Azul - Pode olhar o lixo (contar peças)?

No manual ele especifica que os azulejos descartados devem ir pra tampa do jogo. Mas os jogadores podem ter acesso a essas peças para contar e ter uma ideia o que ainda tem no saco?
Me questionaram sobre isso em uma partida e eu acho que não teria problema. Alguém joga dessa forma?

Quando um jogo não proíbe algo, e nem coloca “fechado” “de volta na caixa” ou dentro de um saco, ou similar para esconder a informação pode considerar que é permitido sim fazer contagem.

1 curtida

Mesmo sem olhar no lixo, dá pra fazer a contagem pela quantidade de azulejos colocados.
Ex.: se um jogadores já preencheu a linha com 4, outro preencheu a com 5 e um terceiro tem 2 na fila de três, dá pra contar quantos já saíram.

Daria pra ter uma ideia, mas não certeza por causa dos azulejos quebrados

1 curtida

Meu entendimento é que pode sim, pois não consta no manual uma proibição explícita.
Mas na dúvida, eu combinaria uma “house rule” com a mesa.

1 curtida

Não lembrava que o manual falava para ir na tampa do jogo. Outras versões do Azul já vem com uma torre para colocar o descarte, impossibilitando de contar a qualquer momento.

Nas minhas partidas, deixamos num descarte aberto, mas nunca vi ninguém contando - e eu particularmente acho que não deveria possibilitar a contagem, pois é para ser um jogo leve e rápido, e deixar ficar contando pode deixar ele lento, estragando a experiência (mas talvez num cenário competitivo, contar pode ser uma opção)

4 curtidas