Organizando o ambiente - Julho/2022


Depois de uns 7 anos brincando nesse hobby, sendo crítico médio de quem tem estantes e mesas específicas para os jogos, eu fui lá e fiz uma estante e uma mesa. Me cancelem!

A Estante

Eu queria algo de baixo custo, mas que combinasse com a vibe semi-industrial que A Noiva imprimiu em nosso lar. Fui de suportes de metal (comprados aqui, tem diversos tamanhos e formatos) e prateleiras de madeira (pinus). No total gastei R$ 250 mangos entre ferro, madeira e selador/pincel para preparo da madeira. Achava que ia desmoronar e envergar tudo ao colocar os jogos maiores, mas para meu espanto, ficou hard as a rock. Recomendo!

A Mesa

A mesa tem tampo removível em 3 partes, e quando aberta, sobram as bordas para o pessoal escorar os braços e se deleitar com a analysis paralysis dos amigos. Internamente é forrada com tecido de mesa de sinuca, uma delícia para jogar, principalmente cartas sem sleeves.

As pernas parecem de metal, mas é apenas MDF com acabamento preto fosco.

Curti demais a mesa, ainda temos ajustes a fazer, mas não sei como vivi até hoje sem ela. Para orçamentos, deem um alô no insta do marceneiro que aceitou esse desafio.

Acervo

+ Root e tudo mais (ML)

Segunda vez que recompro um jogo. Nunca devia ter vendido, mesmo que estivesse quase passando necessidades. BEM-VINDO A FLORESTA!

+ Monte de coisa para o Arkham Horror: LCG

  • Return to The Circle Undone: foi minha primeira experiencia de importação via Shop4BR. Foram 18 dias só da compra até a chegada. Acho que fiz algo de errado pois retiraram todos os Board games e card games do site depois disso! lol

  • Harvey Walters e Jacqueline Fine: Amazon BR, chegou em 4 dias, e dizia que era importado.
  • Into The Maelstrom + Stella Clark: 15 dias via Tiendamia, também minha primeira compra por lá. Curti demais!

  • Edge of the Earth Investigator Expansion: OLX de um brother encontrado nos facebooks. OLX tem um frete relâmpago (acho que é Sedex), então levou 3 dias.

- No Thanks (presente)

A cunhada mais nova é da geração que não consegue olhar manual de regras, então os jogos que ela tem lá (praticamente todos dados por mim) são os que ela jogou e já gravou as regras na cuca de primeira. No Thanks foi um desses, depois da jogatina relatada lá embaixo, ficou evidente que encontramos mais um jogo para ela brincar.

- Bohnanza + Bode of War + Loot (Doação pra escola da Ju)

Jogos que acabaram ficando sem caixa, e com o passar do tempo nunca eram lembrados. Perfeito para o propósito de infectar novos jogadores, digo, ensinar temas relevantes a alunos.

Jogatinas

Teotihuacan (18x): maioria de partidas online no BGA, onde fui alçado ao nível GURU (não sei o que o significa lá). E online foi onde caí numa série de derrotas contra o Nael, com ele fazendo 200 pontos e eu sofrendo para chegar nos 100.

Nota 9 (era 8), o vício no BGA não mente que eu gostei demais do joguinho.

O importante mesmo foi a estréia da expansão Late Pre-Classic Period. Foram DUAS partidas seguidas, SEIS horas de jogatina, TRÊS litros de café, muito glúten e açúcar, mas no final ficou claro que é uma expansão excelente.

(também tivemos A PRIMEIRA partida com regras 100% corretas, mas ninguém precisa saber disso)

Nas partidas com a expansão eu bati todos recordes, fazendo 281, com a estratégia derrotada das máscaras. EAT THIS! (okay, talvez por isso seja nota 10 na avaliação)

Nota 10 para a excelente expansão! Os personagens são must have, os outros módulos não há porque não usar.

Gugong (1x): primeira partida do Nael, vitória do magnânimo Felipe.

Isle of Skye + Druids (1x): jogo favorito do Nael, e para minha surpresa, ele nunca havia jogado com Druids. Foi uma pontuação apertada, com A Noiva ficando para trás no final, quando os pergaminhos foram pontuados.

Brass: Lancashire (1x): logo em seguida, mais café e Brass em 3p. Nael fortíssimo nos trilhos/network, eu vendendo algodão loucamente, A Noiva meio perdida (tadinha, não foi o dia dela, que é recordista de pontos nesse jogo). Partida definida para mim na ULTIMA jogada, onde a venda do Nael para o mercado externo falhou!

Nota do isR34L (Nota 10): Ou seja, claramente um jogo de sorte que não deve ser levado a sério. #ironiaPoisOJogoÉNotaDez

Circular Reasoning (1x): com o Felipe, em visita a família LeoDoraJu, além de um baita almoço vegetariano, muita simpatia, café e conversa boa, conhecemos esse jogo diferentão. O mais estranho foi saber que o Israel Fonseca que apresentou o jogo a família, sendo que ele nunca comentou nada. Deve ser um guilty pleasure.

Nota isR34L (Nota 5): Impressionantemente, eu achei que tinha falado desse jogo, talvez não, mas de qualquer forma ele é o experimento que foi descrito aqui no finado CompraFora.

Quarto (2x): mais um que só tinha ouvido falar e o LeoDoraJu tem uma edição gigante e lindona da Oficina do Aprendiz. Já quero uma para decoração! Achei o jogo genial… escolher a peça que o amigo vai colocar explodiu minha cabeça. E funciona bem com mais jogadores, o que não é algo comum a esses abstratos raiz.

Nota do isR34L (Nota 7): Pior que o jogo é bom mesmo, esse ai é quase decoração/jogo obrigatório pra mesinha de café.

Xingu (1x): o jogo pesado da visita. Não sabia NADA sobre, zero expectativas, e isso ajudou a admirar o trabalho do Macri. Um euro saladinha de pontos com muita interação, pela colocação dos tiles de homem branco e linhas de telegrafo. Melhor ainda, o tema bem forte, com o homem branco sendo justamente a causa de todas as mazelas que atingem as tribos. E a parte da índia ser a personagem mais forte, tornando ela muito especial. Curti bastante.

Nota 7, jogaria novamente para uma possível subida na nota, pois euro com interação não se acha em qualquer esquina

Root (3x): no retorno dessa belezura de jogo, foram 2 partidas para relembrar as regras em 3p, e mais uma em 4p para ensinar o Marcel. Jogaço!

Shinkansen: Zero Kai (1x): depois a primeira partida do Nael no melhor jogo de trens nas Olimpíadas japonesas de 1965.

Res Arcana (3x): 2x online, uma delas demorou 33 dias pra finalizar lol. A partida pessoal foi com Felipe e Nael. Não sei as impressões deles, mas gostei mais do jogo com mais gente, apesar de no BGG se falar muito que roda bem em 2p. Não sei se embarco nas expansões

No Thanks (13x): depois de Root+Shinkansen+Res de dia, a noite ainda tive a visita de civis. Tentei desviar de jogos, mas fui obrigado pela etiqueta, pois sou o “carinha que gosta de jogos”.

Escolhi No Thanks pois tinha curiosidade de ver como ele rodava com gente normal. A Noiva foi dormir porque não aguenta jogo levinho, mas a galerinha foi madrugada a dentro.

Foi MUITO divertido, todos curtiram demais, agradeceram a EXPERIÊNCIA de jogar tanto tempo, numa mesa de jogos com tudo bem servido ao redor, bebida, comida. Nem esperava por isso, pra mim era mais um dia normal! kkk

O que tirei da experiência toda foi que mesmo um jogo simples tem diversas nuances e detalhes a prestar atenção. Nessas tantas partidas o pessoal ficou tentando entender como cada um fazia as escolhas, porque jogava de tal maneira, como “contra-atacar” e tudo. Apesar da sorte fortíssima, uma das meninas venceu 8 das 13 partidas… o que quer dizer algo (que eu não sei o que é).

Indian Summer (2x): Tio Djow Babá na área. Estreamos esse depois de 2 meses que presenteei A Sobrinha. Fui lendo o manual, aprendendo e ensinando, e deu tudo certo. Jogamos apenas ela e eu, turnos rapidinhos, combos, frutinhas, animaizinhos. Jogo gostoso, sem exceções loucas nas regras, acessível para toda a família.

Nota 7: jogo 2 partidas seguidas feliz

Archaeology The New Expedition (2x): início de uma tarde de jogos com um casal civil. O rapaz é arqueólogo, então achei interessante trazer esse a mesa, o que acabou gerando muitas piadas sobre “o que nós achamos que é a profissão de arqueólogo”. No mais, primeira vez jogando em 4p, foi bem divertido, no entanto, uma jogadora ficou um pouco PUTAÇA por ser alvo de várias cartas de bandido.

Nota 7: em 4p ja é melhor que em 2–3, será que MELHORA MUITO EM 5?

For Sale (2x): na continuação, jogamos essa minha cópia pela primeira vez. Fiquei feliz em como a explicação foi sucinta, e a partida já começou com aquela conversa boa dos jogos de leilão, uma metagame se desenvolvendo e alguns tentando contar cartas.

Nota 7: gostei, jogaria fácil novamente, mas sei lá, seria simples demais? A expansão ajuda?

Hansa Teutonica (1x): esse foi para finalizar a tarde Civil, e serviu também para ensinar as regras para A Noiva (que curtiu o jogo, felizmente). O jogo serviu muito bem ao propósito que imaginei para ele: jogar bem com gamers e não-gamers misturados.

Todos entenderam a importância de bloquear os amigos, principalmente na parte de liberar mais ações (pergunto: só existe uma estratégia viável? ter mais ações?), e aquela conversa boa na mesa, jogando um contra os outros.

Uma pena as meninas terem bebido vinho demais, estavam meio lentas e os turnos demoravam, mas ainda assim todos curtiram e acordaram na contagem final de pontos.

Resumo BGA

Troyes (1x): jogo bom, quero jogar presencial. Fica para uma futura black friday. ( Nota do isR34L: Bora convidar marciusfabiani e butilheiro para uma segunda péssima experiência? #nao)

Tigris & Euphrates (1x): Muito boa a implementação. VITÓRIA (pelo terceiro critério de desempate).

Res Arcana (?x): uma partida no BGA durou 33 dias. Não consigo mais jogar esse lá.

Outros

Martin Wallace é um cara que eu curto acompanhar no BGG, mas desde a treta com o Steam/Age of Steam, ele ficou sumido. Agora ele retorna para falar de seu novo jogo, anti-FFG, e o que ele considera seu “jogo com o mais longo e tortuoso caminho até sua publicação”. Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9, Parte 10, Parte 11, Parte 12… UFA! (vale muito a pena!)

Tadinho do homem. Que ele vá em paz e com o coração das cartas!

Lançamentos

Nem é pelo jogo, mas pela possibilidade de outros jogos da Alea/Ravensburger terem lançamento aqui no futuro.

Também não pelo Draftosaurus, mas pela sagacidade da Meeple BR em juntar duas expansões menores em uma grande, que se fossem nunca seriam viáveis ao mercado caso fossem lançadas como foram lá fora.


3 curtidas

Gostei mto da sua mesa! Grande inspiração! A minha estante fiz um esquema parecido, mas comprei só as prateleiras e spray fosco preto, reaproveitando as bases de uma estante de ferro que eu tinha

2 curtidas

Sou horrivel para organizar qualquer coisa… mas de longe oque mais passei tempo arrumando no meu quarto recem reformado foi o meu espaço para meus jogos.
O meu grupo é apenas de familiares, o pessoal daqui gosta muito mais desses jogos mais simples, claro que adoraria um powergrid da vida para poder jogar, mas provavelmente acumularia poeira.
Costumo jogar todos ainda mais que costumamos receber bastante visitas (então da pra apresentar muita gente com jogos diferente heheeh)

1 curtida

Opa Victor, que massa sua idéia, super em conta aproveitar estruturas que já temos em casa dando sopa. Ficou bem legal e não poluiu o ambiente hein (legal plantinhas dentro casa, tb somos fãs aqui hehe). E que coleção legal hein, um pouco de tudo e vários grandes jogos.

1 curtida

Que legal vc ter mandado a fotinho, tudo nos trinques, organizado por editora até hehe Esse cantinho dos jogos pequenos é destaque, o melhor que da paper games! Importante é eles verem mesa.

Tem um Tainted Grail fora da foto ainda q está armado no quarto de visitas… to adorando o jogo!

E as plantinhas… aqui no apê é qse uma selva kkkkkkk

1 curtida

A coleção cresceu um pouquinhos nesse meio tempo XD


1 curtida