Estava vendo recentemente no chat da plataforma um pessoal falando sobre o termo LCG (ainda n sei como funciona), e acabei chegando no jogo Arkham Horror.
Se entendi certo é um jogo de história tipo rpg de mesa solo. A rejogabilidade desse jogo é boa?
Qual é a diferença, o normal 3° edicao ou o card game?
Esse card game, quando finaliza a jogatina, pode usar a cartas para “duelar”? Tipo yugioh, pokemon…
LCG é um modelo de negócio onde você compra as cartas por ciclos de lançamento, que são atualizados de forma contínua. Você compra um pacote fechado com todas as cartas do ciclo, sem aleatoriedade ou necessidade de trocar repetidas. Cada cenário tem um número variado, mas limitado, de resoluções.
É um jogo de construção de baralho com narrativa. Como cada cenário tem um número restrito de resoluções, a rejogabilidade fica limitada a você tentar resolver cada cenário em busca de cada final e usando combinações diferentes de baralho.
Se você privilegiar a narrativa e os finais distintos, então a rejogabilidade é baixa.
Se você jogar com foco na construção de baralho, então a rejogabilidade é bem maior.
São jogos cooperativos com a temática lovecraftiana. Fora isso, a jogabilidade é bem diferente. Vale assistir um vídeo com a gameplay de cada um.
Não. Arkham Horror (LCG) é um jogo cooperativo, então não dá pra usar com essa finalidade, a não ser que alguém surja com uma variante bem diferenciada do que o jogo se propõe.
Só acrescentária o seguinte:
O jogo funciona bem Solo ou em 2 jogadores, você pode tentar em 3 ou 4 jogadores, mas a minha experiência foi muito ruim. (por conta do tempo de ação e a dificuldade que diminui muito)
Você aumenta a rejogabilidade comprando as partes das dezenas de expansões de campanha/heróis.
Então comprando as expansões você tem novas missões, que já é um bom conteudo, e você pode jogar as mesmas missões com decks diferentes.
Também tem o Senhor dos Anéis LCG, que é parecido, e tudo comentado se aplica também, obviamente com a distinção da temática.
Em alguns jogos de cartas, novas coleções de cartas são criadas constantemente, ao longo do tempo. LCG e TCG são modelos de negócio para a venda destes jogos de cartas. A diferença entre esses modelos de negócio é:
LCG: Living Card Game (jogo de cartas vivo). As coleções são vendidas como conteúdo fixo. Isto é, não há aleatoriedade no que é vendido. Além disso, não existem cartas mais raras do que outras. Por exemplo, arkham-horror-card-game é um LCG e na arkham-horror-card-game-a-era-esquecida-expansao-de-investigador são vendidas sempre as mesmas 198 cartas.
TCG ou CCG: Trading Card Game ou Collectible Card Game (jogo de cartas colecionáveis). As coleções são vendidas em pacotes com conteúdo aleatório e existem cartas mais raras do que outras. Por exemplo, magic-the-gathering é um TCG vendido principalmente em pacotinhos com 15 cartas aleatórias. Geralmente 11 comuns, 3 incomuns e 1 rara ou mítica.