Academia Spiel des Djows — Outubro/2022
Acervo
- Red Cathedral (Venda Ludopedia)
Boring Cathedral como eu apelidei internamente pra mim mesmo, foi embora depois umas duas partidas em 2. Apesar de A Noiva ter curtido, eu não vi nada demais.
Longe de ser um jogo ruim, imagine, mas é só mais um jogo de gerenciamento PURO de recursos. Até tem uma corridinha nas construções, o lance de fabricar sua “assimetria” com os bônus, os dois tipos de pontos… mas no final, é como se fosse um remix de tudo que já se viu por ai.
Componentes realmente muito bons, o tamanho da caixa excepcional (mais jogos deveriam ser assim), um bom fluxo de jogo, poucas regras.
Ótimo jogo para jogar na casa dos amigos.
- Flick 'em Up + Archaeology: The New Expedition + Homem Batata + For Sale + Maré Alta (Venda)
- Flick ’em Up: achei que ia dar de presente pra alguém ou jogar nos momentos família, mas tanto eu quanto A Sobrinha vamos preferir jogar LHAMA.
- Archaeology: ultima vez foi jogado em 4 e teve uma pessoa que tomou muito alvo dos bandidos. Fazia tempo que não via uma situação dessas de gerar mal estar na mesa. Munchkin Feelings.
- Homem Batata: jogo bacana, só não tenho muitos encontros onde cabe um carteado desse que é meio old e meio moderno.
- Maré Alta: legal também, mas não vejo muitos momentos onde preferiria jogar ele.
- For Sale: umas poucas partidas e não senti mais tanta empolgação, pareceu meio repetitivo. Nem experimentei a expansão, mas pareceu bem complexa, o contrário do que é o jogo. Nota do isR34L: meu mesmo sentimento. Começa bom, mas enjoa RÁPIDO™.
+ Star Wars: Palácio do Jabba — Um Jogo Love Letter (Presente)
Que delícia ganhar um joguinho BOM. Esse tava na mira desde que joguei o Love Letter original do Nael, e com tema sub-tema do JABBA, o que dizer? Curioso é que esse jogo fez eu me desfazer dos 5 acima lol.
Seria Love Letter O MELHOR FILLER já criado por um japa-designer?
Obrigado Nael e Felipe!
Nota do isR34L: Vale salientar como o Djow_ sempre teve hate por Love Letter. PARECE QUE O JOGO VIROU (bem atrasado).
+ Telestrations (Mercado Livre)
Aproveitando o parcelamento e frete veloz, peguei esse para levar num fim de semana no sítio com os casais de amigos. Ia esperar baixar o preço, mas preferi aproveitar a situação (e evitar de comprar quando estivesse mofado ou com as canetinhas secas).
Jogatinas
Brass: Lancashire (1x): com Nael e Marcel, a família EL não foi pária para clã Djow Fuckin Blinders.
Root (2x): ambas partidas em 3 jogadores, mostrando como o jogo em 4 é mais apertado, menos sujeito a saltos de pontuações combados.
Academia (3x): A comemoração de aniversário do Djow foi feita 2 dias depois da data, caindo no mês seguinte (outubro). Desenterrei essa cópia do Diego só para jogar errado em uma partida de 3 horas. Ao menos o pessoal morreu de rir.
No final do mês jogamos mais 2x, dessa vez com as regras certinhas. Jogo bem bom, quem diria, para algo dos anos 90.
Star Wars: Palácio do Jabba — Um Jogo Love Letter (2x): uma partida rápida com A Noiva (rápida mesmo, em 3 rodadas ela ganhou!), e uma em 3p com Nael e Felipe para admirarmos o design. Destaque dessa edição é a carta Rancor, extremamente temática.
Kariba (2x): com A Sobrinha e A Filha do Primo. Segunda vez que tento jogar com as meninas, de 9 e 7 anos, mas elas parecem não engajar bem nesse. Entendem as regras, ainda sem grande aplicação de estratégias, mas o jogo fica meio frio. Kariba vem perdendo pontos comigo, DESCULPA KNIZIA!
Teotihuacan + Late Pre Classic (2x): Tivemos o retorno do cara mais parceiro! Bob, vulgo Eduardo, voltou a morar na cidade e já veio com sangue nozóleos. Duas partidas de Teotihuacan com tudo que tinha de expansão na casa do Marcel (só uma, cade as outras Marcelo?). Bob fez ótimas pontuações apesar do primeiro contato com esse brutal euro com mil escolhas.
Gugong (1x): primeira partida do Marcel que curtiu demais, o classificando como “um dos melhores japajogos do Siri”.
Great Western Trail (5x): num sábado de manhã, 2x partidas com A Noiva, Bob e Nael, onde o Nael venceu as duas (numa delas com O DOBRO de pontos dos outros). A Noiva ficou putaça e deixamos o jogo montado, jogando mais 3x naquela semana. Olha a mesa gamer se pagando!
Innovation (1x) Nessa mesma manhã jogamos um Innovation em duplas, eu e o Bob vencemos A Noiva e Nael. A profundidade que aparece em duplas é fantástica, pois você tem que pensar em como jogar para ajudar seu parceiro, e não só deixar os oponentes sem se aproveitar das tuas ações. DELICIA DEMAIS!
Escola de Dragões (3x): A noite fomos babá e jogamos com A Sobrinha. Até foi mais divertido esse joguinho do que anteriormente. Apliquei a regra bizarra de poder jogar as cartinhas de take that a qualquer momento (mesmo fora do seu turno), então rolaram vários momentos engraçados e injustos lol.
LHAMA (5x): a seguir fomos do preferido da Sobrinha. Em 3 pessoas fizemos mais barulho que uma mesa cheia, com gritaria até depois da meia noite. Divertidíssimo!
Village + todas as expansões (1x): Num fim de semana de casa cheia, começamos com Village do Bob. Faziam anos que não jogava esse, pude sentir melhor o jogo, entender a faceta sandbox dele. Curti demais!
Nota 8 (antes era 7): euro de alta qualidade
Istanbul (1x): Marcel tirou um Istanbul da cartola e todo mundo curtiu. Mesmo em 5 jogadores, rodou liso e com bom tempo de partida. O jogo árabe mais redondo que já viu mesa aqui.
Sherlock Holmes Consulting Detective: Os Assassinatos do Tâmisa & Outros Casos (1x): esse lançamento veio da conta do Arthur. Curioso com ele, aproveitando o momento com SEIS jogadores, propus 1 hora de jogo pra todo mundo ver como funciona. Curti, praticamente zero regras, pode incluir qualquer pessoa na hora e imergir na história.
Nota 8: fiquei surpreso, jogaria novamente, talvez com menos gente.
Troyes (1x): com tantas horas de jogatina, alguns ficaram pelo caminho, e voltamos a ter 4 players. Foi hora de jogar pessoalmente Troyes, que eu havia jogado bastantinho no BGA semanas atrás. Arthur trouxe a cópia dele e jogamos aquela partida meio cansada. Queria ter jogado duas seguidas, mas já estávamos exaustos na primeira. Que pena! Louco para jogar novamente, porque foi mais curto do que eu pensava até para a quantidade de coisas e decisões que se toma.
Trajan (1x): num final de domingo rolou aquele trajanzinho que não pode faltar com A Noiva. Que prazer suar em cima daquela Mancala. Nota do isR34L: frase solta de alto teor sexual, se alguém eventualmente comprar essa cópia, cuidado.
Telestrations (5x): fora as partidas onde eu não participei, num fim de semana com casais de amigos no sitio. A galera curtiu o conceito, riram da incapacidade de representar idéias com desenhos, e do efeito telefone-sem-fio que diverte demais com as palavras bizarras que aparecem no sorteio (arroz de forno? duvido quem desenha isso bem!).
Nota 8: ótima pedida para 5+ jogadores e clima casual
Código Secreto (5x): cópia do Diego Arent, esse jogo ja é rodado nesse grupo. Mesmo após tantas partidas continua desafiador.
Hansa Teutonica (1x): nesse finde no sítio, levei esse aqui para aquele momento em VAI QUÊ (alguém quer jogar um joguinho mais denso). Diego e esposa entraram na roda e jogaram comigo e com A Noiva. Jogo rodou liso e rolou até um “Vamos mais uma?”, mas ai o resto do pessoal viu que estávamos nos divertindo e interrompeu kkk.
Arboretum (1x): rolou também uma partidinha desse, que eu gosto, mas tá longe de ser um party game… precisa de uma certa concentração.
One Key (2x): duas desse aqui, novo para mim. Jogo interessante, roda rápido, fácil de regras. Minhas críticas ficam nas pistas super vagas e abstratas, e na limitação da quantidade delas que vem na caixa. Talvez enjoe rápido.
Nota 6: pedida legal para dedução rapidinha.
Destaques
Lançamentos
Legal ver esse clássicos dos abstratos chegando por aqui.
Melhor expansão do jogo. Tira muito daquela coisa dele de você chegar com excel e só executar até acabar com as estrelas.
- Nossa newsletter
- Blog independente no Medium
- Blog no BoardGameGeek
- Canal da Ludopedia