Etapas de criação de um jogo

Há cerca de 2 meses eu iniciei o processo de design do meu primeiro jogo. Uma temática atual, uma intencionalidade justificável, etc. Mas dá um medo. Eu não sabia por onde começar. Meu ponto de partida foi me basear em infográficos sobre o assunto em um material impresso que eu obtive de uma empresa. Foi ótimo para começar.
Aos poucos o jogo se materializava na minha cabeça. Fui para o computador e fiz uma tempestade de ideias para organizar meus pensamentos e fui rascunhando elementos visuais. Depois comecei a fazer um mindmap para que eu pudesse enxergar os elementos do jogo no tabuleiro e suas funções. Fiz os primeiros esquemas visuais e rascunhos do tabuleiro principal há alguns dias. Então comecei a construir as cartas do jogo de forma simplificada para testar a mecânica. Em breve irei imprimir o primeiro prototipo caseiro.
Contudo, uma coisa me preocupa… Depois que eu estiver com o jogo pronto, testado, o que farei? Como conseguirei um ilustrador/designer? Como conseguirei produzí-lo? Apesar de já estar no bobby há 16 anos, nunca me vi neste lugar. Alguém tem alguma dica bacana para compartilhar?

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Parabens cara, acho que uma das etapas mais dificeis você ja começou, que é começar a fazer o jogo, varios tem ideias, mas muito nem começam, to igual a você, começei a produzir meu jogo a pouco tempo, a pesar que a idea base esta na minha cabeça faz alguns anos.
Sobre a parte da publicação, meu conselho é ache um meio de fazer as pessoas conhecerem seu jogo, abra play tests e crie posts sobre ele.
Play test com outras pessoas até fora do seu circulo é muito importante, pois seu jogo tem que ser bom e divertido para os outros, muita coisa funciona na nosa cabeça ou nos nossos testes, mas quando cai na mão de outros eles nos mostram que ainda tem coisa para polir.
Depois, quando seu jogo estiver maduro, aconselho buscar contato com editoras, mande um release sobre ele e até link os posts que vc criou sobre ele, isso pode ajudar.

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Fala pessoal! Pedro Latro do Tao Long aqui. O Brasil hoje tem uma comunidade bastante ativa de game designers. Te sugiro fortemente entrar na Oficina de Playteste Online, a maior iniciativa que vi por aí de um grupo pra trocar experiências e testes.

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