Dá pra adaptar as regras de Ticket to ride Países Nórdicos no Ticket to ride Europa?

Pessoal, ainda não possuo nenhum jogo da série Ticket To Ride e até então estava certo em pegar a versão Países Nórdicos, pois basicamente jogo só com minha esposa 98% das vezes.

Porém ao assistir uma vídeo de regras do ticket to ride Europa, salve engano meu, notei que a única diferença (de peças) seriam as estações que existem na versão Europa e estão ausentes no Países Nórdicos.

A dúvida é: dá pra jogar com as regras de Países Nórdicos na versão Europa apenas removendo as estações do jogo? Pq aí daria pra ter um TTR com mais espaço pra uma eventual jogatina com mais pessoas e tal

1 curtida

Existe uma diferença nos acessos dos mapas. Para 5 pessoas, sem a estação, fica um mapa apertado e muito fácil e ser fechado. Claro que pode ser uma proposta que seja divertida para seu grupo mesmo assim, gosto é gosto quando se fala de lazer, não existe lazer errado se funciona para os envolvidos.

2 curtidas

A ideia seria usar regras do Países nórdicos apenas até 3 jogadores mesmo. Acha que seria fluida a experiência ou bagunçaria o jogo? Pensei tipo o Europa ser “2 em 1”. Regras padrão dele e regras do Países Nórdicos, caso possível. Oq acha, @rodrigocaruso?

(metendo a colher no mingau alheio… eu tenho quase todas as versões do Ticket to Ride, inclusive essas duas)

O mapa em si do Países Nórdicos é mais “apertado” (daí a limitação para até 3 jogadores), com menos vagões por jogador e uma rota longa de 9 espaços/vagões. Essa rota dá uma montanha de pontos e acelera o término da partida. É isso que muda a dinâmica do jogo, mais do que as diferenças nas regras.

Aliás, a mudança nas regras vai além das estações: o uso de cartas de locomotiva (coringa) é bem diferente. No Países Nórdicos, você pode comprar coringas à vontade, mas só pode usar em rotas com balsa, com túnel ou na rota super longa (também dá para usar 4 cartas como se fosse um coringa nessa rota longa).

Assim, ao meu ver, acho que simplesmente usar as regras de um jogo no outro bagunçaria demais, e não deixaria o jogo menos ou mais divertido/apropriado para 2 jogadores…

Minha dica seria comprar o Europa mesmo. Ele é mais versátil: roda direitinho com 2 jogadores, suporta as eventuais 3-5 pessoas na mesa, e permite que você expanda com outros mapas (como o Países Nórdicos vem com vagões a menos, as expansões não funcionam com ele).

5 curtidas

Basicamente você quer jogar em 3 pessoas sem as estações, é isso? Não vejo problema nenhum… Já joguei até em 4 sem as estações e sem a regra dos túneis com um grupo que só tinha jogado o TTR EUA e não queriam as regras adicionais do Europa, e fluiu super bem. A disputa pelas rotas ficou maior, teve mais bloqueio e dedo no olho, e foi bem divertido.
Claro que o mapa do Países Nórdicos tem algumas peculiaridades que você não vai ter como adaptar, mas se a ideia é simplesmente ter a opção de jogar sem as estações, vai fundo, funciona.

1 curtida

Obrigado, @caieme!!

Obrigado, @gtisot!

Acabei pegando o Países Nórdicos mesmo. Caso flua bem aqui, futuramente terei intenção de pegar o Europa visando as expansões =)

2 curtidas

Se está visando expansões de mapas, não precisa do Europa, o Países nórdicos vem com trens suficientes pra usar na grande maioria dos mapas de expansões.

1 curtida

Bom saber! Achei que seria obrigatoriamente necessária uma das bases (EUA ou Europa) para usar mapas das expansões. Mas a depender do nível que esse jogo agrade aqui em casa, acho que depois pego o Europa também basicamente pelo número maior de cores de vagões para possíveis reuniões com amigos

1 curtida

Tem o Alemanha também que é uma caixa básica pra 2 à 5 jogadores e tá com um preço legal. A mecânica diferente dele é a de coletar passageiros quando se toma uma rota, mas acho que não existem rotas de túneis e balsas nesse mapa.

Sinceramente de todos os mapas que já joguei (só num joguei uns 4) o Europa é o que menos curto. A mecânica das estações da uma sensação de que não se precisa criar novos caminhos pra completar um bilhete, é só usar uma estação e pegar emprestada a rota do amigo. Pra mim uma das maiores diversões de Ticket to Ride e fazer caminhos diferentes quando se é bloqueado e com isso conseguir completar novos bilhes com mais facilidade.

1 curtida

Opa! Vou procurar uns gameplays dessa versão p/ “sentir” a diferença na jogabilidade. Obrigado mais uma vez! :grin::grin::grin::grin: