Jogatinas
Agora que tenho TODO O PODER do TTS em minhas mãos (okay, só baixei e assinei alguns módulos, aprendi uns 4 comandos), consigo testar todos os jogos que já existiram! Na primeira oportunidade usei o Lanzen de cobaia e jogamos The Quest for El Dorado.
Nota 7, um jogo familiar que pode ficar melhor com mais jogatinas onde se cria estratégias mais sólidas com as cartas, mas ao mesmo tempo temo que possa enjoar tipo um Flamme Rouge.
Fui babá da minha sobrinha numa tarde e ela me lembrou que eu estava devendo uma jogatina! Decidi ir de LHAMA pra ver o que aconteceria, e não é que deu super certo? Menosprezei os 7 anos e 8 meses dela e acabei até perdendo (é sério, duas vezes). Em dado momento ela estava até me lembrando das regras, uma fofura! Fiquei tão empolgado que passei a semana procurando pelos "Melhores Jogos Familiares para Jogar com Crianças de 7 anos e 8 meses ". Vi gente falar que joga Isle of Skye com os pequenos, é verdade isso? No BGG tem relatos de Root com 8 anos. Incrível!
Nota 7 sólido. A acessibilidade do jogo para todas as idades e poderes cognitivos me surpreendeu!
isR34L me convidou para o que eu achei que fosse uma roubada: jogar no TTS algo do Friedemann Friese. Já não sou aquela empolgação pelo trabalho do designer, o nome Faiyum não empolgava, o visual de jogo encontrado no sótão… putz, porque eu aceitei?
ADOREI! Ações curtas, tudo rende pontinhos (serotonina!), o mercado tipo Power Grid.
Nota 8 para as mecânicas e o bom ritmo de jogo
Chegou meu Tigris and Euphrates (mais sobre isso lá embaixo), refresquei as regras para A Noiva e começamos o embate. Foi 1 hora e pouco de jogo, cada um crescendo num lado do board para aquela pancadaria final. Gostei, mas tenho sede de explorar mais!
Nota 8 pela nostalgia e por matar a saudade de um abstratão.
A Noiva pediu pra jogarmos algo rapidinho depois e fomos de Red7.
Nota 8 pela alta diversão com pouco setup
No dia seguinte, mais uma partida de Tigrão e Eufrazino. Já senti as regras bem firmes. Começamos bem diferente, construindo 2 monumentos bem no meio dos rios, local que ficou visado durante toda a partida com muito sangue sendo derramando pelo controle. Foram turnos rápidos, e as vezes nem dava tempo de um recolher os pontos e já era vez do outro.
Nota 8 permanece, mas experiência já melhorou. QUERO MAIS!
No dia seguinte fomos de Faiyum no TTS novamente, adicionando o Lanzen para jogar em 3p. Conhecer boa parte das cartas melhorou ainda mais a experiência. Gostei bastante!
Nota 8 que facilmente viraria um 9 se jogasse a versão papel/madeira. Adorei os aspectos de timing, mercado e gestão de mão estilo Concordia. Uma pena que o @bhenrique não quis vender baratinho pro @isR34L
A tarde o isR34L convidou para mais uma furada no TTS ! Tekhenu — O Obelisco que Só Atrapalha a Visão. As regras estavam tortas, mas fomos enfrentando cada uma das ações. Quando chegamos no final, mal lembrávamos do resto. Insistimos mas o jogo não fluía, e em dado momento as forças ocultas do TTS me ouviram: o script crashou e nada mais funcionava!
Nota 5. Os italianos que me desculpem, mas é muita coisa pré-jogo, muito upkeep, muito elemento, muita complexidade só pelo fato de ter complexidade e tudo isso se traduz em pouca diversão. Não curti, mas entendo que a primeira impressão para um jogo desse peso (4 no BGG) exige um pouco mais de comprometimento, que eu não tenho.
Antes de fechar a jogatina do dia, pedi pra jogarmos um Innovation no BGA, pois eu fiquei namorando o jogo a semana toda e queria saber se teria espaço para ele. Nesse tira-teima eu relembrei como o jogo é duro, a interação é pesada, e tem bastante texto. Fiquei com um pé atrás.
Nota 8, mais pelo potencial do jogo e custo benefício do que pelo que eu mesmo vi durante as partidas.
Rolou mais um playtest do Dragon Fest do grande Jairo Tx, com participação do Pedroapor. Nessa iteração mudanças foram feitas e já tiveram efeito (positivo). Muito legal ver a evolução e mutação do projeto, e ainda mais acompanhar tão de perto, algo inédito para mim até então.
Inaugurei o Marques Mecânico do Root: Ribeirinhos. Curti o conceito do Bot e achei bem fácil o upkeep dele, mas o manual (BR e EN) deixa algumas coisas em aberto. A principal dificuldade foram as cartas de Ave (coringa) e as cartas de Espião. O BGG me salvou. Infelizmente a Gata Baunilha veio defender o povo robótico e espalhou os componentes. GG!
Recebemos um casal de amigos, Civis, e foi a hora perfeita de estrear a cópia de Taco Gato Cabra Queijo Pizza. Caramba, foi muuuuito divertido, de rir até doer a barriga. Fazia tempo que não brincava com jogos assim do estilo party.
Nota 7 que era um 8 até o pessoal inventar de jogar uma terceira partida seguida. Ai eu vi que o jogo é pra jogar pouquinho e depois ir pra outro.
Depois fomos de LHAMA, que sempre diverte pela facilidade de explicar e pela malandragem que vai crescendo no lance de desistir da rodada. Os Civis sempre ganham esse jogo.
Nota 7 permanece. Destaco a qualidade das cartas que estão sem sleeves e aguentando muito bem os riffle shuffles
Joguei um Bandido a 2 com o Tnera no BGA. Vencemos easy, achei até estranho.
Nota 7 permanece, mas senti que o jogo perde muito com a falta de contato pessoal.
Dias depois recebemos outra visita de mais 2 civis. Começamos com Taco Gato novamente, mas dessa vez soubemos a hora de parar e ir para o próximo. Todo mundo já tinha rido e suado suficiente.
Nota 7 se mantém e fica a dica para 2 partidas de limite antes de cansar o carrinho de tanto rir, e a paciência de tanto repetir Taco Gato Cabra DEMONIO ERREI!
Fomos de LHAMA e novamente os Civis se destacaram.
Nota 7 se mantém.
Continuamos com Red7. Foram 4 rodadas com todo mundo ganhando um pouco, e a diminuição do deck de compra faz o jogo se tornar super difícil. Na última rodada chegou nosso delivery, então paramos de jogar e demos a vitória para mim (coincidência). Um das visitas gostou tanto que comprou no dia seguinte um Red7 e um Taco Gato. Epic Win pro hobby!
Nota 8 se mantém, mas as vezes acho que no modo com pontuação ele fica um pouco longo demais. Ver se não vale a pena jogar só rodadas soltas com Civis ao apresentar o jogo.
Num dia de folga joguei Isle of Skye (+todas as expansões) com A Noiva. Jogão onde ela ganhou por 7 pontinhos. Terminamos a partida com diversos bônus tanto do Journeyman quanto Druids, armados até os dentes com tiles de pontuação (pergaminhos).
Nota 9 por essa experiencia deliciosa de construção de território.
Joguei com o Tnera uma partida de Santorini no BGA. Não sabia direito jogar, mas é tão simples que aprendi as regras ali mesmo na página do jogo. Fiquei impressionado com o fator gato e rato, onde um busca construir e o outro bloquear, mas tentando abrir uma brecha para construir a seu favor também. E os poderes variados, que massa! A implementação do BGA é fantástica também.
Nota 8, um bom familiar que da pra jogar com sangue nozólio.
Continuando a jogatina com o Tnera, fomos pro tira-teima do Bandido, dessa vez com a versão Covid-19. Me parece uma versão menor do jogo original. O fato é que tomamos um coro.
Nota 6, um pontinho a menos que o original, só por parecer ter menos cartas ou mais aleatório (ou porque perdemos lol).
Joguei mais um LHAMA com A Sobrinha, dessa vez A Noiva também jogou. Senti aquela aura de “família alemã se divertindo na sala durante o inverno”, só não era inverno e não éramos alemães, mas foi divertidíssimo (e bem competitivo).
Nota 7, a família curte!
Nessa busca de jogos para poder jogar com A Sobrinha, acabei vendo que o tal Draftosauros foi lançado no Brasil. Aproveitei para conhecer ele no BGA. Curti o conceito daquelas pontuações meio roll-and-write, mas só que usando dinomeeples para marcar em vez de riscar.
Nota 7 por hora, gostaria de ver funcionando na vida real.
Mostrei Red7 pro Lanzen rapidamente, mas nem terminamos as partidas.
Nota 8 mantém.
Na busca por indicados ao Prêmio Spiel des Djows de “Melhor Jogo Família Somente com Cartas sem tema com mais de 20 anos criado por designer alemão lançado no Brasil pela PaperGames”, fui jogar o Pega em 6 no BGA. Contando os minutos para ter esse jogo em casa, mein Gott!
Nota 7 mas quero dar aquele 8 assim que jogar o físico
Na mesma busca, aproveitei para experimentar o Beta do No Thanks no BGA. Esse ai eu já estou passando mal por não ter uma cópia física aqui comigo. Até porque dizem que é a perfeita introdução ao Leilão, e ai quem sabe eu finalmente aprendo como funciona essa mecânica (lol).
Idem Pega em 6
Além disso entrei no grupo do Discord de jogadores de Root, e apesar de não ter jogado ainda com a turma no TTS (e testado a nova expansão The Marauders), joguei bastantinho no App. 100% satisfeito com essa implementação!
Nota 10 pra esse App, seu tutorial e desafios.
Ultima atividade gamer do mês foi montar os decks de Arkham Horror: The Card Game junto do Lanzen, em preparação para The Dunwich Legacy. Como essa parte de montagem é um jogo a parte (o qual não estamos preparados), montamos baseados em listas do Arkham Horror DB, deixando aberto para algum tuning ocasional. Só isso ai levou 2 horas ou mais, mas foi divertido olhar as cartas, os flavors, a interação das mecânicas.
Nota 9 só pela experiência de manusear as cartas e se divertir com o tema.
Coleção
+ Tigris & Euphrates (Mercado Livre)
Mas JOW, você já teve esse jogo, ta loco?
Sim sim, já tive, importei da Europa uma cópia usada e com marcas, fiz insert com pintura e tudo, tuning nas peças e depois… vendi. Acho que na época eu estava com muitos jogos e não conseguia aproveitar bem os euros clássicos (nessa leva foi Torres, Mexica e outros do Knizia também). Vendo esse preço de jogo encalhado, começou a crescer a idéia de pegar uma cópia. Voltei a ler reviews, jogar no App, ver videos de gameplay, e A Noiva entrou na onda também. Tomei a decisão de fazer minha primeira REcompra, e com isso receber a benção dos Velhos Deuses dos Euros Clássicos.
Mas vamos lá que a história não terminou!
Na primeira tentativa comprei o item com melhor preço lacrado e frete incluso com 12x no Cartão. A loja não parecia especializada em jogos, mas vamos pro salto de fé. Resultado: A caixa veio somente com um papel kraft ao redor, sem plástico bolha ou jornal. A receita do desastre! Chegou toda amassada e com esse baita rasgo.
Devolvido o jogo e restituída a grana, foi hora de procurar uma outra opção.
A segunda tentativa foi no ML novamente, mas numa loja especializada, a Overrun Geek Store. O jogo veio muito bem embalado e chegou impecável. DELICIA DE HOBBY, cheirinho de jogo novo!
Destaques
O Instagram do red_djow comemorou 4 anos, que é justamente meu tempo no hobby. Como passa rápido (frase clichê). Para comemorar publiquei uma foto recente que mimetiza a primeira foto do perfil. Olho no replay!
A primeira foto do Jow. Cópia do TheConcer
A nova versão, cópia pimpada do isR34L
Voltando a programação normal: empolgação do LHAMA e Red7, crie uma lista na Ludopedia com o nome de “Abriu a caixa, embaralhou e deu as cartas, começou!”. Ela recebe muuuitas contribuições da comunidade e com certeza vai ser meu guia para as próximas aquisições.
Recebi a notícia vide newsletter do rodrego. Um jogo dele vai ser lançado pela Estrela! Isso mesmo, Herdeiros do Khan em breve nas lojas de brinquedo do Brasil todo! Será que vai dar certo essa linha Premium? Oramos para que sim.
Melhor Prosa do Covil dos Jogos: Romir. Super empolgado, espontâneo e com muito conteúdo de backstage do hobby.