3 Razões para Jogar - Wizard

Como é o Wizard

Wizard é um clássico jogo de vazas (trick-taking) misturado com jogo de apostas. O objetivo não é vencer as rodadas, mas vencer exatamente a quantidade que você apostou que iria vencer – mesmo que esta quantidade seja zero.

Mesmo com uma arte de gosto duvidoso, remetendo a livros de RPG dos anos 80 (e não no bom sentido), o Wizard continua forte e popular no mundo. Traz a sensação familiar de jogar baralho, com algumas cartas especiais (Bobo e Mago) que dão um toque especial.


Muito antes do Jamaica, o Wizard nos presenteou com o easter egg de conectar as cartas feias dele em um panorama.

3 razões para jogar

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Um clássico do estilo, fácil de aprender. O jogador inicial joga uma carta e os próximos devem jogar uma carta da mesma cor, se possivel. Vence quem jogou a maior carta da cor inicial, exceto se alguém jogou uma carta da cor trunfo (cor da carta virada no início da rodada) - neste caso, a maior carta trunfo vence. A regra básica é só isso. Mas aí tem a fase de apostas:

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Acertar é difícil, mas muito emocionante! No início da rodada cada jogador vai apostar quantas vazas acredita que irá ganhar. Portanto, o objetivo não é ganhar o maior número de vazas, mas sim ganhar exatamente o quanto apostou - nem mais, nem menos. É aí que fica toda a emoção (e as risadas). Saber avaliar a mão é essencial para escolher sua aposta, e ficar atento no fluxo da rodada vai te ajudar a acertar. O jogo traz uma bela combinação entre vazas e apostas.

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Recompensa as apostas certas (e pune as erradas). Para um jogo de baralho, o Wizard tem um fator sorte relativamente baixo. Você não vai vencer ou perder por ter melhores ou piores cartas na mão, mas vai se dar bem quando avaliar corretamente suas cartas e fazer a aposta adequada. Por exemplo, se sair com a mão muito ruim você pode apostar que não vai vencer nenhuma vaza, e, se conseguir isso, levará pontos positivos. Por outro lado, novos jogadores podem se sentir frustrados, pois a penalidade por não acertar a aposta é cruel, muitas vezes fazendo o jogador terminar a partida com dezenas de pontos negativos. E apesar do Wizard ter regrass mais simples que outros jogos desse tipo, como o Hell ou o Dwarf King, eu prefiro apresentá-lo depois que os jogadores já tenham pegado a manha do estilo. E aí temos partidas bem disputadas e apertadas.

Minha caixinha surrada do Wizard já trouxe muita alegria, e mais desespero ainda, aos meus amigos e amigas.

Mais sobre

  • O Wizard foi lançado em 1984, um ano após o Hell (de 1983) e ambos são baseados no jogo Oh Hell! de 1930.

  • Ele está disponível para jogar de forma digital no BGA, e da última vez que testei não era necessária a conta premium para este jogo.

  • Achei o manual da versão da Copag bem difícil de se entender (pelo menos na época, que eu não tinha ideia do que era um jogo de vazas). Eu só consegui aprender com um manual em inglês que achei no bgg.

  • Eu acho o jogo um pouco longo, então geralmente jogo 10 rodadas (o número oficial varia de acordo com o número de jogadores e chega a 20 rodadas em 3).

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