INTRODUÇÃO
Somos um casal de designers fãs de jogos abstratos. Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!
Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no ig ou kaiju.boardgames no tiktok
Resumão Kaiju
Zapotec é um jogo que consideramos abstrato somado a um engine-building (Construção de máquinas) onde o jogador que tiver mais pontos em sua civilização ao final de 5 rodadas será o grande vencedor. Porém é um jogo que parece estar fora do radar de muita gente e dá pra conseguir comprar com um valor MUITO barato pro que achamos que o jogo oferece (Cerca de 100 - 150R$), mas por que será?
- Tipo de Jogo: Construção de máquina + Estratégia Abstrata + Competição por área
- Tempo de Jogo: 60-90 Minutos (Uma média das partidas por aqui)
- Número de Jogadores: 2-4 (Funciona muito bem com 2 jogadores)
- Dificuldade: Fácil de aprender/Dificil de criar uma estratégia eficiente. Longe de ser um jogo de entrada. Além disso sofre muito com o jogador poder fazer várias coisas e ao mesmo tempo nada (falaremos disso a frente).
- Componentes: As piramides são maravilhosas, porém os componentes de recursos são bem fraquinhos, além da escolha de cores não ser nem um pouco cativante na mesa.
Primeiras Partidas
Para esse tivemos que assistir alguns vídeos pois o jogo possui muitas formas diferentes de pontuar, porém as regras e os turnos são bem descritos pelo manual e a carta de referência é suficiente para jogar bem. Mal tivemos dúvidas em relação a como jogar.
A partida de Zapotec é jogada ao longo de cinco rodadas e em cada rodada uma única carta será selecionada por cada jogador coletar um símbolo de recurso (descrito na carta) e desencadear a coleta de materiais de construção em seu tabuleiro individual (Engine Building / Construção de máquina). A partir da coleta dos recursos, o jogador pode decidir para qual caminho seguir em sua estratégia: Comprar mais recursos, fazer sacríficios para ganhar pontos e recursos, comprar cartas de objetivos e pontuar no final do jogo, construir templos e pontuar na rodada atual imediatamente e etc
Sentimos que dentro das 5 rodadas as 2 primeiras são extremamente dificeis de visualizar um bom caminho a se seguir, fazendo até ser um pouco aleatório de tanto que demoramos para pensar em uma estratégia . Porém o jogo começa a brilhar a partir da 3-4 rodada e na 5… já acaba para fazer a pontuação.
Ficamos com uma sensação, apesar de 1 hora+ de jogo, de:
“> Já é a pontuação? Como assim?”
“> Agora que eu tava conseguindo construir minha estratégia e otimizar a coleta dos recursos”
A partida apesar de “longa” e “dificil” de criar uma estratégia foi bem divertida quando a máquina começou a funcionar, então ao final do jogo ficamos com aquela coceirinha de querer jogar de novo para ter uma estratégia melhor e pontuar mais do que a passada. Além de ter sido bastante acirrada a contagem de pontos.
Pontos positivos x Pontos negativos
Zapotec não é dos jogos que indicaria pra quem tá começando num geral, mas quem tá querendo entender como funciona a mecanica de “engine-building” (Construção de máquinas) e jogos mais pesadinhos, sentimos que ele é bem interessante. Mas se prepare pra torrar o cérebro, porque o jogo dá MUITAS possibilidades conjuntas de ação porém com pouquissimo tempo para fazer as coisas andarem. Ou seja, dá uma agonia enorme de você só ter 5 rodadas e sentir que cada decisão impacta bastante na pontuação.
Pontos positivos:
- Jogo que não sentimos o peso da dificuldade por não ter muitas regras complicadas, são bem simples num geral.
- Rejogabilidade alta (por ter poucas rodadas todo jogo você vai querer jogar diferente e as cartas que possui, muda tambem a forma de se jogar em cada rodada)
- MUITO barato (dá pra encontrar fácil ele por +/-R$ 100 usado)
- Faz a cabeça dar uma fritada boa pela escassez de ação (cada decisão conta muito e dói muito tomar uma decisão errada )
- Funciona muito bem com 2 pessoas.
- Existe bastante possibilidade de interação durante o jogo quase inteiro, o que deixa ele bem competitivo em várias áreas do tabuleiro
Negativos:
- Componentes e artes na nossa opinião infelizmente deixaram muito a desejar, pra gente, ele é um jogo feio.
- O jogo pode ser bastante curto pra muita gente, porque quando as coisas começam a fluir na sua máquina, ele acaba. Sempre ficamos com a sensação de querer mais 1/2 rodadas pra ver nossa estratégia deslanchando
- Começo do jogo é um tanto quanto aleatório, já que não temos recurso algum e a primeira fase (compra de recursos no mercado, construção de piramides e etc) fica de lado.
Considerações finais
As várias formas de pontuação, misturada com uma estratégia bem nua e crua fizeram Zapotec ser uma escolha aqui quando a gente quer um jogo mais estratégico, porém sem muitas regras ou baixa interação. Ele é bem competitivo e sinceramente não entendemos como ele é tão barato para o que propõe. Acho que ele é bem esquecido pela comunidade, mas que vale o teste demais.
Gostamos muito de jogar, apesar de cortar nosso barato antes de ele engrenar de fato na partida. Mas talvez seja esse o desafio de Zapotec, recomendamos muito se você encontrar por esse valor e quer um jogo de estratégia que vai te deixar perdendo os cabelos porque já já vai acabar a partida!
Vocês também já viram Zapotec por ai e se perguntaram que jogo é esse?