O Terraforming Mars: Expedição Ares é um jogo de cartas em que cada participante representa uma corporação tentando tornar Marte habitável. As contribuições podem ser para aumentar a temperatura do planeta, aumentar a concentração de oxigênio, e criar um oceano. Estas são as formas básicas de se ganhar pontos, mas existem outras, por exemplo, em cartas específicas. Quando marte fica habitável, o jogo termina e o vencedor é quem mais contribuiu. Eu (Ritch) e a Mari jogamos pela primeira vez e queremos contar para vocês como foi:
O que mais gostamos nessa primeira partida?
M: São muitas possibilidades de pontuar, acho que daria para jogar muitas vezes de formas diferentes.
R: A arte é linda, e tem vários caminhos para fazer pontos. O aspecto da corrida faz ele ser bem emocionante!
Regras e Estratégia
M: Foi um pouquinho demorado para explicar as regras. Tem muitas estratégias, depende muito de fazer o melhor possível com as cartas que estão na mão. Desde o começo eu já estava fazendo coisas interessantes, mas acho que preciso jogar mais vezes para realmente pegar a estratégia. São muitos tipos de combos com as cartas.
R: Eu acho que você pegou até antes de mim a estratégia dele. Depois eu comecei a te imitar [risos], mas já era tarde demais. E você viu que a gente não usou nem metade do deck durante a partida?
M: O que eu mais pontuei foram com as cartinhas de plantas, de pontos variáveis.
Sentimentos
M: É uma corrida. É um sentimento bom, mas tem um pouquinho de pressão também.
R: Durante essa partida eu quis explorar o jogo. Você já tem muitas opções do que fazer desde o começo. Eu adorei que cada um começa com uma corporação: eu comecei com a Teractor - muito dinheiro! - e você começou com a Helion, que tem o foco em produzir calor, e isso mudou bastante a maneira de jogar desde o início. E ao longo da partida abre-se um leque de possibilidades, e isso cresce muito rápido!
M: Você desceu tantas cartas que você nem lembrava mais o que tinha! [risos]
R: Né? E aí chega um momento em que eu precisei parar e focar em algo. Em um ponto eu notei que você estava muito na minha frente, eu estava ficando para trás e eu tive que começar a correr também. Isso é gostoso e a gente nem viu o tempo passar.
O que poderia ser melhor
R: O tempo, talvez?
M: Sim, o tempo.
R: Foram 3 horas. Tudo bem que foi só a primeira partida, e como em quase todo jogo, é para ficar mais rápido nas próximas. E ainda assim, não parecia que estava demorando, não vimos a hora passar.
“A primeira de muitas”, “a primeira de várias” ou “a primeira de nunca”?
M: A primeira de muitas!
R: Para mim também. Eu quero no mínimo jogar com todas as corporações para ver como elas são. E ainda temos as promos, então tem muita coisa para explorar no que o jogo tem para oferecer.