6 Perguntas para Avaliar os Primeiros 6 Meses do Ano

Já estamos na metade de 2024! Os primeiros seis meses do ano simplesmente passaram voando. Muitas jogatinas aconteceram por aqui e espero que por aí também.

Para fazer uma avaliação do ano até agora, responderei a seis perguntas e convido vocês a participarem nos comentários. Se você cria conteúdo, sinta-se à vontade para responder criando um novo tópico.

1. Qual é o seu jogo favorito de 2024?


great-western-trail-nova-zelandia

Sem dúvidas o meu jogo favorito até então. É um jogo incrível que me conquistou desde a primeira partida. As adições e mudanças presentes no GWT NZ trouxeram um frescor à série, ao mesmo tempo que mantém a essência do GWT. Em comparação direta com a 2ª edição, acredito que o GWT Nova Zelândia é a versão mais completa e interessante da série.

Tem o review completo aqui → Ludopedia | Fórum | GWT Nova Zelândia - Diferenças em relação a 2ª edição | Great Western Trail: Nova Zelândia

2. Qual foi o jogo mais jogado nesse ano?


turing-machine

Antes de falar do jogo fica aqui meu pedido: Pô Galápagos, traz ele de volta para o pessoal conhecer. É uma atrocidade esse jogo não estar disponível para o pessoal comprar rs.

O jogo é de dedução e é bem inteligente. Foram 17 partidas por aqui, 7 delas numa viagem que fizemos para a praia e choveu rs. Meu cunhado jogou uma vez e não entendeu nada. Na segunda vez que jogou, amou o jogo e pediu várias vezes para jogarmos novamente. O jogo é bom em qualquer contagem de jogadores. Recomendo o uso do site onde existem desafios diários dentre outras opções.

3. Teve algum jogo “antigo” que você só jogou esse ano? Se sim, qual foi o melhor?

Bom, quando falo “antigo”, não estou dizendo que o jogo seja realmente velho. Na verdade, qualquer jogo lançado há pelo menos 3~4 anos já serve para responder esta pergunta.

Até o mês de junho deste ano, conheci 22 jogos novos. Dentre esses, 3 se destacam.

on-mars (2020) foi o jogo mais pesado que eu já joguei na minha vida. Achei a produção do jogo incrível. ubongo (2003) é o mais velho que vai aparecer nessa resposta e o que eu mais me diverti. Após jogá-lo, fui atrás da minha cópia e acabei comprando a versão 3D. anachrony-edicao-essencial (2017) foi o melhor dos três para mim. Combinar viagem no tempo com alocação de trabalhadores não parecia uma coisa que funcionaria bem, mas eu estava errado, funciona perfeitamente! Embora tenha muitas regras, o jogo é tranquilo de jogar e flui muito bem.

4. Qual foi a maior surpresa?

Sabe aquele jogo que você não tinha muita expectativa, mas que te surpreendeu? Pois bem, para mim foi:


convidados-indesejados

Estava em dúvida se comprava ele ou o hellapagos-big-box, minha noiva ajudou na escolha após eu explicar como funcionavam ambos. Comprei o jogo e logo o coloquei na mesa. Embora a primeira partida tenha sido um pouco arrastada, na seguinte ele já havia conquistado a todos. Me arrependi de não ter dado uma chance a esse jogo logo no lançamento no Brasil Me arrependi de não ter dado uma chance a esse jogo logo no lançamento dele no Brasil. A dedução dele é leve, eu diria que é mais um jogo de troca de informações. Inclusive, a maneira de ofertar e “pagar” pelas informações é genial. Me surpreendeu muito! Outra grata surpresa foi o trio, que é barato e divertido.

5. Qual jogo você mais deseja retirar da “estante da vergonha”?

Para quem não sabe, a “estante da vergonha” são os jogos que compramos e ainda não jogamos. O que eu mais quero tirar da minha é:


harmonies

Jogos abstratos chamam a minha atenção porque geralmente são jogos rápidos, mas que propõem um certo nível de desafio. Embora o azul seja um dos favoritos da minha noiva, outros abstratos como sagrada, cascadia, splendor-duel e nova-luna também agradam bastante. O Harmonies possui elementos de alguns desses jogos citados acima e vem escalando os rankings mundo afora, estou bem curioso para conhecê-lo e ter uma opinião sobre ele. Ah, esqueci de avisar o motivo pelo qual ainda não o joguei: moro na Argentina, então o jogo chegou no Brasil e eu ainda preciso buscá-lo.

6. Qual jogo que será lançado na segunda metade do ano que você quer mais conhecer?

Vou mencionar dois jogos, um que será lançado no Brasil e outro na Argentina. ready-set-bet será lançado na Argentina como Un Día en las Carreras. Meu amigo, que nome ruim! Estava pensando em importá-lo, então fiquei bastante feliz com a notícia que seria publicado por aqui. O jogo me chamou a atenção por ser um jogo de apostas leve e aceitar até 8 jogadores, (9 se alguém quiser narrar). Está faltando um jogo assim na minha coleção porque às vezes recebo muitos amigos em casa e não sei o que jogar.
the-vale-of-eternity já está em pré-venda no Brasil. O tema de domar monstros e espíritos aliado a uma arte/produção excelente chamaram a minha atenção. Ficarei de olho!

  • Estatísticas: Para quem gosta de estatísticas, foram 183 partidas e, aproximadamente, 120 horas de jogatina. O melhor mês foi janeiro, com incríveis 62 partidas, exatamente 2 por dia. Joguei tanto porque estava de férias, rs. Dos 70 jogos que joguei, 22 eram novos para mim. Os dois dias em que mais joguei foram sábado (25%) e domingo (22%).

Me contem nos comentários as suas respostas para as 6 perguntas. Será interessante descobrir o que vocês pensam e ver as diferentes opiniões de vocês!


Caso tenha curtido o conteúdo, considere dar um like e se inscrever no canal para fortalecer o canal. No Instagram, vocês me encontram como @hermano_brasileiro.bg (https://www.instagram.com/hermano_brasileiro.bg/)

7 curtidas

claro que nao vou resisiter. Vamos la:

1 - Biohack. Foi uma surpresa muito boa em um KS q tinha uma idea diferente, e foi uma grande surpresa positiva

2 - Infelizmente, Karibo. Ganhei de amigo oculto no natal. Minhas filhas adoraram, me fizeram jogar milhaes de vezes… Infelizmente vergonhoso.

3 - Welcome to Centerville, do mesmo cara do Twilight Struggle. Peguei muito barato na venda de fim de ano da GMT. Bem divertido e rapido.

4 - Definitivamente o Lastlight. Eu esperava gostar, mas ja entrou no Meu Top 10. Confesso que aqui achei que ia ser o Wonderland Wars, mas o LastLight realmente ganhou dele para mim.

5 - Fractal. Recebi o KS essa semana depois dele ficar sentado la no USA por 7 meses. Ainda nao consegui sentar para joga-lo.

6 - Stellaris. Estou a uns 3 anos esperando o KS chegar. Prometaram para Novembro. Espero que role. Fiquei com mais vontade ainda depois de voltar a jogar o Oath.

2 curtidas

Adorei a ideia! Sou novo no hobby, com pouquissimos jogos, e essa será minha primeira mensagem nessa rede rsrs

  1. Meu jogo favorito do ano até agora foi The White Castle. Minha primeira experiência com euro médio e ficamos fascinados com o cuidado dos componentes, rejogabilidade e como a mecânica é toda redondinha.
  2. O jogo mais jogado foi Oltrée, isso sem contar as sessões de D&D, claro. Aqui em casa amamos jogos narrativos e cooperativos e Oltrée foi uma deliciosa surpresa! Pegamos em uma super promoção e o jogo parece uma versão deluxe de tão bonito (minha esposa é designer gráfico então estética aqui em casa conta demais kk)
  3. e 4. Maior surpresa foi com um jogo antigo, um clássico, na verdade. Como sou novo no hobbie, tudo ainda aparece como novidade, em uma tabuleria colocamos o Azul na mesa, que conhecíamos, claro, mas nunca jogamos e eu tinha preconceito com o euro levíssimo abstrato. Mas que delicia de jogo e não esperava que entregava ainda um grau de estratégia interessante, além de um charme na mesa e uma experiência tátil também com as pecinhas.
  4. Por ter poucos jogos, não temos uma “estante da vergonha”, mas direi sobre jogo que gosto muito mas vê pouca mesa, que é o 7 Wonders Duel. Quero descolar as expansões para ver se assim passo a botar ele mais na mesa. Acho que também sempre jogamos ele muito despretenciosamente, sendo que ele entrega um nível de estratégia que dá pra quebrar cabeça.
  5. Participamos da pré-venda da segunda edição do Tiranos da Umbreterna e estamos bem ansiosos para jogá-lo. Se tem o selo de D&D pega demais na nossa ferida aqui. Outro também é o Frosthaven, já que o Gloomhaven foi a nossa experiência definitiva que nos tornou fãs do hobbie pro aqui.
3 curtidas

1 - Eclipse (Nao foi lancado esse ano, mas joguei pela primeira vez)
2 - Blood Rage (Também conheci esse ano só)
3 - Dominant Species
4 - Dwellings of Eldervale e Blood Rage
5 - Pampero e Inventions: Evolution of Ideas
6 - Andromeda’s Edge e Total War: Rome

2 curtidas

1. Jogo favorito de 2024: Não joguei nenhum lançamento de 2024, pode ser de 2023 então? Distilled! Jogo muito diferente, temático, lindo. distilled

2. Mais jogado nesse ano: em pardidas foi o A Iniciativa, fizemos a campanha e foi bacaninha. Em tempo de jogo, Aeon’s End. No momento estamos jogando a mini-campanha do New Age, que jogo sensacional! aeons-end a-iniciativa

3. Melhor jogo “antigo” que só joguei esse ano: Não conheci nenhum jogo muito antigo neste ano, mas o Above and Below de 2015 foi um que garantiu um lugar na coleção. Euro leve bem gostoso com um pequeno elemento de narrativa que traz um charme único. above-and-below

4. A maior surpresa: Com certeza foi o Arkham Horror 3E. Mesmo tendo pesquisado muito, acabei até pegando o Eldritch Horror antes dele, e foi um desastre. AH3 é um jogão, até agora o melhor que já joguei da linha Arkham Horror Files, com narrativa e estratégia muito bem balanceados. Vai ficar na coleção aqui ao lado do Mansions of Madness. arkham-horror-3a-edicao

5. Jogo para retirar da estante da vergonha: tenho muito orgulho da minha estante da vergonha hahaha. Muitos jogos que acho que vão ser bons lá. Poderia dizer Destinos, Projeto Gaia, Trajan ou Revive, mas se eu tiver que escolher um, é o Great Western Trail: Argentina. Talvez porque ainda não joguei nenhum GWT e tenho muita curiosidade de conhecer. great-western-trail-argentina

6. Jogo que será lançado na segunda metade do ano que quero conhecer: considerando lançamentos no Brasil, o Earth. Parece ser um tableau building bem bacana e bonito. earth

2 curtidas

1. Jogo favorito de 2024: Que conheci em 2024 foi Unmatched. Rapidamente se tornou um dos meus jogos favoritos. Dica: se for jogar, joga o 2v2. Jogo de equipe fácil de ensinar, muito profundo e absurdamente divertido

Unmatched_Battle_of_Legends_Volume_1_box

2. Mais jogado nesse ano: Unmatched fácil. Caiu nas graças do grupo. Fizemos até um torneio de fundo de quintal.

3. Melhor jogo “antigo” que só joguei esse ano: Age of Steam é uma obra de arte. Fiquei encantado com o jogo. Menções honorosas pra Carson City e Lancaster.

4. A maior surpresa: Carson City fantástico. Não esperava.

5. Jogo para retirar da estante da vergonha: Incrivelmente minha estande da vergonha está vazia. Mas tem muito muito muito jogo que tem que ver mais mesa.

6. Jogo que será lançado na segunda metade do ano que quero conhecer: Wonderland Wars. Menção honrosa pra Food Chain Magnate

3 curtidas

Biohack não conhecia, fui ver no bgg e que jogo bonito. O tema dele é uma doidera que só hahahah. Apesar de não entender muito bem como funciona, pareceu interessante.

Kariba ou Karuba? Bom, se for o Kariba, ele é excelente.

Tu curte um Kickstarter, né? hahahah Não sei como tu controla a ansiedade para receber isso.

O last light é mais um jogo que eu nunca havia visto e achei bem bonito. Ele realmente cumpre o que promete (ser um 4x e assimétrico)? Achei o tempo de jogo curto pra isso…

1 curtida

Seja muito bem-vindo Daniel!!

A qualidade dos componentes do White Castle é surpreendente pelo preço e tamanho da caixa.

Azul é um ótimo abstrato, mesmo depois de algum tempo já no hobby ainda gosto de jogá-lo. Se tiver a oportunidade, tente jogar Azul Pavilhão de Verão. Tem um review completo de todos os “Azuis” aqui → Qual Azul é o certo para você? Comparando todas as versões já lançadas

Amo 7W duel, mas sofro do mesmo problema que você. Ele vê pouca mesa. Já joguei as duas expansões dele algumas vezes e apesar de no primeiro momento gostar mais da Panteão, achei a Ágora melhor. O bom dessas expansões é que dá pra você testá-las lá no BGA.

1 curtida

O Biohack e um worker placement com umas pegadinhas muito maneiras. Além de vc criar chimeras q vão te dando os poderes. Peguei ele pq achei a ideia maneira, não esperava um jogo tão legal.

O Last light entrou no meu top 10. O Explore dele e meio fraco, tipo o do ti4. O resto e bacana e acaba em 1h mais ou menos. Nunca joguei com 8, mas deve demorar um pouco mais por conta de teraus movimentação do q com 4. A assimetria começa pequena, mas vai crescendo com as tecnologias no jogo. Joguei umas 15 partidas, até hj não joguei com uma estratégia repetida. Já fez naves de pancada. Nave q não morre, pontuar por tech, teleporte pelo mapa. Sempre com uma pegada diferente no jogo.

Por fim, eu entro no KS e esqueço. Alg dia ele aparece lá em casa e eu trago quando eu ou minha esposa vamos p o usa. Esse mês finalmente recebi o Fractal.

1 curtida

Rapaz, ai curte um jogo pesado hein hahahahah

Brincadeiras à parte, vários jogões de respeito na sua lista.

Tem um canal gringo que eu assisto (Board Game Hangover), se eu não me engano eles são do norte da Europa e eles falam muito bem do Dwellings of Eldervale. Realmente é bom assim? Tenho bastante curiosidade de conhecê-lo.

A mão coçou demais pra comprar o Distilled quando rolou aquela grande promoção da Galápagos, mas fiquei com receio de vir com mofo. Gostaria de conhecê-lo.

A iniciativa é aquele coop da Unexpected games, correto? Tenho o voices in my head deles, mas ainda não consegui colocá-lo na mesa.

Da trilogia GWT, falta eu jogar o Argentina, mas pelo que eu vi/li vale a pena começar jogando o primeiro por ser o mais tranquilo. Pra pegar bem as regras do primeiro, joguei no BGA.

Earth e Wonderland’s war são dois jogos que eu vou deixar o hype baixar pra poder conhecer, mas tem uma parte de mim que acha que esses dois vão esgotar rápido.

1 curtida

Unmatch está na lista dos jogos que quero conhecer. Tem tantas caixas dele que não sei por qual começar, você recomenda alguma? Tem umas com uns temas bem legais.

FCM estou curioso para saber qual preço que ele vai chegar no Brasil. Muita gente foi pega de surpresa com esse anúncio.

Que bom que sua estante da vergonha está vazia! Isso quer dizer que ou você está jogando muito ou que você está controlando bem o impulso de comprar. De um jeito ou de outro é um bom sinal.

Assim que é bom!!!

Olha, esse Last Light chamou minha atenção. Fui dar uma pesquisada sobre ele e vi que ele foi anunciado pela Mosaico Jogos. Fiquei feliz. Apesar de ter uma mega produção, espero que venha num preço bacana.

Meu caro Thiago. Recomendo Becos e Brumas como primeira caixa de teste de Unmatched. Recomendo fortemente comprar somente se for jogar 2v2, pois (na minha opinião) é muito, mas muito, melhor que 1v1.

Tou do olho tb no preço de Food chain. Jogos da Galapagos tão vindo baratos (pro preço obsceno deles aqui no Brasil). Minha aposta é 500, se vier mais caro vou reconsiderar pegar.

Sobre a estante é um pouco das duas coisas. Comprando menos jogo e tenho tido a oportunidade de jogar mais. De fato me desfiz de 1/3 da minha coleção esse ano, e foi muito bom. Queria chegar em 50 jogos, mas foi pra 60. Depois de quase 15 anos tou conseguindo ter mais equilíbrio e raramente tou comprando por impulso.

2 curtidas

O Earth nao e meu estilo. mas o Wonderland’s war, foi uma compra q valeu apena quando peguei o KS da expansao.

Adorei o jogo. O unico jeito que nao gostei foi joga com 5. Pois ficou muito caotico.

1 curtida

Rapaz, eu curti tanto o Dwellings que comprei ele completo. É um jogo simples, um Euro com minis (as minhas até som fazem) jogo rápido até (aqui as partidas nunca passaram de 2h. Aproveita aí que a Galápagos vai lançar Andrômeda’s Edge. Pena vir só a versão retail

1 curtida