Estou procurando um jogo estilo “tetris” pra minha coleção, tenho o Project L, mas acredito que este seja bem diferente dos citados nesse tópico.
Considerando que o Ilha dos Gatos está por volta de 300 reais, Barenpark e NY Zoo por volta de 200 reais, quais vocês considerariam o melhor jogo para se ter na coleção?
Já joguei Barenpark no BGA e gostei, mas não amei. Achei que a temática não me cativou tanto, mas não descarto a possibilidade. Vi vários gameplays e reviews, mas não tive a oportunidade de jogar os outros dois.
NY Zoo me cativou muito pelo tema e pelo fato de não ser apenas questão de alocar peças de tetris. Mas entendo que muitas vezes simplicidade torna o jogo melhor rs
Ilha dos gatos me parece uma boa opção, além de ser melhor rankeado, mas tenho ressalvas. O preço é bem mais salgado e tenho medo do jogo ser muito complexo e não ver muita mesa (jogo mais com pessoas que curtem abstratos tranquilos como azul, takenoko, coatl, dentre outros). Outra preocupação é o tempo de jogo, que acredito que seja o maior dentre os 3. Talvez o modo família possa corrigir esses problemas até galera estar preparada para o modo normal. Mas será que tem um bom custo-benefício, vale esse preço?
Em contrapartida, já tenho vários jogos familiares e mais fáceis de se jogar/aprender, então certa complexidade poderia ser bem vinda. Estou tentando introduzir jogos médios como Red Cathedral e Castles of Burgundy (meu grupo gostou de red cathedral, mas não amou - menciono isso para vocês terem uma noção da complexidade tolerada pelo grupo).
Não pretendo adquirir mais jogos nesse estilo, então queria a indicação de um que suprisse essa vontade de ter um jogo com essa temática na coleção.
Eu não joguei o Ilha dos Gatos e nem o New York Zoo. Eu gostei do Barenpark, mas também não amei, embora goste muito do autor.
Vim responder seu comentário para engrossar o caldo do feijão: já chegou a ver a possibilidade de pegar algum outro jogo de tetris como o Patchwork, Arraial ou Paris?
Te pergunto pois adoro o Paris, que é na minha opinião o melhor desse estilo já que tem uma profundidade estratégica bem legal, ainda assim mantendo a simplicidade! Além de um ótimo custo benefício pois é o mais barato de todos.
Espero não ter te confundindo ainda mais.
Abraço!
Entendi, Isabela. Então não adianta ver o Paris pois ele também é somente para 2 jogadores!
Se você se interessar por jogos de escrever, dê uma olhada no Cartógrafos. Ele é muito bom e comporta muitos jogadores!
Fica minha contribuição sobre o assunto. Tenho patchwork e Ilha dos gatos, já joguei barenpark e nunca joguei os outros citados. Acho patchwork um ótimo jogo, meu preferido exclusivo para 2 jogadores. Sobre Iha dos gatos, tenho mais de 20 partidas e digo e ainda nao me cansei do jogo. O jogo te possibilita diferentes estrategias. Existem elementos de sorte que deixam o jogo ainda mais emocionante, alem de uma grande diversidade de cartas com diferentes efeitos. As regras são simples, como as fases são bem definidas, o jogo se torna menos complexo e roda super bem depois de uma ou duas rodadas(sendo que uma partida tem 5).
Falando um pouco dos pontos negativos do jogo, em quatro jogadores, principalmente se houverem jogadores que pensam muito na jogada, o tempo te jogo é bem prolongado e pode se tornar cansativo. O modo família, na minha opinião é muito inferior ao modo normal e só se tornou util quando jogamos com idosos pois se torna uma especie tetris bem limitado. Outro fator que podemos levar em conta é o tamanho da caixa, que é grande e pesada e pode ser um ponto negativo se comparado aos outros.
Meu ultimo ponto, comparando ilha dos gatos e barenpark, acho barenpark inferior, um jogo com uma temática e ilustrações que não me chamam a atenção, gameplay bem parado. porem, é um jogo mais leve e rapido principalmente falando de 4 jogadores.
Joguei o barenpark algumas vezes e sempre fez sucesso. Não é maravilhoso, mas duas ou três partidas vai muito bem.
Peguei o NY zoo numa troca, mas não gostei da qualidade dos componentes e tabuleiro, mal colados (tanto que já tava com um tabuleiro extra de reposição), provavelmente produção nacional (os meeples são bons). Passei sem jogar.
Depois peguei o project L, joguei duas partidas ou três e não brilhou, não teve emoção, então passei pra frente, pois Barenpark foi bem melhor.
Ilha dos gatos está na pilha da vergonha, então não posso opinar. As vezes penso em passar ele, mas vou esperar. Pois acho que ele pode ter mais desafio e ser mais satisfatório. Se tiver paciência acha ele por menos de 300 como novo, acho que vale mais que NY zoo por exemplo, pela variedade estratégica, qualidade e quantidade de componentes.
Não entendi, não gostou do tema de Barenpark e gostou do tema de New York Zoo? Os temas são basicamente a mesma coisa, com animais diferentes.
Se você gosta de Patchwork e desse sistema do Uwe de andar e pegar peças, vai adorar New York Zoo, fora que cabe de 1 a 5 jogadores. Única coisa é que é FEIO, olha, aquele canguru parece um castor geneticamente modificado, me dá arrepios. Mas é uma delícia, o favorito da minha mãe, uma senhora de 58 anos que ama jogos família. O rapaz que falou que a qualidade é ruim pegou o produto avariado do dono anterior (que não cuidou bem ou teve azar, não sei) e tá culpando o jogo, aqui ele está perfeito.
A ilha dos gatos não é difícil, se você acha Coatl tranquilo, também vai achar o Ilha dos Gatos. É um pulo bem menor na complexidade do que um Red Cathedral. Se você tem gatos, a caixa vira um espaço para colocá-lo (na verdade, ele já vai se colocar lá kkk)
Vou dar meu pitaco aqui: O Ilha dos gatos é mais jogo em geral, mais profundo, mas é mais difícil para entender, nada complicado, mas alguém fora do hobby poderia se embananar, mas certamente tem o melhor valor em jogabilidade.
Em relação ao barenpark e o new york zoo, eu tenho o new york zoo e prefiro por ter mais interação, não ter contagem de ponto, deixando mais fluido o final de jogo e ir até 5 jogadores, mas são jogos mais simples mesmo.
Fica a recomendação de testar sempre que possível (o barenpark e o ilha dos gatos tem no board game arena).
Também acho que cartógrafos é uma opção legal se desenhar não é incômodo e curte flip and write (recomendo usar canetas coloridas), ele é simples de entender, mas tem MUITA variabilidade e dá pra se aprofundar bem, além de comportar número infinito de jogadores, mas com pouca interação.
Os outros jogos citados vão bem quando gosta da mecânica complementar: Project L (engine building), banquete a odin (alocação de trabalhador), arraial (jogo de tetris mesmo, não somente polyominos), etc.
Se for pra 2, concordo com a dica do Patchwork. Jogo mais redondo não existe.
Number 9 eu curto, mas a partida é bem curta, rsrs. O setup se resume a tirar a tampa do jogo, a explicação dura 10 segundos, agrada todo mundo. É um bom jogo de sobremesa, pra finalizar a noite de jogatina.
Bom dia! Amei o tópico. Também adoro jogos estilo Tetris, que é a mecânica de puzzle. Dos que citaram, meu favorito é o Patchwork: fácil de entender, duração das partidas de uns 30-40 minutos. Tenho Baren Park, mas ainda não joguei. Como seu grupo curte Takenoko e Azul (tenho e acho fantásticos), eu indicaria o Tiny Towns, que é alocação de peças e tem essa pegada de puzzle, assim como Reef (muita gente enjoa, mas eu adoro e não é difícil de entender). É muito difícil decidir por um jogo. O gosto é individual. Eu assistiria a gameplays dos seus jogos de interesse e veria qual te agradaria mais. Os jogos estão caros para a gente investir em um que não vai ver mesa.
Hoje temos o world of wonders que lançamento e tem uma carga mais estratégica que todos citados acima.
Ja foram citados varios jogos acima q sao muito bons, mas caso queira algo mais inovador vai de World of Wonders.
Ilha dos Gatos, na minha opinião, é disparado o melhor dos três. Mesmo sendo um pouco mais caro te entrega uma experiência bem legal e não é difícil. Minha família adorou. Já comprei a expansão depois que o joguei, mas ainda não a coloquei na mesa.