Menino de Ouro, Jow Company, Brasino BIRLmingham— Agosto/2024

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Uso o cupom DJOW5 para receber 5% de desconto em toda a loja.

Acervo

+ Cartógrafos: Perícias (Ludopedia)

Jurei que não iria pegar, inventei para mim que é uma expansão que tira a beleza da simplicidade do jogo… mas jogamos o desafio solo que usava elas e achei muito bom!

+ Puerto Rico (Michelzinho)

O jogo estava aqui esquecido há uns 2–3 anos. Perguntei se o Michelzinho queria vender para acabar com essa minha agonia de ter algo aqui que não era meu, ele concordou, fez bom preço, parcelou e ainda deu desconto do meu vindouro aniversário. Que camaradagem!

Mais um jogaço para a parte Old School do meu acervo. DELICIA! musica do Tropico tocando no fundo

Jogatinas

Carcassonne com A Sogra

Carcassonne (1x): minha cunhada tem uma cópia batida em casa, fomos almoçar lá e desafiei a mim mesmo a ensinar as regras para A Sogra. Como ela já passou trabalho para aprender Cartógrafos, menosprezei o poder de processamento dela, e ensinei sem o Abade e o Fazendeiro. 2 min de regras, e ela já começou jogando certinho. Que orgulho! No final quase me passou nos pontos. Pegouas maldades e tentou invadir um castelo meu.

Fiquei pensando se não deveria ter um carcassonnezinho em casa também.

O Menino de Ouro Dourado

Visita ilustre do nosso Menino Favorito, Arthur. A mãe dele autorizou, mandou prescrição do que ele podia comer e quantidade de refeições diárias com quantidade mínimo de ingestão proteica. Siri buscou ele, tiveram uma sessão de musculação pesada, depois comemos a melhor carne moída (by Siri), e ai sim, jogamos.

Root e os Patangas (1x): estreamos minha caixa dos Capangas, e se não bastasse, Siri escolheu uma facção que ninguém sabia jogar e o Arthur escolheu os favoritos (texugos) dele, e teve que reaprender do zero pela terceira vez. Eu fui de Lagartos Cultistas, a melhor-pior facção.

Tivemos ajuda do Urso Exilado, das Toupeiras e os Porco-Espinhos Bandidos.

Comentário do Siri: “nunca vimos esse mapa tão cheio, mesmo em 4p”, e só podemos concordar. Os Capangas dão vida a Floresta, como NPCs por todo lado querendo te ajudar (ou atrapalhar).

Nota 8: Ficou bem bom para 3 jogadores, ajudando o pessoal que está para trás na pontuação com mini-super-poderes. As regras não deixaram dúvidas. Componentes ótimos e encaixam perfeitamente no conteúdo desse grandioso jogo.

Nexus Ops (1x): é como war deveria ser, te joga pra baralha e força o jogo ir para final desde a primeira jogada.

Nota 8: beer and pretzel dos joguinhos de porrada. Rolar o dado e ver o que acontece.

Trick of the Rails (1x): em 3p esse jogo brilha demais. Cada cota pode dar uma mudança grande na pontuação então a briga é boa, e como tem pouca gente, parece mais fácil marcar o amiguinho, e tem mais opções com a mão mais cheia.

Trains (1x): com Samara, que ficou BRABA porque não lembrava das regras. Minutos ela relembrou só de olhar o setup, já era o melhor jogo do mundo kkkk #TrainsMelhorJogoDoSiri

Cartografos: Heróis (1x): ótimo rever o joguinho que me trouxe para a Cartomania!

Como estou bem acostumado com Cartógrafos normal, eu passei certo trabalho para digerir as pontuações, e principalmente, os formatos das peças dessa edição. Curioso também é a estação do verão mais curta por 1 ponto. Imagino a matemática para equilibrar isso tudo. #Respect

Nota 10: É igual mas é diferente, sabe? Peças e objetivos diferentes para dar uma variada. Não tem as ruínas, mas tem monstros bem mais legais que o base. Os heróis não me conquistaram.

Nem a Pato (1x): Divertiu com quase nada. Uma carta, 30 segundos de regra. O autor tá fazendo milagre com trivia.

Nota 7: Jogo que da para brincar num carro viajando. Muita diversão em uma caixinha minúscula. Quero jogar mais!

Cartógrafos + Mapa Affil (2x): desafio solo mensal de Agosto do BGG.

Antes

Nesse desafio, conhecemos o mapa Affil. Além de cartas de pontuação exclusivas desse mapa, o próprio é composto de várias ilhas e a conexão delas é feita gastando moedas. O fato de serem ilhas desconectadas, da um efeito correria quando aparecem os Bichos. É gastar moeda e ir atrás dele na ilha do outro lado da folha. Achei curioso o tamanho dos quadradinhos, bem pequenos para caberem na folha.

Depois

Foi o primeiro contato com as Perícias também. Achava que iria mais atrapalhar do que ajudar, mas são inseridas de forma bem suave no meio da rodada.

Race For The Galaxy (3x): putz, que melhor de 3 fantástica com o Arthur! Cada partida durou menos de 18 minutos. Estava 1 a 1, então fomos para a última e derradeira batalha pela melhor engine espacial. Os dois suando na adrenalina de correr pelo espaço com artes questionáveis. No final eu ganhei, mas a vitória de jogar essa epopeia galáctica foi de ambos.

Desejo a TODOS no hobby terem uma experiencia desse tipo.

Troyes + Expansão FULL (1x): partida na correria, queríamos testar a parte das construções laterais da expansão. Fomos com os dados roxos, e as cartas todas já estão misturadas no meu jogo por padrão. Expansão completa, tempo curto.

Não deu para sentir muito o que as construções externas fazem, ou como pode ser usadas efetivamente. Eu tentei rushar para ter acesso a todas elas, mas quando comecei a ler o manual e não entender direito, parei de andar na muralha. Foi uma partida com pouco dinheiro, muita influenza, pouca interação pois tínhamos todas as re-rolagens necessárias, além do plus do dado roxo. Jogaço, jogo puro, com expansão, com leite, o que for. QUERO MAIS!

Nota 10 (para visita): Menino de Ouro, gosta de jogos bons, trouxe jogos legais, e fez uma força danada para ter 2 dias de brincar com os amigos.

Cartógrafos Noturno

Cartógrafos (1x): apresentando o Mapa Affil para A Esposa. Ela se perdeu ficando presa na carta de pontuação C, achando que ela repetiria outras vezes… doh!

Falando em pontuações, achei legal as específicas desse mapa, geram uma urgência ou te obrigam a sair conectando as ilhas.

Domingo dos Pais

Tigle e o Dlaglão (2x): em visita a familia Polenta, comemoramos o dia dos pais SEM ELE kkkk

Em duplas, só derrota para o Cadu e eu VS A Esposa e Samara. Fiquei com gostinho amargo, parece que esqueci como joga (será que eu já soube? kkk)

Segunda Solo ou Segunda Sem Amigos

Viajantes do Sul do Tigre (2x): partida solo, tentando reaprender mas a gata sentou nas cartas verdes, o que me atrapalhou um pouco kkkk

Segunda vez a pilotar esse Bot. ACHO que consegui, foi demorado, começo do jogo travado, mais tempo estudando ele do que fazendo minhas ações, o que resultou em um placar de 40x60 pro jogo.

Fazia tempo que não jogava, percebi de onde vem o “peso” desse jogo. Inicio da partida você está totalmente PERDIDO e não sabe pra onde olhar, o que fazer, que ações tomar, onde investir. LOUCO né.

Na quarta-feira, rolou mais outra partida, dessa vez com A Esposa. Minha alegria foi ver ela relembrando o jogo sozinha, dizendo que o jogo é muito massa com sorrisão na cara. Eu perdi por 4 pontos uma partida jogada em 3 partes durante um dia, mas fiquei feliz da vida com a companheira.

Companhia do Jow: Segunda Partida + Tentativa Solo

Paper Dungeons (1x): para esperar o Marcel que nunca chegou, ensinei esse para o Bob, Siri e Nael. Partidinha sussa, 40 min com as regras um pouco mais ajustadas da minha parte, ficou levemente mais complicado. Bom desafio, bom joguinho.

John Company (1.25x): a sim, o filé mignon do dia (ou seria um costelão 12 horas?).

Mesma galera que jogou a primeira vez, então conseguimos relembrar as regras e começar rapidinho sem grandes dificuldade.

Falando em dificuldade, a maior mesmo é entender o que fazer num jogo que te deixa aberto para tomar ações diretas, e outras bem nubladas, onde ninguém entende o objetivo superficial do que “porque” fazer aquilo. Me lembrou um pouco a sensação do Imperial 2030. O que quero dizer é que: eu sou muito ruim, mas me divirto demais vendo meus amigos produzirem planos maquiavélicos como falir a companhia para o bem próprio. Nael jogou como um verdadeiro Híbrido (Insondável-like).

Apesar do jogo te levar nos “trilhos”, fase a fase, ele fornece ferramentas para interações: negociações (nem fizemos tantas), distribuições de fundos e rendas dos cargos, votações, decisões do que é melhor para a Companhia ou para a sua família. E tudo pode mudar o destino do jogo, mesmo aquela jogada que você fez para ganhar 1 libra a mais, talvez ferre o caixa inteiro.

Empresa ficou pronta para falir umas 2 vezes, mas somente no final do 5 (e ultimo round), quando a Índia (um elemento a ser temido) se revoltou contra a companhia, é que fomos humilhados. Partida ótima, 4 horas que pareceram 4 horas e 1 minuto.

Prazer revisitar essa pérola, artes e produção incríveis, tema absurdamente presente, atenção em cada detalhe.

ACHEI UM ERRO no texto finalmente, na carta X de Lei, está escrito Gargo em vez de Cargo. Pronto, já posso ir “chorar” na Ludopedia.

Nota 9: Não é um euro de 2 horinhas, é um evento. Aceitando isso, você já vai jogar com uma dor a menos e passar a apreciar uma obra super temática com seus amigos. Trilha sonora: RRR (Temas do filme)

Dois dias depois, me preparei psicologicamente para jogar solo. Foi legal jogar 1 turno e meio (0.25 partida), enquanto algumas ações da Coroa são super simples e triviais, as outras são beeeem difíceis de interpretar, até deixando meio estranho o texto (localização falhou?). Faltou capacidade técnica da minha parte, ainda assim, consegui extrair ali os tipos de comportamento da Coroa, e de alguma forma, entender como levar isso ai para um jogo com gente mesmo. o Jogo está se tornando mais simples mesmo.

Cartógrafos + Perícias (1x): uma partidinha rotineira, dessa vez estreando a versão física dessa mini-expansão. Foi fácil de ensinar para A Esposa, e ela curtiu. De fato, pouca regra e da uma incrementada e adiciona algumas opções interessantes que podem tornar jogadas meia-boca em grandes gols de bicicletinha.

Brass: BIIIIIIRLmingham (1x, Novidade): que jogo bom, nossa senhora. Podem queimar tudo ai e ficar jogando só esse.

Deu pra perceber as inovações mais “modernas” como um setup aleatório aqui, uma maior variedade de itens para venda, as cartas coringa, e algumas mudanças que me pegaram de surpresa como a forma que se anda no empréstimo, e como é permitir começar construindo trilhos/barcos.

Nota 10: igual mas diferente do seu irmão mais velho. Vale jogar qualquer um, como diria o EVO:

Tarde em Família

Cartógrafos (3x): em outubro de 2023 tive uma experiência de comandar uma mesa desse jogo e que acabou com minha vontade de jogar qualquer coisa. Cansei de pessoas e das vozes delas perguntando dúvidas do joguinho.

Pois bem, num belo domingo em família resolvi repetir a dose, dessa vez melhor preparado e já esperando ser bombardeado de perguntas. E não é que foi excelente!

Fiz um baita almoço, depois expliquei o jogo na maior paciência, parei a explicação para ouvir alguma história aleatória da cunhada, peguei todos pela mão na hora de TODAS as pontuações, apontei lapis, fiz café duas vezes e servi petiscos.

Eu fui o jogo mas não me senti obrigado a faze-lo, apenas fiz pelo prazer de servindo-los. Não me sobrecarregou e fiquei grato por ter desfrutado essa tarde gostosa ao lado dos que mais importam.

Gratidão Cartógrafos, gratidão ao amadurecimento no hobby que demorou a vir kkk

Rummikub (1x): alguns foram embora, fechamos com esse jogo de velhinhos (que eu nunca venci), mas bati uma vez só para botar pressão e perder depois kkk

Por mais dias como esse!

Spiel des Jovem por Arthur

Ausência devido a trabalhos da escola.

5 curtidas

Eu estou me coçando pra pegar o John Company! Comprei recentemente Pax Pamir e gostei demais. Estou virando fã dos designs do Cole Werhle!

1 curtida

Victor o cara é um monstro dos jogos diferentões mesmo.

1 curtida

Ótimo relato dos Djows como sempre!! :smiley:

1 curtida

Vlw Rafa!