Insert em TPU com Impressora 3D de filamento?

Me dei de presente de natal uma impressora 3D Sovol SV06, já pensando em fazer uns inserts e outras coisas pra mim. O primeiro insert que fiz foi um completinho pro duna-imperium que peguei no Printables, que ficou muito massa.

Mas, como o PLA é um material muito rígido, fiquei pensando se seria viável fazer inserts em TPU, que é aquele material mais mole usado em capinha de celular.

Alguém aí já experimentou/viu algum insert impresso em TPU?

12 curtidas

Salve Renato,

Fiquei curioso, porque você não quer usar o PLA? Me parece contra-intuitivo usar O TPU flexível para organizar e proteger as peças do jogo (fora o trabalho que dá imprimir em TPU, rsrsrs).
Eu já imprimi vários inserts em PLA, e nunca tive nenhum problema com eles, por isso fiquei curioso!

Abs,

2 curtidas

Fala @mitconnedonia! Valeu pela resposta.

Então, eu imprimi em PLA silk, o que eu achei é que ele é bem rígido e eu não me surpreenderia se com vai-e-vem de caixa com alguns transportes, com tokens/tabuleiro/etc atritando com o PLA, estes não poderiam acabar esbranquiçando um pouco. Pode não ser um problema no geral, mas o insert que eu imprimi, nos parâmetros recomendados pelo autor, ficou com alguns cantos bem finos.

E eu sei, eu sei que é paranoia! :laughing:

Mas fiquei com essa impressão. E, embora imprimir em TPU pareça mesmo ser bem complicado, pelo que vi em alguns vídeos o pessoal imprimindo bandejas, imaginei que o resultado ainda seria rígido o suficiente para servir o propósito de um insert.

Você imprime os seus em PLA no geral? Já testou algum outro material?


Não sei se já viu também, mas existe uma biblioteca para o OpenSCAD especificamente pra projetar inserts de jogos de tabuleiro:

Claro que tem alguns já prontos disponíveis por aí que são tão bem pensados que nem vale tentar uma alternativa, mas deixei esse cara no “radar” para algum caso que eu não encontre e precise fazer eu mesmo! :wink:

Opa Renato!

Então, eu costumo imprimir só em PLA pela praticidade e preço, mas já tentei ABS e me dei mal (temperatura não se manteve alta o suficiente, ficou uma porcaria, kk).

A minha impressora não imprime em TPU por não ter o Direct Drive, mas a do meu irmão tem, e acompanhei ele com uns 5 ou 6 testes em TPU até ele perceber que não vale muito o esforço, a não ser que você queira algo realmente flexível.

Sobre os inserts em PLA, acho que depende muito do design deles. A maioria dos que eu imprimi ou têm um encaixe específico pros tabuleiros, ou não chegam a encostar muito, mas nunca tive nenhum problema.

Já desenhei alguns básicos, por exemplo um organizador de cartas pro Flamme Rouge (Flamme Rouge Cards Organizer by MarcelloDelai - Thingiverse). O OpenSCad é muito bom pra isso, mas pode ser um pouco difícil de mexer se não tiver muita prática. Eu usava o SketchUp, que é bem fácil e tinha um plugin pra exportar pra .STL, mas desde que saí da empresa que tinha a licença, não mexi mais com ele.

Na grande maioria, eu pego do Thingiverse ou do Printables também, e se necessário só dou uns retoques no modelo!

2 curtidas

É, eu acho que é um pouco de paranoia, aliada à ideia de que “seria legal” algo mais flexível porém ainda resistente, mas não é bem uma necessidade hehehe, mais uma curiosidade. Eu ainda vou pegar um rolo de TPU para arriscar, mas já prevejo muita dificuldade :lolsob:

É, eu tenho feito isso também, mas estou aprendendo ainda. O Fusion 360 foi o que eu mais achei intuitivo para isso, e tem uma licença para uso pessoal.

No caso da biblioteca para o OpenSCAD que mencionei, a ideia dela é você não precisar saber programação, apenas inserir os parâmetros de como quer as caixinhas e tal – na teoria simplificaria bastante coisa, mas eu não cheguei a usar.

1 curtida

Bom Dia!
Também não achou que seja muita vantagem imprimir em TPU, eu gosto da rigidez, que deixa o insert mais ajustado as caixas, mas é sempre bom lixar as quinas muito vivas.
Com relação ao material eu ja trabalhei com um material flexivel, PLA Flex da 3dLab, é uma mistura de TPU com PLA, consegui imprimir algumas peças com a minha impressora que é Bowden (não é Direct Drive) talvez nao é tão flexivel quanto TPU, mas deve servir ao seu propósito.
Eu sugeriria testar PETG também, é mais dificil de trabalhar que o PLA, mas mais fácil que ABS, e tem umas propriedades legais. Tem mais memória, aguenta temperaturas maiores, e é mais “duravel”, o PLA com tempo e sol fica ressecado e quebradiço.

1 curtida

O tinkercad é gratuito para usar direto no navegador e exporta stl

Para coisa menos orgânicas, para importar SVG(2d) e fazer meeples e inserts ele roda bem.

Valeu @sarcinellirenan!

É, eu imprimi um punhado de coisa em PETG também, mas essa ideia do PLA flex pode ser bem interessante, um meio termo.

Eu acredito que o PLA silk que usei seja um pouco mais rígido do que o outro PLA que tenho por aqui, e realmente os cantos mais vivos precisaram de uma lixada.

Acabei entrando na vibe e imprimi um insert em PLA pro duna-imperium aproveitando o berço que já vem na caixa. Fiquei satisfeito com o resultado.

3 curtidas

Legal demais!

Você que projetou, ou achou em algum lugar?

Se tiver um link pro Printables/Thingiverse/etc, manda aí! :grin:

Peguei no Printables, aqui!

2 curtidas

Boa noite pessoal!
Sobre o assunto de impressão de inserts, duas perguntas:

  1. Qual impressora 3D consegue imprimir inserts e organizadores para os bg? Eu sou meio leigo no assunto (pra não dizer totalmente kkk) e ainda estou pesquisando qual comprar…

  2. E sobre o peso que os inserts de PLA ficam, é mais leve, igual ou mais pesado que os inserts de XPS da bucaneiros por exemplo? Sei que vai depender muito do modelo escolhido pra impressão, mas no geral, comparando, qual o mais leve?

1 curtida

Via de regra, qualquer impressora 3D conseguirá imprimir inserts considerando PLA como material mínimo. Daí vai com o material. Se quiser imprimir em TPU, precisa de uma com direct drive, por exemplo.

Particularmente, eu recomendaria que você escolhesse uma com nivelamento automático. É um recurso hoje que considero imprescindível.

Sobre o segundo ponto, não sei informar pois nunca manuseei um insert em XPS.

3 curtidas

Complementando o que o Júlio disse, gostei muito da Sovol pelo custo benefício, mas há impressoras muito melhores quando você vai aumentando o orçamento.

Sobre o XPS, ele é muito mais leve, mas também muito mais frágil.

Pelo que vi por aí a densidade do XPS fica entre 0,02 a 0,03g/cm3 contra 1,24g/cm3 do PLA. Em comparação, o MDF cru parece ficar em torno de 0,7g/cm3.

Só olhar a densidade não é suficiente, porém, porque no PLA você consegue uma resistência muito grande com uma parede de 1 a 2mm, enquanto eu acredito que o XPS e o MDF precisam de paredes de pelo menos 1 ou 2cm (nunca vi um na minha frente, seria bacana medir :thinking:).

3 curtidas

Então, numa análise mais superficial, o peso deve ficar equivalente (ou quase) né? Uma vez que a densidade maior do TPA é compensada pela espessura menor.

Renato, a melhor opção é o PLA, porém se você tiver uma impressora fechada, dá para usar o ABS que tem um ótimo custo benefício. Eu não acho que vale a pena usar TPU para inserter pela quantidade de material e pelo chato que é imprimir em TPU. Sobre os cantos finos, você pode tentar engrossar (eu costumo fazer isso quando me deparo com esta situação), é bem fácil usando o Thikercad (grátis na web) ou algum software como o blender. Eu curto os filamentos da printalot e dynalabs mas tem vários aí no mercado que são bons. Se vc tiver condições de ter uma impressora fechada vai ver a diferença que isso vai fazer na sua vida :relieved:

1 curtida

Eu acho que meu problema maior foi o PLA silk que eu comprei que ainda era daqueles “outlet”, sem garantia de qualidade.

Quando usei um outro mais “normal” foi sucesso, e sem dúvida o próprio modelo influencia bastante.

A minha não é fechada mas coloquei ela num nicho do armário que tá quase lá, coube direitinho e basta eu pensar numa forma de fechar a frente agora.

Mas não tenho intenção de imprimir ABS tão cedo, um amigo imprimiu algumas vezes e falou que o cheiro de toxicidade eh muito intenso, ficando aquela impressão de que “eu não deveria estar respirando isso” :lolsob: - e nao deveria mesmo né, teria que deixar o ambiente bem arejado, tudo aberto, e ainda não ficar ninguém na mesma sala.

Com crianças em casa ainda, acho que fico feliz de continuar só no PLA mesmo :grin: Só fiquei curioso naquele PLA que é ligeiramente mais flexível, não sei se seria uma melhoria.

Acho que hoje os abs já não tem o cheiro tão forte, eu imprimo em abs e não me incomoda. As vezes parece o cheiro de chuveiro queimado hahahah. Mas com certeza, usar um PLA bom faz a diferença

O tópico é de INSERT 3D, mas segue os meus que eu fiz em foam board.



4 curtidas

Estranho mesmo não gostar de PLA pra essa finalidade…Eu faço inserts, dashboards, tudo em PLA …inclusive to com 2 maquinas aqui fazendo direto pro jogo FrostPunk e Daimyo; quem quiser é so me chamar rs