Análise do jogo Mar de Mentiras
Título: Mar de Mentiras (2021)
Idade Recomendada: 14+
Duração média da partida: 30 min
Número de jogadores: 3 a 7 jogadores
Designer: Vinicius Szabo, Bruno Zinneck
Artista: Leopoldo Anjo
Editora: Cordilheira Games
“O capitão sumiu e chegou a hora de você disputar pela liderança do nosso navio! Você está pronto para vencer essa disputa contando os seus grandes feitos em Alto Mar?! ”
Jogo de sucesso no Catarse, financiado em Outubro de 2021 e que chegou pela editora Cordilheira Games. Nele, os jogadores deverão interpretar piratas tentando assumir o posto de capitão do navio, já que o anterior desapareceu. E como eles pretendem fazer isso? Contando lorotas cabeludas, só para impressionar os demais tripulantes! Ou seja, ninguém precisa ser realmente bom no que faz, apenas fazer com que os outros acreditem nisso!
Mar de Mentiras se propõe como um party game rápido, engraçado e super disputado!
Vamos à análise!
Resumo do jogo:
Mar de mentiras possui um setup bem objetivo:
-Cada jogador escolhe(ou sorteia) um personagem.
-Coloca-se o convés do navio e tripulantes ao alcance de todos os jogadores.
-Embaralhe e coloque a pilha de contos no centro da mesa, em seguida, distribua uma carta para cada jogador e remova uma - secretamente - do jogo.
-Cada jogador começa com 3 tripulantes ao seu lado
E que comecem as lorotas!
Na sua vez, o jogador comprará uma carta, e deverá escolher um conto (entre os quatro disponíveis) para contar.
Por exemplo, ele anuncia e joga um Boato Cabuloso na pilha de descarte central.
Em seguida, ele realiza o efeito do Boato Cabuloso de seu personagem.
Cada personagem realiza um efeito diferente, para cada tipo de conto.
Por último, o convés ganha um novo tripulante, o qual ficará lá, aguardando por mais histórias. Piratas adoram histórias!
Porém, o jogador não precisa contar a verdade! Ele pode anunciar um Boato Cabuloso e revelar uma BALELA!
É o quê?!
Se isso acontecer, aquele jogador pega todos os tripulantes do convés para ele! E ainda assim realizará o efeito relacionado à mentira (não da carta mostrada).
Então, contando verdade ou mentira os jogadores sempre realizam o efeito do conto declarado, o que muda, é se os tripulantes vão para o convés ou para o lado daquele jogador.
Quem alcançar 15 tripulantes aliados primeiro, vence!
Onde o jogo fica interessante:
Mas é claro que, se podemos mentir sobre o conto, os demais jogadores podem questionar a veracidade dos fatos!
Só verdades
É aí que o jogo fica sério! Sempre que um jogador duvidar do conto de outro, teremos uma nova checagem dos fatos!
CHAMA O VAR
Se o jogador contestar um conto VERDADEIRO, ele terá que ceder 2 tripulantes ao adversário. Em seguida, realizam-se os demais efeitos de um conto verdadeiro (adicionar tripulante ao convés e realizar efeito).
Se o jogador contestar um conto - não tão verdadeiro assim - o mentiroso foi pego na cara larga! E, por isto, ele quem deverá conceder dois tripulantes ao questionador! Nenhum efeito relacionado ao conto acontecerá!
Sim, quando alguém é pego mentindo, ele perde tripulantes e fica sem realizar efeito algum.
Deu ruim
Descrição física do jogo:
Peso: 0.40kg Dimensões: (04cm x 20cm x15cm)
Uma caixa retangular muito firme e compacta, do mesmo tamanho que outros pocket mais compridos, como Tides of Time, Coup e Tiny Epic Dinosaurs.
Coube todos os componentes na caixa, mesmo com sleeves e os milhares de tripulantes.
Cartas: 60 (63.5 mm X 88.0 mm)
As escritas são temáticas, e até grifadas nas partes importantes, mas um pouquinho pequenas. A arte bem colorida, criativa e carismática. Destaque especial para a carta de BALELA:
Parece legítimo.
Outros itens:
20 - Fichas de 5 tripulantes
40 - Fichas de 1 tripulante
Sim, são SESSENTA fichas! Simples e práticos.
Meeples são mais legais? Sim. Mas afetariam a jogabilidade.
Prós:
- Party Game agitado e dinâmico.
- Se cabe na caixa, com sleeves, é bom!
- Rejogabilidade altíssima, pois possui personagens assimétricos e depende claramente da interação entre jogadores.
- Não possui eliminação de jogadores.
- Manual de regras muito bem feito e claro nas explicações.
- As regras podem ser explicadas em poucos minutos, inclusive durante o setup!
- Apesar de ser claramente um jogo de blefe, ele demanda uma certa estratégia na contagem de cartas e na escolha dos efeitos a serem realizados.
- A imersão nas lorotas é S-E-N-S-A-C-I-O-N–A-L
Contras:
- Dependência de idioma moderado. O jogo não tem muita coisa escrita, mas é essencial que se leia e seja capaz de interpretar claramente o que cada pirata é capaz de fazer.
- Por ser um jogo de blefe, muitos jogadores podem torcer o nariz ou evitá-lo por “não saberem mentir” ou por ser “simples demais”.
- O preço é pouco atrativo - R$ 135,00 (na página da editora).
Opinião pessoal:
Ficamos bem receosos em experimentar o Mar de Mentiras, pois tiveram várias comparações com o Coup, um velho conhecido nosso. Apesar de ser um jogo incrível, não fazia sentido ter dois jogos iguais na coleção.
Entretanto, arriscamos e percebemos que a única semelhança com o Coup é a parte de contestações e penalidades. No restante, é um jogo muito mais temático, colorido e com rejogabilidade muito maior.
A assimetria do jogo é um dos pontos de destaque do jogo, onde podemos interpretar diversos tipos de piratas, desde cartógrafos até papagaios! O importante é conquistar a tripulação! Com isto, esperamos ansiosamente por pacotes de expansão, com cartas coringa ou que adulterem a jogada dos demais (distorcer fatos não é mentir), novos personagens e até mesmo novos contos, que estimulem alianças, sabotagens e até participar do conto do coleguinha.
Mar de Mentiras é com certeza um GRANDE FEITO da Cordilheira Games, apresentando um dos party games mais SINISTROS que experimentamos em 2022, e que possui um futuro CABULOSO!
Por enquanto é só!
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