Pensei nesse tópico depois das últimas jogatinas que tivemos por aqui.
Sempre fui um cara chato com regras, sempre tentei ao máximo respeitar de cabo a rabo o que o manual direciona a fazer. Principalmente em jogos mais estratégicos com menos sorte envolvida, para não aparecer um “saque rápido de regra pra favorecer uma situação” e favorecer algum jogador em um momento brilhante.
OK, até aí tudo certo. Aí uma vez um amigo meu @diogohsm trouxe o jogo mechs-vs-minions para jogarmos. Cada um pegou lá um mecha, um mapa foi selecionado, cada um tentou entender o que fazia, regras passadas e bora pra diversão.
E foi EXATAMENTE o que rolou. DIVERSÃO. Pancadaria pra cá, pra lá, aniquilando um monte de inimigo, e MESMO ASSIM o jogo estava difícil. Vencemos.
Quando terminamos o cenário, o dono do jogo então explicou que, estávamos jogando errado algumas coisas, mas ele deixou assim porque estávamos nos divertindo desse jeito, na hora fiquei meio ressabiado do porquê ele ter feito isso, sendo que era simplesmente explicar que não podia fazer aquilo e tal. Pensei, nossa, a gente não ia conseguir finalizar NUNCA se fosse daquele jeito.
E fiquei com isso na cabeça.
Minha coleção é praticamente de eurogames, jogos foram entrando na coleção, e aquilo continuou na minha cabeça, TODAS AS REGRAS? OU DIVERSÃO?
Comecei a reparar que durante as explicações (passou de 15min já não adianta explicar muito mais) rolava bocejo, celular…, então tentei começar a explicar o essencial sem mostrar TODAS as paredes invisíveis, aí que comecei a encontrar um balanceamento do cara que explica para a galera que joga.
Não transformar uma coisa com váaaarias regras chatinhas, em algo mais chato ainda. Apontar inicialmente os pontos principais do jogo, o que eu faço no meu turno (pega carta, joga carta, move peão, segue o líder…ícones…)e principalmente ANTECIPAR ANTES/DURANTE da jogada de qualquer um, alguma regrinha que pode acontecer (desde que não seja aquela sacada monstra de um combo que todos poderiam ter feito).
Mastigado assim com regras maiores explicadas, enquanto joga e vai destrinchando (lembrando que PREVENDO possíveis triggers de ação) foi a melhor maneira que encontrei de deixar as jogatinas mais suaves.
Pois bem. EIS que peguei nemesis.
Amerigames (ou ameritrashes para os menos sensíveis), sempre fizeram parte daquele início no hobby. NEMESIS é aquele jogo que eu estava esperando aparecer, desde quando fui apresentado ao zombicide.
Um jogo melhor adaptado, cenário aleatório, combate, especialidades enfim melhor elaborado.
Comecei a ler as regras. Perdão da expressão aqui, !@#$%QUEPARIU. Regras, regrinha da regra, regrinha da regrinha da regra… QUER SABER?!
VAI ROLAR, COOPERATIVO, e VOU FOCAR SOMENTE NO QUE CADA UM DEVE FAZER.
Estávamos em 4, expliquei as ações, pedi para que olhassem as cartas e as habilidades de seus personagens, expliquei como fazer as ações das cartas, pedi para que lessem os objetivos (afinal era COOP), expliquei o que deveria ser feito (motores, nave indo pra tal lugar, sobreviver… contei a estorinha do que aconteceu e rolou com os personagens, FUI O PRIMEIRO A JOGAR (para explicar o que eu estava fazendo) e FUI ABRINDO/EXPLICANDO O JOGO À MEDIDA que iámos nos movimentando (barulho, alien aparecendo, porta fechando…) os encontros com os bichos, combate… tudo NA HORA.
PORÉM, como eu sabia de todas as regras, eu vi que o jogo iria ficar UM SACO DE DIFÍCIL se adicionasse uma regra ali, outra aqui… e deixei passar propositalmente, porque jogar aquilo ali já estava no clima, tava tudo rodando meio liso, galera sacou as entranhas do jogo, e por fim, vencemos no ÚLTIMO round do jogo.
"CARACA… que jogo maneiro, excelente…, curti demais " - comentários da galera
E isso me lembrou das primeiras linhas desse texto. Mesmo jogando com as regrinhas “selecionadas”, o jogo não ficou solto, foi TENSO, e isso me fez refletir em tudo isso.
Saber quais são as regras PRINCIPAIS do jogo, sem dar aquela massa de regras pra galera decorar, e ir abrindo o jogo à medida em que ele acontece pode deixar o jogo mais prazeroso para todos, e depois, numa segunda partida (normalmente na semana seguinte) a gente ajusta tudo o que foi deixado pra trás. As vezes, determinada regra NEM ACONTECE na partida e você pode ter gasto uns 4-6minutos explicando algo que nem rolou.
Eu digo que, normalmente, jogos não abstratos como euros e ameris, possuem algo iniciando em 70-100 regrinhas para cada jogo:
- joga a carta
- move o peão
- se fizer isso,
- nao pode aquilo…
- se fizer aquilo
- sobe aqui
Só aqui foram 6 regrinhas.
Prezar pelo divertimento da turma deve ser essencial. Uma coisa que deve existir é o seguinte, a pessoa DONA do jogo deve saber ONDE o calo aperta para conseguir balancear esse tipo de situação, pro jogo não ficar xexelento demais por falta de regras, ou muito difícil a ponto de NUNCA MAIS QUERO VER ESSE TROÇO NA MINHA FRENTE.