Analise - Project L

Designer: Michal Mikeš, Jan Soukal, Adam Španěl
Artista: Jaroslav Jurica, Marek Loskot, Pavel Richter
Editora: Galapagos Jogos

A colocação/combinação de peças (também chamado de Tetris) já é utilizado em jogos de tabuleiro há muito tempo, seja como uma das mecânicas principais envolvidas ou apenas como uma mecânica auxiliar. Em Project L porém, percebemos novamente que essa mecânica pode ser a rainha soberana, sem necessidade de muito além dela para se criar um bom jogo.

Project L é um jogo totalmente abstrato onde você tentará somar pontos finalizando o máximo que puder de puzzles, ao montar pequenas formas definidas pelas peças existentes no jogo. Você pode ter até 4 puzzle e possui 3 ações por rodada, decididas entre 5 opções (escolher puzzle, colocar peça, aumentar/diminuir o nível de uma peça, comprar uma peça de nível 1 e “ação mestre”). Todas podem ser repetidas na mesma rodada exceto a ultima, “ação mestre”, onde você pode colocar 1 peça por puzzle. Ao finalizar um puzzle, você recebe as peças usadas de volta, uma nova peça já definida e em muitas delas, pontos.

Quando os puzzles de nível 2 (fundo preto) acabam, todos jogam uma ultima vez. Caso ainda tenha algum puzzle sem finalizar em sua área de jogo, você pode colocar mais peças ao custo de 1 ponto para cada peça colocada. O ganhador é quem faz mais pontos.

O jogo é extremamente simples e minimalista, muito rápido para explicar, porém é jogando que você percebe o quão bem construído ele é. Quanto mais puzzles resolvidos, mais peças a disposição, mais possibilidade de construções. É possível fazer várias combinações de peças em um único puzzle - cabe a você encontrar a melhor com as peças que você tem a disposição, além de também pensar a frente com a nova peça recebida.

Não basta apenas pensar em fazer muitos pontos, você precisa analisar a melhor jogada possível em 3 ações. É melhor escolher um puzzle agora ou colocar uma peça? Escolher o puzzle com uma melhor pontuação ou com uma peça que você precisará para outras rodadas? Conseguirei finalizar esse puzzle antes de acabar o jogo?

Project L traz para a mesa algo que é raro em jogos tipo Tetris; a possibilidade de analisar a melhor montagem. Não é necessário correr para montar mais rápido, é necessário traçar a melhor estratégia, a melhor combinação.

Então, se você gosta dessa mecânica, mas está cansado de correr contra o tempo quando ela está presente, Project L é uma ótima indicação para colocar na mesa. E se possível, já adquira com as expansões Finesse e Ghost Piece. Ambas fizeram muito bem ao jogo, aumentando a rejogabilidade e criando novas formas de jogar.

Analise feita por R. Gil, para Compara Jogos

4 curtidas

Muito boa a análise!

Ja chegou a jogar o pathwork? Quando vi os dois jogos achei similares, no quisito de montar peça de tetris e somar pontos.

Agora estou em dúvida de qual pegar, se puder dar uma luz :raised_hands:

1 curtida

Joguei Patchwork há anos. Não acho os dois parecidos não, apesar de entender de onde você pensa isso. Eu real teria que jogar patchwork novamente pra poder ter uma base melhor de resposta.

Mas entre ambos? Acho que fico mais com Project L. A aleatoriedade dos puzzles e das peças que vc recebe durante a partida me atraem mais.

1 curtida

Patchwork é bem legal. É a mecânica de puzzle como o Project L, mas é diferente a forma de vencer. Eu tenho os dois e super recomendo. Na dúvida, assista a Gameplays dos dois. Minha família e amigos adoram o Patchwork. Você consegue comprar o Patchwork por um preço mais atrativo em sites de compras internacionais.

2 curtidas

Muito obriado pela ajuda gente!

vou ficar de olho em futuras promoções relacionada aos jogos hehe

1 curtida

Project L é sensacional.

Não que Patchwork seja ruim, mas Project L é bem mais versátil, com modos de jogo diferentes, possibilidade de jogar com mais do que duas pessoas, modo solo e expansões bacanas.

Sem contar que é um dos jogos com melhor “aspecto tátil” que tenho na minha coleção.

2 curtidas

Adorei a resenha, Project L é um dos meus jogos favoritos, além de ser muito bonito! Com as expansões que saíram esse ano, ele fica ainda mais legal. Apesar de não achar que elas são necessárias, o jogo roda muito bem sozinho e em qualquer quantidade de jogadores.

2 curtidas

Concordo totalmente com você, mas vou te dizer que depois que joguei com as expansões, eu sinto falta delas em todas as vezes. Poder ter objetivos a cada rodada e se cumpridos mais ações e os puzzles e peças adicionais da Ghost Piece foram muito bem implementados

1 curtida

Lendo os comentários e assistindo mais videos sobre o jogo decidi ir comprar e agora percebi que o jogo esgotou das lojas!! :sleepy:

1 curtida

Não tem mais?! Semana passada ainda tinha acho :sob::sob::sob:

1 curtida