Agrícola ou Caverna?

:information_source: Conversa iniciada no chat Geral e movida para um tópico.

Originalmente enviado em Geral
gferrazoliveira97

galera, Agricola ou Caverna? Qual acham melhor?

renato

vixi @gferrazoliveira97 isso é um papo longo… nao quer criar um tópico? :smile:

a última pergunta "esse ou aquele" que eu movi daqui do chat pra um tópico rendeu…

gferrazoliveira97

Tranquilo hahahah

Tô na dúvida pq ambos estão em promoção e preços similares

daniel_peixoto
#Geral

Difícil escolha amigo, mas vai do gosto da sua mesa. São dois jogos que não são pra iniciantes nos BG, tem muita coisa pra cuidar, porém é recompensador depois que você passa pela curva de aprendizado. Agrícola pra muitos é mais jogo que Caverna, porém é extremamente punitivo. É um jogo que não perdoa erros, seu jogo trava, seus bixo morre de fome, falta tudo, não é jogo pra iniciante nem pra jogadores casuais. Caverna também não é, mas pelo menos te da os recursos que você precisa pra cuidar da sua fazendinha sossegado.

1 curtida

Agricola Vs Caverna
Terra Mystica Vs Projeto Gaia
Eclipse vs Twilight Imperium
…e por ai vai.
São daquelas perguntas clássicas no hobbie que não tem resposta.
Poderia te dar 50 pontos positivos para o Agricola, e mais 50 pontos positivos para o Caverna. Mas acho que vc testando no BGA seria mais interessante. Se não, acho que vc poderia ver pelo menos gameplay.

Opinião: eu acho o Agrícola muito mais jogo! Com certeza. Não tenho problema com jogos mais punitivos e até prefiro. Eu acho a construção da fazenda no agrícola muito mais recompensadora.
Eu introduzi a novos jogadores: numa boa.
Eu possuo a edição de 15 anos. Mas se vc quiser daria para pegar a edição revisada numa boa que já tem o baralho A e B das cartas principais. Mas saiba que tem muito mais baralhos.
AGORA NÃO VAI COMPRAR OS 2. Eles são excludentes e não cabem na mesma coleção. Nem se vc tivesse muito dinheiro e espaço, pois vc vai acabar preferindo jogar 1 somente.

1 curtida

Agrícola é um jogo de sobrevivência, você tem que criar o seu motor de alimentação de forma eficiente enquanto tenta fazer mais pontos.

Já Caverna é um jogo com uma abordagem mais aberta, a alimentação é importante, porém é bem mais fácil de se adquirir alimento e o foco do jogo fica mais em criar uma máquina de pontos.

Agrícola tem mais rejogabilidade por conta das cartas, o Caverna tão tem tanta variação de uma partida pra outra. O estilo e jogo do Caverna me agrada bem mais, por ser menos punitivo e deixar mais espaço pra criança do motor, ele é um quebra cabeça bem divertido e não tem o estresse de ter que ficar se preocupando com comida. Se pegar a expansão do Povos Esquecidos, ele fica com bastante variação de partida e assimétrico.

3 curtidas

Em resumo: se quer um jogo mais clássico de alocação de trabalhador e mais matemático, Agrícola. Se quer um jogo mais aberto à criatividade e experimentação, Caverna.

Eu prefiro o Caverna por ser mais livre na criação da sua fazenda. Agrícola é mais determinístico, vai ter uma coisa específica naquele turno que você tem que fazer pra se dar bem (ou menos mal), não tem muito espaço pra experimentar. “Ah, mas Caverna é mais fácil”. Bom, é um jogo competitivo, a dificuldade é determinada pelo outro jogador. Não existe jogo competitivo “mais fácil” e “mais difícil”, existe jogador mais fácil e mais difícil. Em termos de complexidade de regras ambos são equivalentes.

Como disseram, a expansão Povos Esquecidos do Caverna traz espécies diferentes pra serem controladas, com jogabilidades diferentes e construções diferentes. Se você quiser inovar um pouco, também há a expansão Demônios Frenéticos que adiciona um modo de jogo em que orcs aparecem de vez em quando pra te saquear, além de atualizar algumas regrinhas menores do jogo base.

So indo na questao de dificuldade de jogo.

sou obrigado a descordar, existem jogos (especialmente de engine building) que sao mais dificil de voce operar que outros. Por exemplo, em TTA, existe uma grande possibilidade da pessoa comecar errada, e ainda na era 1 simplesmente a civ entrar em colapso, sem nenhuma acao do oponente. Outro jogo que e assim e o Caylus Original, em que voce pode simplesmente falir por conta da movimentacao do provost, e levar tempo demais para se recuperar (OK, nesse o amiguino causa a sua queda).

Algus outros q tem esse problema de voce falir (perder toda chance de ganar e as vezes ser eliminado do jogo) no jogo: Age of Steam (ou o irmao melhor dele - Steam), Barrage, Assyria, Imperial, Imperal Steam, Chicago Express (na verdade quase qualquer eurorail).

Note q isso nao quer dizer q voce passar pelo desafio de ficar viavel no jogo e sinal de q sera uma partida facil. Sempre voce tera as barreiras de jogadores com mais habilidade.

A questão é que seu adversário está jogando o mesmo jogo, então uma vez que todos entenderam as mecânicas (qualquer pessoa comum pode entender as mecânicas de qualquer jogo de tabuleiro vendido em lojas comuns), a dificuldade do jogo se resume à diferença entre as habilidades dos adversários em operar as mecânicas, independentemente da complexidade delas.

Complexidade das mecânicas =/= dificuldade do jogo. Xadrez tem mecânicas simples? Sim. Então é um jogo fácil? Depende do adversário, contra mim é fácil (não sei jogar), contra o campeão mundial é difícil. Twilight Imperium 4 tem mecânicas simples? Comparado com a média dos jogos, não. Então é difícil? Depende, contra mim é fácil (não sei jogar), contra o cara que tem 200 partidas deve ser difícil. A dificuldade do jogo competitivo está sempre no adversário.

1 curtida

Tive essa mesma dúvida e escolhi o Caverna por achar ele mais aberto, não que jogos punitivos não sejam divertidos, mas acho q ele é um Agrícola 2.0.
Você foca na fazendinha, tem tempo de brincar com o que quiser e procurar novas opções de pontuação, a expansão q deixa o jogo assimétrico é bem divertida e vale a pena se encontrar ou voltar a ser vendida.
Dica? Assista algumas partidas, jogue algumas partidas no BGA e escolha de coração leve, de verdade, vc não perde em nada entre um e outro.

1 curtida

Nao to falando em complexidade. To falando em jogos punitivos, que tornam, em geral o comeco do jogo arriscado, que pode eliminar um jogador independente do nivel de habilidade dos oponentes.

O q voce descscreve nos seus exemplos sao jogos que tem curva de aprendizado maiores, e quem tem mais partidas em geral tem grande vantagem… Outros exemplos alem do que voce citou e o Race for the Galaxy, o proprio TTA, Barrage.