Análise do jogo Zurvivors Cooperação
Título: Zurvivors Cooperação (2021)
Idade Recomendada: 14+
Duração média da partida: 30 min
Número de jogadores: 2 jogadores
Designer: Fábio Arraes e Bruno Viana
Artista: Fábio Arraes
Editora: Gamehives
"Logo após a explosão dos laboratórios da S.O.L.A.R, dois Jovens viram cair das mãos de um cientista que corria mais a frente, diversas provas que incriminavam a organização. Então, os corajosos sobreviventes decidiram recolher essas provas enquanto fugiam da horda de zumbis que se aproximava cada vez mais rápido. "
Mais um incrível jogo nacional financiado no Catarse e lançado pela editora Gamehives, Zurvivors Cooperação é um incrível jogo pocket que segue a mesma mecânica de Zurvivors, lançado em 2019. Porém, possui duas diferenças marcantes em relação ao seu antecessor:
-
se tornou um jogo cooperativo
-
esse é exclusivo para 2 jogadores
Agora, os jogadores deverão trabalhar em equipe e escapar com vida.
Parece simples, mas… “Esse será o caminho curto mais longo que vocês jamais percorreram em suas vidas.”
Vamos à análise!
Resumo do jogo:
A preparação é incrivelmente simples! Basta “construir” a rua, colocar os zumbis em uma ponta, o helicóptero de fuga na outra e os jogadores no meio da rua. Em seguida, cada jogador escolhe um personagem para ser e receberá uma mão de 8 cartas, as 8 cartas restantes, serão a mão da horda de zumbis (sim, eles jogam).
O jogo segue de forma semelhante a um draft (Ex: 7 Wonders), cada jogador escolhe uma carta e a coloca na mesa revelada, em seguida, este passa as demais cartas para seu aliado. O processo se repete até que todas as cartas da mão sejam reveladas.
As cartas reveladas possuem itens muito importantes e essenciais para a sobrevivência durante o apocalipse zumbi:
Salgadinhos e energéticos
As cartas reveladas são os recursos de cada jogador, as quais realizam ações, consumindo estes recursos. Basta ir em busca das ações desejadas e escolher as cartas com os recursos corretos. Pronto!
Jamais.
Onde o jogo fica interessante:
Os nossos queridos aventureiros terão que enfrentar vários obstáculos, vários mesmo! Vamos começar com o mais óbvio:
A horda de zumbis.
Lembram que os zumbis também recebem 8 cartas? A cada rodada, eles também revelam uma carta e, caso consigam alguma combinação, realizam uma ação negativa para os jogadores, os atrapalhando seriamente. Ou pior, a horda avança em direção aos jogadores.
A pior parte? É que a combinação de cartas de todos leva em consideração os “naipes” das três cartas reveladas. Ou seja, aquele Salgadinho inofensivo pode acabar atraindo a horda de zumbis!!
Os problemas não acabam por aí! Os jogadores têm uma missão importantíssima: coletar provas para incriminar a organização S.O.L.A.R. responsável por este apocalipse. Para isso, além de buscarem por naipes que os façam avançar em direção à saída, eles também precisam dos naipes que resultam na ação de coletar provas, o que pode atrasar consideravelmente a fuga dos sobreviventes.
Eis que a mochila tá cheia de provas.
Para aqueles que ainda acharam o jogo fácil e resumido a um “card selection” cooperativo e sem graça, eis que Zurvivors Cooperação nos golpeia novamente:
Cada dia um 7x1 diferente
Sim, é exatamente isso! Os jogadores deverão coordenar as cartas coletadas com o poder da mente. Lembram de Magic Maze e The Mind? Agora com zumbis malignos!
No caso dos jogadores serem alguma espécie de x-men bem treinados, com altos poderes de conexão mental, Zurvivors Cooperação oferece a opção de aumentar/diminuir a dificuldade da partida, além de colocarem o Nêmesis big boss para descer a porrada na galera:
Existe a opção difícil e a mais difícil ainda! Yay!
Descrição física do jogo:
Peso: 0.50kg Dimensões: (12cm x 8cm x16cm)
Uma pequena caixinha, super bonita e bem feita! Do mesmo tamanho da versão anterior de Zurvivors, também semelhante ao Pot de Vin e Exploding Kittens, sendo uma caixa menor que Coup, por exemplo.
Gostamos bastante do design compacto, espaçamento bem legal, além do material da caixa ser muito bom e resistente!
Cartas: 48 cartas (56.0 mm X 87.0 mm)
A arte das cartas é muito simples, bem definida e de fácil reconhecimento. Fator fundamental para jogos que trabalham com draft/set collection.
As cartas possuem uma gramatura fina, porém, não sofrem tantos embaralhamentos assim e, jogos para dois, costumam ter uma durabilidade bem maior. Porém, recomendamos e muito o uso de sleeves, não só para facilitar o embaralhamento, mas para auxiliar a pegar as cartas da mesa. Este processo de recolher as cartas constantemente, acaba danificando as bordas rapidamente.
O tamanho de sleeves padrão USA é bem legal e fácil de achar, além de precisar de só 48 deles.
Outros itens:
4 Sobreviventes de Madeira
20 Fichas de Item e Arma / 4 Fichas de Prova / 6 Marcadores de Dano - Todos muito práticos e táteis.
1 Marcador de metal de primeiro jogador
Nossa versão é de metal!
1 Chefão de Madeira
SENTE A PRESSÃO
Manual de Regras - bem pequeno, com uma fonte de fácil leitura, separado por tópicos e cheio de exemplos práticos.
Além de já começar com uma HQ.
Prós:
- Um jogo cooperativo muito bem elaborado e divertido!
- Possui regras e setup simples (quase inexistente), com possibilidade de aumentar ou diminuir a dificuldade do jogo (com variantes já inclusas).
- Dependência de idioma quase nula. O jogo em si não tem nada escrito, trabalha basicamente com símbolos e cores, porém, é necessário que alguém leia / decore o que cada conjunto de naipes realiza.
- Rejogabilidade alta, pois depende da sorte e do trabalho em equipe. Além das variantes, que podem mudar totalmente a dinâmica da partida.
- Consideramos o preço de R$ 75,00 muito bom. A quantidade de cartas é baixa, porém, existem marcadores e meeples super legais.
- Apesar da faixa etária indicada, se permitir a comunicação durante o jogo, é facilmente adaptável para crianças 8+.
- A caixa do jogo é muito legal, resistente e bem planejada. As cartas cabem perfeitamente e ainda ficam separadas.
Mesmo após colocarmos os sleeves, continuou cabendo tudo na caixa!
Contras:
- O manual falhou um pouco na explicação da ativação dos zumbis.
- A pilha dos zumbis é formada exatamente como uma pilha, ou forma-se um leque de possibilidades, igual os jogadores?
- Quando a carta dos zumbis não se ativa, o que acontece com ela? E se ela for ativada, ocorre um descarte das cartas utilizadas, igual ao que ocorre com os jogadores?
Dúvidas que não são tão simples assim, e que só foram sanadas com alguns vídeo-gameplays.
- O item raro é um coringa, mas poderiam adicionar um lembrete nas cartas.
Colocaram o ícone no manual, mas não cogitaram adicioná-lo nas cartas.
- A batalha com o chefão parece uma fórmula de bhaskara muito louca
Opinião pessoal:
Adoramos Zurvivors Cooperação! É um baita jogão, com vários componentes bem trabalhados, elaborados e fáceis de identificar. Mesmo sendo um jogo exclusivo para dois jogadores, ficou perfeito como filler para diversas ocasiões: desde aquelas partidas esperando o restante do grupo chegar, ou apenas uma partida rápida antes da hora da janta.
A temática não deixa a desejar, sempre deixando aquele climão de desespero com a aproximação da horda e o meeple do chefão foi uma sacada maravilhosa! A explicação da batalha com o chefão pareceu uma prova do ENEM, de tão complexa, mas, o pessoal da Gamehives fez um tutorial MUITO bem feito no Youtube, que foi mais que suficiente.
Vale citar as várias referências ao doguinho da raça Cockapoo:
Tão lindinho que vai ganhar um jogo
A jogabilidade ficou incrível! Uma mistura de draft / card selection, com um automa como inimigo, onde os jogadores devem trabalhar em equipe e se manterem em silêncio, ao estilo Magic Maze, tudo isso num jogo de zumbis! Foi a mistura mais louca e mais legal que já vimos!
Zurvivors Cooperação é uma obra de arte da Gamehives e que merece destaque na prateleira, logo ao lado de seu antecessor e aguarda ansioso pelo Sultão!!
Por enquanto é só!
Se gostaram ou viram algum erro, só comentar abaixo!
A Itabuleiros trabalha com locação de jogos, card games e RPG, além da organização e decoração de festas e eventos com jogos de tabuleiros.
Confiram também redes:
Instagram: @ITABULEIROS
Facebook: https://m.facebook.com/itabuleiros/