Surgiu uma conversa aqui em casa sobre quais seriam as “7 Maravilhas do Mundo Moderno de Board Games”, aqueles que influenciaram todo o mercado, impactaram gerações, mudaram o jogo, subiram a barra, enfim, jogos históricos, bons, relevantes - maravilhas.
Fiz uma lista de minha opinião, que vou colocar abaixo, mas gostaria que vocês fizessem a lista de vocês e também fizessem sugestões de substituições da lista que eu fiz, fiquem à vontade.
1. Catan (1995)
Por quê?
O jogo que popularizou os jogos de tabuleiro modernos no mundo todo. Suas mecânicas de comércio e construção são intuitivas, mas estratégicas, e ele abriu caminho para gerações de jogadores descobrirem o hobby.
2. Puerto Rico (2002)
Por quê?
Um marco dos eurogames clássicos, Puerto Rico introduziu a mecânica de seleção de ações que influenciou incontáveis jogos. Sua profundidade tática e equilíbrio impecável o tornaram um dos jogos mais respeitados entre gamers experientes.
3. Terraforming Mars (2016)
Por quê?
Um clássico absoluto dos eurogames, Terraforming Mars mistura desenvolvimento de tabuleiro, engine building e um tema envolvente de colonização espacial. É amplamente elogiado por sua profundidade estratégica e rejogabilidade infinita graças às combinações de cartas e estratégias.
4. Gloomhaven (2017)
Por quê?
É considerado o auge dos dungeon crawlers modernos. Oferece uma campanha rica e complexa, elementos legacy e uma experiência cooperativa intensa. Sua profundidade e impacto elevaram o padrão de jogos narrativos e de exploração.
5. Spirit Island (2017)
Por quê?
Inovador no gênero cooperativo, Spirit Island inverte a narrativa tradicional de colonização: os jogadores são espíritos defendendo sua terra de invasores. É complexo, estratégico e tem um tema muito bem integrado às mecânicas, além de desafiar os jogadores a cooperarem intensamente.
6. Brass: Birmingham (2018)
Por quê?
É um eurogame pesado e elegante que combina um tema histórico de Revolução Industrial com mecânicas econômicas profundas. A interatividade entre os jogadores é alta, e sua produção de luxo, combinada com uma jogabilidade envolvente, o posiciona como um dos melhores jogos de estratégia já criados.
7. Wingspan (2019)
Por quê?
Este jogo inovou com seu tema único de observação de pássaros, atraiu novos públicos (especialmente famílias e iniciantes) e apresentou uma produção impecável. Sua jogabilidade de engine building é acessível, mas estrategicamente rica, e ele trouxe uma nova perspectiva ao design de jogos modernos.
Sei la, acho q faltou a mecha de varias mecanicas q sao basicamente presentes em todas as editoras.
Sem ordem especifica: Catan → Negotiation Puerto Rico → Role Selection El Grande → Area Control Caylus → Worker Placement Twilight Struggle → CDWG (nao e o primeiro, mas trouxe esse tipo de wargame a tona) Pandemic → Coop Carcassone → Tile Laying
Mesmo eu nao gostando de muito deles, nao e possivel nao dizer que esses foram jogos importantissimos para o Hobby, que em geral sao considerados atemporais (se bem q ferraram o Caylus e o PR), e sempre tem uma edicao disponivel por serem tratados como evergreen.
Claro q tb existem varios outros jogos q definiram varias mecanicas, que nao coloquei na lista. Tipo Dungeon Crawl com o descent ou ate mesmo o predecessor dele, o Doom.
Acho que a adição do El Grande e do Caylus, realmente são relevantes, como também do Pandemic e do Carcassone.
Porém, aí acho que a gente poderia entrar na discussão sobre os que CRIARAM as mecânicas vs. os que APERFEIÇOARAM, fizeram uma versão “definitiva”, mais refinada e que fez mais sucesso.
Ademais, podemos concordar que algumas mecânicas são mais populares/mais apreciadas que outras, tanto pelos designers quanto pelo público, como por exemplo o deckbuilding, que aí teríamos que incluir o Dominion.
Achei muito boa a lista, meu comentários seria a respeito do alcance do 1830, confesso que não sei tudo sobre ele pra estar nessa lista.
O 7 Wonders aportou o drafting, que é uma mecânica que hoje em dia muitas vezes é utilizada como alternativa a outras formas de mitigação mais utilizadas por serem mais rápidas.
Já o Ticket to Ride, se formos considerar jogos simples, de sorte e mecânicas simplórias eu acho que aí começaríamos a ir mais para o lado de incluir também o Monopoly/Banco Imobiliário e o Life/Jogo da Vida em nível de importância, mas aí é minha opinião.
Talvez seja interessante a gente dividir entre os clássicos e os modernos, iguais às “7 Maravilhas do Mundo” que tem as do “mundo antigo” e as “modernas”, para não deixar de fora os OG’s nem deixar de citar os hits mais atuais.
Opa, Thiago! Bacana o seu aporte, acho que seria justificável trocar o TFM pelas opções que você sugeriu sim.
Eu vi que você foi mais pelo lado dos clássicos, eu fui mais pelo lado de “todos os tempo”, não priorizar só os antigos, que muitas vezes são rudimentares e não tão refinados, justamente porque foram os primeiros a trazerem aquela proposta.
De qualquer forma é uma lista bem apertada e cabem inúmeras substituições, além do gosto pessoal que invariavelmente a gente acaba ficando um pouco enviesado, mas eu pessoalmente:
Não tenho mais Puerto Rico na coleção,
Não gosto de Catan,
Achei o Gloomhaven muito demorado,
Não tenho mais o Spirit Island, porque infelizmente minha principal parceira de jogo achou muito pesado e
Na verdade, eu fiquei enter o TS e o Dominion. Mas pessoalmente acho a categoria de CDWG mais importante que Deckbuilder. Mas com certeza o dominion deveria estar la como o criador de deckbuilkders modernos. (Nao vou contar Magic como deckbuilder ne, kkkk)
Mas da minha lista mesmo, so fiquei com o El grande e o TS (se fosse dominion, esse rodou tb).
Tecinicamente, o Catan ainda esta na colecao pq minha filhas pedem p jogar, e ainda nao consegui botar elas para jogar o Ad Astra, e ai me livrar do catan.
Gostei do conceito. E apesar de nao concordar 100% achei que as justificativas trabalham bem para a lista.
Como citado acima Terra Mystica seria uma boa sendo que ele é mais consenso que o TFM.
E no meu caso, dficilmente eu faria uma lista dessa sem “Root”.
Só o fato dele existir, com todas as chances do jogo se “quebrar” por causa da assimetria e de todo seu emaranhado de variáveis, pra mim já faz dele uma Maravilha!!!
Não sei se concordo com essa lista, especialmente o TfM e o Wingspan. O Wingspan principalmente é literalmente um produto feito pra vender a rodo e comercial. Diria que ele é só o resultado de muito anos de pesquisa de mercado e boa engenheria. Ele é um sucesso comercial, mas não revolucionário.
O TfM eu tenho uma sensação parecida, principalmente depois que começaram fazer expansão a rodo. Dito isso, eu nunca gostei do jogo e sou meio hater dele, evito dar uma opinião de ranking de influencia pq eu sei que eu automaticamente jogo ele pra baixo, mesmo quando não deveria.
Das listas que o pessoal costuma colocar como Pandemic eu reconheço que foi um tanto revolucionário na época, mas envelheceu muito mal, diferentemente de PR e Catan principalmente.
Pessoalmente, se e para jogar um jogo de colonizacao de marte, o On Mars traz o tema de um modo muito, mas muito mais interessante.
infelizmete como todo jogo do Vital, se prepara p queimar a cabecinha.
PS - Tb nao gosto do TfM. O unico que considero interessante e o Project Ares, que e e um derivado do Race for de Galaxy, que e um dos meus jogos prediletos.
Acho que é preciso considerar bem a noção de “As 7 Maravilhas”. Vejo elas como construções mais antigas e que foram bastante vistas/famosas. Por conta disso, imaginei jogos que se não foram os primeiros com uma inovação mecânica ou de produto, pelo menos a popularizam e a fizeram famosa ao ponto de influenciarem/inspirarem jogadores e designers futuros.
Assim como muitas dessas maravilhas não continuaram de pé, tal jogo-maravilha já pode ter sido substituído por melhores (ou “envelhecido mal”), mas isso não diminui seus méritos e importância histórica. Segue minha lista, combinando algum nível de inovação, qualidade e importância popular e de vendas (por diversão associei cada um a uma das maravilhas antigas):
Catan : Popularizou jogos de tabuleiro com administração e interação não-agressiva, um marco nos jogos modernos; Associação com “Colosso de Rodes” (comércio e expansão econômica);
El Grande : Controle de área e outras inovações impactantes em jogos futuros; Associação com “Grande Pirâmide de Gizé” (domínio e poder centralizado);
Puerto Rico : Ajudou a popularizar os eurogames fora da Europa, trazendo elementos inovadores na seleção de ações e engine-building econômico; Associação com “Jardins Suspensos da Babilônia” (eficiência e cultivo de recursos);
Caylus : Popularizou alocação de trabalhadores; Esse é um exemplo de jogo que não gosto, mas preciso reconhecer que sem ele não existiriam Agricola ou Stone Age. Associação com “Mausoléu de Halicarnasso” (construção a mando de nobreza);
Ticket to Ride: Reciclou mecânicas de jogos clássicos e aliou com apelo visual em um jogo acessível. Um dos primeiros modernos a vender milhões de cópias; Associação com “Farol de Alexandria” (Auxílio em transporte entre cidades);
Pandemic: Popularizou jogos cooperativos; Associação com “Estátua de Zeus” (unidade e proteção);
Dominion: Trouxe e popularizou deck building; Associação com Templo de Ártemis (complexidade de construção);