmo dentro desses 60, acredito que uns 10 poderiam sair tranquilamente, mas não vendo por apego emocional rs

Minha coleção ideal (30 jogos)
Caixas pequenas = Schotten Totten, Scout, Kariba, Pega em 6, Bohnanza, Jaipur, Sea, Salt and Paper, Archaeology, Coup, Camel Up Card Game.
Caixas médias = Sushi Go Party, Cartógrafos, Avenue, Harmonies, Project L, Parks, Código Secreto, Decrypto, Verdant e Nova Luna.
Caixas grandes = Azul, Coatl, The Castles of Burgundy, 7 Wonders, Wingspan, Distilled, Carcassone, Takenoko, Meadow e Ticket to Ride.

7 curtidas

Entender que o hobby não é só comprar comprar, é ter o que faz sentido pra você, pra quem tá chegando agora, mostra que pra fazer parte da comunidade não precisa de varios jogos.
Ao mesmo tempo que entendo criadores terem varios, para conhecer e apresentar para o público. Dá forma que faz sentido para eles.
Dito isso, vim ver esse tópico, justamente porq domingo postamos um vídeo com o tema bem parecido VOCÊ É HOBBYSTA OU COLECIONADOR?
E a ídeia dele é debater sobre isso também.

5 curtidas

Eu estou saindo da fase do vício em comprar e começando a reduzir/reciclar a estante. No momento estou com 160 jogos base e algumas poucas expansões. No geral jogo a maioria deles com alguma frequência pois tem mais de um grupo de amigos q curte jogar, além de jogar muito em 2 com a minha esposa.
Mas já cheguei a conclusão que da pra livrar espaço com alguns jogos q vem menos mesa e podem ser jogados em luderias, caso bata saudades.

1 curtida

Essa ficou bem bacana e diversificada. Acredito que essa faixa de jogos é bem bacana. Sem precisar comprar uma estante nova todo mês haha

1 curtida

Foi inspirado nesse vídeo mesmo que refleti sobre. Afinal, está tornando-se um hobby caro em comparação a outros (pintura, fotografia e leitura por exemplo).

3 curtidas

P mim o mais caro mesmo e quando vc resolve ir para WarHammer e outros jogos de miniaturas q exigem pintura. Nossa, e custo de equipamento, e custo das miniaturas, e custo do armazenamento, e custo dos torneios… Parece um saco sem fundo p voce enfiar dinheiro.

De fato é. E tem varias camadas dentro dele, já que mesmo com toda consciência, a lista de desejo está recheada e a sensação de abrir um jogo novo é sempre maravilhosa

Minha coleção minimalista seria algo tentando abranger uma boa variedade de mecânicas, temas, complexidades, estilos, tamanhos de caixa e número de jogadores.

Não vou agrupar por tamanho, porque pra mim não faz muito sentido. Me propus a escolher apenas 15 jogos da minha coleção. Acabei deixando muitos dos meus preferidos de fora, priorizando a variedade e considerando que diversas vezes acabo jogando com pessoas de fora do hobby.

Analisando a lista, percebi que eu seria perfeitamente feliz com apenas esses jogos.

  • Root (meu top 1 da vida… se eu jogasse só esse aqui pra sempre, eu já seria uma pessoa realizada. Mas como é um pouco difícil de ver mesa, tive que escolher outros 14 jogos)
  • Eclipse 2nd ed. (um 4X pra passar a tarde inteira fazendo alianças e quebrando alianças)
  • Brass Lancashire (um euro econômico pra dar aquela fritada. E sim, gosto mais do Lancashire do que do Birmigham)
  • Ultimate Railroads (meu euro de alocação preferido, e essa versão tem expansões pra jogar infinitamente. Simplesmente amo esse jogo)
  • As Ruínas Perdidas de Arnak (além de ser muito bom, é o jogo preferido da minha esposa, então não pode ficar de fora)
  • Terraforming Mars (um jogo que amo odiar, e que odeio amar)
  • Power Grid (euro leilão clássico pra até 6 pessoas, só sucesso)
  • Blood Rage (um ameri de draft e controle de área com miniaturas, só pra dar uma variada)
  • Robinson Crusoe (o melhor coop só pra dizer que tem coop na lista, porque realmente não é meu estilo preferido…)
  • Heat Pedal to the Metal (jogo família de corrida que abrange um bom número de jogadores e que todo mundo se diverte)
  • Azul (abstrato dedo no olho que funciona pra novatos e experientes)
  • Carcassonne (Clássico. Quem não gosta, tá errado. Funciona com absolutamente qualquer público, de crianças a idosos)
  • Rebel Princess (um carteado, porque tá na moda e o lobby é forte. Caixa pequena pra levar pra qualquer lugar)
  • Pega em 6 (toda coleção precisa ter um pega em 6. Outra caixinha pequena fácil de transportar)
  • Código Secreto (um party game porque tem que ter um party game, então vamos com o menos pior)

Age of Innovation tá chegando e provavelmente entraria na lista. Acredito que no lugar de Eclipse, que é um dos meus 5 jogos preferidos, mas ele vê mesa só uma ou duas vezes por ano, no máximo, então talvez não faça tanto sentido manter. A decisão de deixar ele na lista foi mais emocional do que racional.

Jogos que eu queria muito ter colocado na lista, mas acabaram ficando de fora:
Trickerion, Barrage, GWT, Anachrony, Scythe, Agricola, Twilight Struggle, Five Tribes, Duna Imperium, Hansa Teutonica, The Thing, 7 Wonders, Wingspan, Clank e SdA Duelo pela Terra Média

5 curtidas