World Wonders - Hype e Pré-Venda

Antes de começar o breve texto já irei deixar avisado que eu não tenho ligação com a editora e vou dar minha opinião da forma mais transparente possível.

world-wonders do designer Zé Mendes entrou em pré-venda no dia 07/07 e nos grupos de BG o que mais se fala é do novo lançamento da MeepleBR. O jogo recebeu o selo de excelência do Dice Tower e nota 9 de Tom Vasel e Zee Garcia. Este falatório todo que o jogo está gerando é o famoso hype. O hype pode ser negativo ou em alguns casos, positivo. No caso do mundo dos jogos de tabuleiro ele geralmente surge e ganha força com os produtores de conteúdo gerando curiosidade na comunidade. O hype por vezes se justifica e em outras vezes não.

Um jogo que foi muito hypado no Brasil e que quando eu joguei não achei tudo isso foi o marvel-united. Eu o importei dele chegar no Brasil, joguei algumas vezes e acabei passando para frente. O jogo não é ruim, longe disso, mas não me convenceu. O jogo tem regras fáceis e tranquilas de serem explicadas, mas senti que era um jogo incompleto e que demandava expansões para se tornar mais interessante. Para mim, o grande diferencial do jogo eram os vilões e na caixa base só haviam três. Talvez você ame o Marvel United e está tudo bem, somente temos opiniões diferentes. Por outro lado, temos jogos que possuem muito hype e superam as expectativas. No meu caso foi o agricola-revised-edition , o jogo era muito bem falado e resolvi experimentar. Tem uma pequena parcela dos jogadores que acha o jogo ruim e que é sofrimento demais, mas desde a primeira vez que joguei eu fiquei impressionado com o jogo mesmo ele sendo muito difícil.

Apesar de o hype ter o seu lado negativo, ele também tem seu lado positivo, o hype em cima de certos jogos nacionais podem fazer com que editoras de outros países queiram publicar os jogos lançados aqui e, consequentemente, o mercado nacional se expande. Fiquei muito contente de ver um jogo brasileiro chamando tanta atenção e gerando diversos debates na comunidade, tanto no Brasil quanto na gringa. Com o vídeo do Dice Tower, o World Wonders entrou no Top Hotness do BGG. Esse ranking mostra os 50 jogos de tabuleiro em ascensão no mercado mundial, pode parecer poucos para alguns, mas isso é um feito e tanto.

Um jogo sem divulgação e sem hype provavelmente não iria bem na pré-venda, o que não é o caso do jogo em questão. Pré-vendas no mundo dos jogos de tabuleiro tendem a dividir opiniões. É inegável que pré-vendas apresentam riscos, dentre eles o mais comum é o atraso. Existem pré-vendas que simplesmente deixaram alguns compradores furiosos. Óbvio que muitos já sabem que estou falando do spirit-island , jogo cujo atraso já ultrapassa 180 dias. A pré-venda do brazil-imperial , jogo que também é do Zé Mendes e distribuído pela MeepleBr, teve um atraso na entrega, cerca de 1 mês, mas chegou e agradou a muitos, tanto é que está na posição de número 39 no ranking da Ludopedia. Geralmente, o grande chamativo das pré-vendas são os itens exclusivos e o preço. Como exemplo, vou colocar os preços do Brazil. A versão do jogo base foi disponibilizada por R$349,99 e aqui na Ludopedia é possível encontrar lacrados a partir dos R$430,00, existe uma boa diferença de preço e para muitos, essa pré-venda compensou. Pré-vendas só dão problemas em relação a atrasos? Não. Um caso recente que podemos citar é o ark-nova , jogo que vem escalando os rankings. Além de um atraso na entrega, o jogo veio com alguns problemas que desagradou muitos consumidores.

Conclusão
Penso que o melhor é jogar antes de comprar, mas nesse caso por se tratar de uma pré-venda o jogo e o jogo ainda não estar disponível fica um pouco mais complicado. O que você pode fazer nesse caso é assistir um vídeo de gameplay, ler o manual ou ver um vídeo de regras e ver se o jogo é para ti. Ainda não consegui jogar o World Wonders, até queria jogá-lo no DOFF, mas não foi possível. Confesso que já li o manual, achei o jogo com a complexidade média, e sem muitas regras, o que parece encaixar com os jogos que fazem sucesso no meu grupo. Achei a produção do jogo belíssima e estou interessado.

E você, comprou ou vai esperar para jogar primeiro e comprar depois? Vale citar que a entrega do primeiro lote está previsto para agosto/setembro.

2 curtidas

Confesso que não consegui me conectar com o jogo como gostaria. Olhando a arte dele logo me vêm à cabeça jogos como Tigris & Euphrates que possui uma apresentação melhor e até mesmo um tema que encaixa com mais sinergia.

Cada caso é um caso mas dificilmente vi jogos nacionais esgotarem, exceção talvez o Grasse mas que, acho, pode ser encontrado por preços acessíveis.

Nesse sentido o quê sugeriria é realmente jogar antes o World Wonders e caso curta, adquirir a sua cópia, quem sabe até com o token de primeiro jogador do Cristo Redentor.

2 curtidas

Achei o jogo interessante, mas não a ponto de participar da pré-venda. O preço e os extras estavam interessantes, mas no fim optei por ficar com meu dinheiro e esperar sair nas lojas no fim do ano, mesmo que sem os extras e pagando um pouco a mais (pouco mesmo, se levar em conta o frete grátis de algumas lojas).

1 curtida

Não vou comprar esse jogo. Achei muito “mais do mesmo” e apostando tudo na produção, soando como apelativo.

1 curtida

Eu vi varios videos a respeito do jogo e resolvi optar pela compra antecipada mais pelo desconto oferecido. Despois de comprar bateu um leve arrependimento, pois compartilho da opinião do colega aí de cima @jeff.guima.rangel

1 curtida

Boa noite. Gosto muito de jogar boardgames, e coleciono alguns (+/- 35 jogos) e será que a pré-venda e apoios serão o futuro dos novos lançamentos? Eu, como consumidor, não consigo me animar com esta modalidade. Gosto muito de ouvir opiniões antes de considerar comprar um jogo, e parece que só o tempo despolui a névoa do hype e pode consagrar um jogo. Os mais antigos me chamam mais a atenção do que lançamentos. Você tem a impressão que antigamente, a coisa de 5 anos para trás, os jogos pareciam melhores?

2 curtidas

Tentei jogar o World Wonders no DOFF. Não consegui. Assisti a vários gameplays e gostei do jogo. Claro que chama atenção com seus belíssimos componentes. Gosto deste tipo de mecânica. Mas, como já mencionado, não é diferente de vários outros jogos. É a primeira vez que compro uma pré-venda. Fiz isso mais pelo preço. Há muitos jogos sendo lançados diariamente. Tem que ficar de olho nas promoções, assistir a gameplays e ver o que mais vai lhe agradar para não se arrepender depois.

1 curtida

Essa sua pergunta foi muito boa. Como você próprio disse, o tempo vai mostrar qual jogo realmente fez jus ao hype recebido. Um bom exemplo disso é o Azul e o Everdell, jogos que tiveram uma grande repercussão ao lançar, mas, apesar de alguns poucos não gostarem, ainda são elogiados por muitos.