Dia do Trabalho, Cartomania, MarciusCon— Maio/2024 (Parte I)


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Acervo

+ Mini-Expansão para Diamant (da Europa via Israel)

Como peguei Diamant do Leo de volta, resolvi também apostar nessa expansão lançada ano passado. Ela parece adicionar um plus no joguinho que, por mais divertido que seja, precisa de um respiro. Inclusive, as novas edições de Tesouro Inca lá fora já virão com esse extra por padrão. Também veio mais um pacotinho de Arkham Horror que eu nunca jogo.

+ Seas of Strife (Presente do Israel)

Ter amigo morando fora continua rendendo, o bicho me trouxe um Seas of Strife de presentinho, a melhor vaza sobre barcos fora do Mediterrâneo. Obrigado JOW, Semper Strife ! Seremos Imortais #GT

- Space Empires 4x + Expansões (Murilão)

Minha cópia com mais de 5 anos e foi jogada só uma vez. Convidei o Nael para uma série de umas 4 partidas no BGA e decidi que foi suficiente. Não quero dar o trabalho ao pessoal de aprender uma coisa dessa, por mais genial que seja essa coisa (e eu sou muito ruim nesses wargames de trocação franca). Vamos jogar teu Eclipse ai N4t4n431 que é mais negócio.


Jogatinas

1 de Maio, Dia do Traba…. DIA DE JOGAR!

Familia Polenta e nós fomos visitar os primos de Criciúma. Entre chuva e muuuuita comida, rolaram diversos jogos leves/médios.

Renature (1x): dessa vez com as regras certas. Com Alisson , Samara e Polenta . Novamente senti a semelhança com Mexica , mas esse tem seu próprio espirito. Pontuação bem apertada, muita furação de olho DIRETA (delicia!). Kramer e Kiesling são os reis da interação euro alemã.

Akropolis (1x, Novidade): com Patricia , Samara e Cadu . Que jogo simples, direto e divertido. Pontuação semi-hard (usamos um app que ajuda). Falando em Pontuação, talvez usar as formas avançadas todas deixe o jogo com mais conteúdo.

Nota 7: draftar peças, colocar peças, sofrer com as decisões. Pontuação exige alguém que saiba tabuadas ou um App.

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The Castles of Tuscany (1x): ideia da Patricia de relembrar “o jogo do leãozinho”. Lá fui eu rever as regras com 10 pessoas ao redor, tenso! Por sorte, Samaragiustina e Polenta pegaram as regras osmose.
Jogo gostoso, simples na pontuação (se vocês não errarem a regra que nem eu), turno gira na velocidade da luz italiana.

Nota 7 (era 8): boa duração, pouco downtime, passa sentimento legal de construção e combinhos. Achei apenas repetitivo: compra-joga carta em loop por 1 hora e meia, sem nenhum poderzinho, texto, carta unica… só para combinar cores mesmo. Jogo bonito, brinco fácil se for convidado.

Blue Lagoon (1x, Novidade): Alisson queria sugestão para “jogo de completar frete grátis”, sugeri esse por puro interesse meu em experimentar esse Knizia leve. Ensinei para ele, Cadu e Alicia ( 7–8 anos). Todos curtiram a leveza das regras e interação.

Consenso geral foi a dificuldade de ganhar os pontos por estar presente em todos as ilhas, com tentativas frustradas (ou podadas pelos amigos).

Nota 7: um excelente family game do Knizia com altíssima interação, boa duração, regras na medida, bonito demais e com produção bem boa da edição nacional. Lembra Through The Desert, mas a forma de pontuar da um sabor distinto entre os jogos.

Tristeza: Simpsons (1x): é um jogo obviamente datado com aquele Roll and Move chaaaaaato. O resto ta okay , quem curte dedução se esbalda em ficar juntando as pistas.
Agradei a prima pequena e pude brincar num jogo surrado, com durex no tabuleiro, cartas gastas e o envelope da resposta rasgado.

Nota 5 (era 6): Longo e datado. Minis bonitas dos Simpsons.

Century: Golem Edition (1x, Novidade mais ou menos): já havia jogado Century normal anos atrás quando o Israel Fonseca teve e vendeu antes de eu poder jogar uma segunda partida (poxa jow!).

Gosto desse engine micro-building , parece tão complicado (para minha mente limitada) achar um caminho de prosperidade na troca de recursos por cartas grandes. Acho que é por isso que gosto, acho fácil de jogar, mas não consigo dominar. Essa edição é bem bonita, apesar de preferir o tema da edição original.

Nota 7: Mesma nota do Century original. Gosto do jogo mas acho ele um pouco repetitivo (pega pedra, pega carta etc). 5p talvez não seja uma quantidade de jogadores ideal devido a dança muito rapida das carta do display que reduzem o planejamento (que eu mal consigo fazer normalmente kk)

Gravity Superstar (2x, Novidade): curti demais o tema e a forma de se mover no mapa . Só faltou uma 4 dimensão para me sentir no Interestelar… MAS, tem uma sortezinha nas cartas distribuídas no início da partida que podem te impedir de fazer jogadas legais iguais aos amiguinhos.
Considerando que é um jogo infantil, eu seria a criança chorando. Na vida real, durante a partida só fiquei putaço , e explico*:* minha vez demorava para chegar e quando chegava eu não conseguia fazer metade do que os outros (principalemte os primeiros) fizeram. Ou minhas cartas eram piores, ou o estado do board mudou e deixou poucas oportunidades ou a partida só terminava mesmo. Em uma partida eu joguei apenas 2x antes do jogo terminar.

Nota 4: ideia boa de gravidade no 2D. Estranhamento curto em 5–6 jogadores. Jogar com menos pessoas para ver se muda para melhor, mas possível bottom 5 de 2024.


MarciusCon (feat. Israel “Holambra” Ben)

Depois das aventuras em Brasilia com A Turma do Marcinho e a CovilCon , eis que retorna para casa Inside Bob , Israel Holandinha , junto do Maior Agente da ABIN undercover , Marcius .

Nota do isR34L: Review da Covil Con vem em breve, antes de Essen. xD

Dois/Charms (1x, Novidade): na recepção dos guerreiros, Marcius apresentou a vaza do Genial Taiki Shuriken , onde você joga com o naipe e o valor da carta separadamente. Demorei para entender o pensamento necessário para esse carteado, demorei mesmo, até agora pensando kkkk

Jogo tão diferente que distorceu a realidade e as fotos do dia.

Nota 7: vaza que apresenta uma forma diferente de pensar em quais cartas jogar. Brinco mais, só me chamar.

Babylonia (1x, Novidade): sonho realizado em jogar essa maravilha. Talvez seja um dos melhores Knizias, mas só uma partida não foi suficiente para dar a medalha.
De qualquer maneira, é uma boa mistura do que já conhecemos do autor, e agora com um toque bacana dos tile bonus que dão superpoderes durante a partida. Um item moderno que achei legal o autor trazer para um jogo que parece ter sido lançado nos anos 90 (é um elogio).

A partida foi tão rápida que deixa um gostinho de quero mais, o que é excelente também, e a explicação foi super simples.
Bob voou, mas no final a experiência do Marcius passou por 10 pontos e venceu. Eu fiquei no terceiro pelotão, não gosto de fazer pontos (by Marcius ).

Nota 8: Through The Desert + Samurai nas mecânicas, Tigris & Euphrates no tema. É tipo um This is Knizia no Spotify. Regras sucintas, partidas curta, rejogabilidade por conta dos jogadores e de um setup rapidinho. O jogo clama por várias partidas seguidas.

Nota do isR34L Tigris & Euphrates killer, pode jogar fora.

The Bottle Imp (2x, Novidade): que vaza boa, e mais incrível, temática! (Explica o tema ai Marcius ).

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Demorei para entender, inclusive fazendo as piores jogadas possíveis, mas quando peguei o jeito fiz o Bob chorar. A ordem no turno em 3 é mortal se você jogar igual um fdp .

Nota 8: ótima vaza que não reinventa nada, só adiciona uma mecânica muito dinâmica que da total controle aos jogadores para definir o trunfo.

Power Struggle (1x, Novidade): esse foi surpresa do Marcius, acho que ninguém nem havia ouvido falar dessa antiguidade. Explicação foi doida, daquelas que sempre tem mais um detalhe, e mais outro… agora vamos começar, não não, espera que tem mais um detalhe. Vocês entendem né. Apesar disso, a hora que começa a jogar tudo faz sentido, e o tempo de jogo em 5p foi de apenas 1:30h.

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Tematicamente você quer ter mais poder dentro da empresa, e ai você desmancha setor, cria outros, põe cubos para trabalhar, trabalhadores para sentar na cadeira e ficar parados segurando vaga dos outros, e por ai vai. Só faltou ter um lugar para tomar um cafézinho e falar mal dos “colegas”. Se bem que, as cartinhas de “missão” dão esse toque de ódio pessoal.

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Nota 7: bom simulador briga por poder dentro de uma empresa. As cartas de “arqui-inimigos” geram situações muito legais de conflitos velados, e as vezes bem declarados. Deixou duvidas quanto ao equilíbrio, pois uma das trilhas de pontos era muito mais complicada de subir em relação as outras.

Aegean Sea (1x): primeira vez jogando ao vivo, antes apenas passamos trabalho online. A surpresa é que na mesa de verdade passamos tanto trabalho quanto! kkkk

Jogo truncado. Cada ação precisava confirmar se não estava infringido umas 3 coisas, e perguntava pro amigo, e olhava manual, e player aid e depois descobria que tinha jogada errado.

Essa é a vida do Fã do Carl Chudyk : “investir” 2 horas para tentar entender o que se passava da cabeça dessa mente genial quando ele bolou o jogo. Resposta: não entendemos.

Nota 8: Innovation + Glory To Rome + Poderes Assimétricos + AVC a cada escolha. Carl Chudyk continua alimentando seus fãs com um jogo mais complexo que o outro. Esse aqui estamos longe de destravar e começar a aproveitar.

Lords of Waterdeep (1x): ensinando pela primeira vez, esqueci um detalhe só e rodou tudo liso. Turma gostou da simplicidade. Foi divertido ver o Xupim adquirindo todos os cubos pretos (todos mesmo!).

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Spicy (1x, Novidade): esse foi engraçado. Israel jurou que tanto eu, quanto o Xupim iriamos odiar o jogo. Resultado: ambos adoraram e já já vem uma cópia por aqui.
Adorei a simplicidade das regras, a arte dos gatos bizarros e a diversão que cartas com números proporcionaram.

Momento top foi ver o Cadu Guerreirinho jogando e não conseguindo mentir. Esse é um menino de ouro (pena que no jogo não valia a pena falar a verdade kkk).

Nota 8: para que Coup, Resistance e todos esses jogos de mentir se existe Spicy?

Inside Job (2x): Fui pressionado pela nossa mesa a dizer que esse é um The Crew-Killer , mas achei bem diferentinho. Não me coçou a mesma coçeira, lembrando mais aqueles jogos de traidor (Resistance, Dead of Winder etc) que um jogo coop puro.

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Nota 7: gostei do conceito de traidor no meio da vaza, jogaria mais vezes. Vaza onde o tema faz algum sentido.

Insondável (2x, Novidade): esse sem duvida foi o melhor jogo da MarciusCon , inclusive, para entrar no top 5 de 2024 .

Na primeira partida, casa do Siri, onda de calor infernal, cheguei a me desidratar (sério). Marcius suando o rosto enquanto explicava as regras que não terminam mais (15 min que pareceram 15 horas), Bob calado, Arthur nú, Siri forte, Israel com aquele cabelo enorme fingindo que estava tudo bem… mas quer saber? FOI JOGÃO.

Nota do isR34L: Vocês não tem noção do quão quente estava. O Bob realmente parecia que ia passar mal. Talvez tenha passado.

Partida foi vitória para os Bicho do Mal , que nem precisaram se revelar, porque eu fui um capitão inconsequente. Discurpem ! Como a turma de Brasilia nos avisou: “Marcius sempre ganha ”. Israel era vilão também, igualmente dissimulado.

Na próxima reunião, Lanzen deu a ideia de tentarmos mais uma , e lá foram todos ajudar no setup , zero explicações, só sentar e jogar (agora com a temperatura menos insalubre). Achamos que seria derrota já nos primeiros turnos, mas revisamos a movimentação dos bicho-sapo e foi domínio completo das regras (e dos bichos) a partir dai.
Essa partida teve revelações dos Híbridos, com Bob_ tirando a mascara. Mais adiante na partida, isR34L iniciou um teste, ninguém quis acompanha-lo, e o resultado foram 3 cartas negativas. Estava ali revelado o segundo Hibrido, que ficou Roxo de vergonha kkk. O curioso é que ele continuou humano para poder nos atrapalhar mais a ainda. Parecia correto nas regras.

Essa partida foi até o último turno, chegando pertinho de vencer, com todo tipo de carta aparecendo e reviravoltas a cada vez do jogador. Os humanos sucumbiram, mas a experiência foi excepcional.

Ao final, pedimos mais uma, mas o Marcius guardou tudo na caixa bem rapidinho e fugiu pra jogar uma vaza qualquer do Taiki Shiwawa .

Nota 9: esse é o melhor jogo com traíra que já brinquei. Regras sem mil exceções, manual sucinta, downtime baixo (todo mundo sem participando dos testes). Gostei da forma em que o tema ficou implementado nesse universo da Fantasy Flight/Cutulo. Talvez jogando mais comece a ficar um pouco repetitivos os eventos e cartas, mas ainda assim, a experiência é altamente dependente dos jogadores.

Troyes + Expansão (2x): para fechar a convenção, fomos de 2 seguidas desse adorado por todos os participantes. O que mais mais divertiu foi assistir a reação do marciusfabiani com as cartas da expansão “Vou ter que estudar o jogo todo de novo”, “pode jogar fora” e por ai vai.

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Melhor escolha para ultimo jogo do evento. Obrigado aos amigos, voltamos logo com mais eventos aleatórios e ótimos jogos.


Spiel des Jovem by Arthur

Essa é a nossa seção kids (brincadeirinha) para a futura geração de escritores do Spiel des Djow já que o Cássio e Israel estão praticamente senis já.

Cartomania

Lembro de quando chegou no colégio as cartas que vinham no salgadinho. Eram algumas coleções que envolviam dragões, vampiros e outros monstros. Obviamente fui pego pela febre, pois todos os colegas e amigos estavam jogando. Tive esse flashback quando o _Djow começou a falar do Cartógrafos que pegou em uma troca recente com o LeoDoraJu .

Joguei algumas partidas sozinho no BGA e continuei com a mesma opinião que já tinha formada na cabeça: “Ótimo jogo, aconchegante e desafiador”. Os dias passavam, cada vez mais o jogo era comentado entre o grupo e eu me sentia infectado pela CARTOMANIA.

Ao longo das partidas identifiquei os principais pontos que avalio antes de cada decisão tomada no jogo:

  • Posicionar formatos em espaços que me deem liberdade no futuro é sempre uma boa ideia.
  • Priorizar o acúmulo de pontos da estação presente. Me parece que é mais vantajoso pontuar agora do que planejar para depois. Gosto de construir pontuações futuras baseado nas minhas jogadas presentes. O que você joga agora tem que lhe dar oportunidade de pontuar lá na frente.
  • A moeda + formatinho pequeno é muito melhor do que o formato grande, 98% das vezes. Afinal toda estação ela pontua e ainda é acumulativa.

O segundo ponto não é algo que eu considero definitivo, nenhum deles é, mas é no 2º que está a grande graça do jogo e que me fez sentir como criança com as cartinhas Elma Chips. A ponderação de que formato escolher, qual carta de decreto pontuar, quando, e o que esse posicionamento de AGORA contribui para minha pontuação FUTURA é a alma de ser um Cartógrafo . Ou Cartomaníaco , como preferir.

Mas e você, têm alguma tática para fazer mais pontinhos no Cartógrafos? Que jogo já virou vício no seu grupo?

Ass. Tesoureiro do clube de viciados em Cartógrafos.

(Por favor, nos ajude.)


Ufa, é muito jogo gente, voltamos com a Parte II daqui a pouco.


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