Acervo
+ Oath (Alquimistas dos Jogos)
A melhor (e única?) pre-venda que fiz. Normalmente fujo desse formato, mas dei minha confiança para a Meeple BR que prometeu Dezembro mas entregou no final do Novembro já.
Lindeza nos componentes, capricho na produção de cada detalhe, robustez da caixa. Altas expectativas!
+ Imperial 2030 (Alquimistas dos Jogos)
Já estava com frete grátis, porque não pegar mais um jogo? Desculpa, mas tive que aproveitar a melhor oferta que já vi desse clássico econômico do Mac Gerdts. Poucas expectativas, só espero que sirva para aqueles dias com 6 cabeças nas jogatinas de sábado.
OBS: que capa feia, meu senhor… ao menos os componentes e mapa são bonitos, classudos.
Jogatinas
As Viagens de Marco Polo (1x): primeira partida do mês foi um 1x1 com o Marcel, desse que é meu euro italiano com dados e tema europeu de viagem preferido. Conseguir colocar todas as casinhas no mapa com muitas viagens é satisfação total e completa!
Compra as expansões ai Cabeça!!
Clãs da Caledonia (2x): dia de visita do Menino Arthur e o Marcel apresentou Clãs. Rodou bem, com boas pontuações, inclusive bem boa para primeira partida do Arthur.
Clãs também viu mesa antes segunda partida de Oath, o que não foi boa idéia… mais sobre isso, logo, logo.
Troyes (2x): continuando a com a visita, fomos para nossa segunda tentativa de Tuá. Na primeira partida semanas atrás estávamos já com sono na hora que esse apareceu, mas hoje estávamos bem acordadinhos (quero caféééé!).
Essa partida foi BEEEEM melhor, rodou liso a parte de regras, só precisando revisar as cartas (e pior que começamos a memorizar algumas, se cuida campeonato mundial!).
Ele abandonou o jogo aqui e pude jogar em outra oportunidade com o Felipe, enquanto a turma jogava um Clãs na outra mesa. A partida em 2p fica bem diferente, parece que da pra fazer mais coisas, mais combos, e tem uma duração semelhante a 3p.
Orleans + Expansão (1x): a temática de cidade francesa se manteve, e também recebemos o grande Polenta. O cara é novo na jogatina da turma mas é macaco velho do MTG e já ta bem firme nos BGs também, ganhou, sendo a primeira partida dele. GG EASY.
A expansão de comércio e intriga é MUITO BOA. Gostei do novo board de prefeitura, cheio de efeitos diferentes, estimula mandar gente pra lá. As cartas de rotas também fazem o pessoal sambar no mapa todo atrás das entregas. Os eventos não senti tanto impacto.
Nota 10 (para a expansão): ao menos os módulos que usamos, achei ótimos!
Decrypto (1x): a partida mensal do codenames-killer (!). Essa foi de casais: Marcel e Esposa VS Arthur e Djow. Rolou dica igual a palavra do código (jogada ilegal) e só percebemos no final, então todos venceram. Rapaz, jogo bonzinho!
Oath (2x): na semana seguinte estreamos o recém-chegado novo jogo do Djow. Tentei seguir o Guia de Jogo a risca, explicando tudo muito por cima, dando só um contexto do jogo, pincelada nas ações… problema que o time é HEAVY ULTRA GAMER. Já pediram todas as explicações (que eu não tinha) e acabamos caindo já em perguntas bem específicas. Devia ter pedido calma, mas vi a galera empolgada e não segurei o ímpeto deles.
Ainda, seguindo o Guia, fizemos a rodada scriptada que o manual oferece. Achei MUITO BOA, porém, já tínhamos visto as regras meio com alguns detalhes, então foi meio maçante e repetitivo.
Foram mais de 4 horas sentados a mesa para finalizar a partida no início do quinto turno com Bob vencendo no susto. Muitas dúvidas, muita discussão, desconfiança no manual, na tradução, nas interpretações.
A segunda partida foi pesada por outro motivo. Escolhi jogar Clãs por ser mais “rápido” caso o Felipe pudesse chegar a tempo. Ele não chegou, jogamos 3 horas de Clã, morremos, e depois fomos para o Oath já desgastados.
Foi uma partida com as regras mais entendidas, porém a parte da Cidadania ainda havia de ser testada, o que consumiu bastante tempo de leitura e interpretação. Terminamos a partida nos ultimos rounds com a vitória do Chanceler Bob.
Fica a sensação de sermos burros coletivamente, mas parece ser só um jogo estranho que estamos tentando desbravar. Ao fim de cada partida fica já a vontade de ver o desenrolar na mesa nas próximas iterações desse mundo que estamos construindo juntos.
Carcassonne (2x): Tivemos a visita do Glauco que andava de férias por aqui, e eu e o Nael capturamos ele para uma tarde de jogatinas.
Esse Carcassonne encaixou como uma luva, com aquela primeira partida com bastante dicas para o iniciante, e uma segunda já mais disputada. Excelente!
Glory to Rome (1x): A Noiva se auto-incluiu quando viu que íamos jogar algo “do mesmo autor do Innovation”. Como era estréia da cópia do Nael, fizemos muitas conferências no manual e tomamos dano no tempo de jogo, um pouco mais longo do que esperado, mas ainda assim todos curtiram. Louco pra jogar já com as regras redondas.
Nota do isR34L: Realmente o tempo ai pode ser traiçoeiro, diria que o GtR modo campeonato mundial, é focado em rush e acabar o jogo rápido. Porém como ele é “meio sandbox”, é fácil cair na vibe “Ages of Empires” de querer fazer um milhão de pontos e não forçar o fim de jogo.
Paper Tales (3x): A Noiva vazou e o Felipe chegou, então estreamos a cópia dele desse jogo. Foi meio que aprendendo e jogando e correu tudo certo. O jogo é simples e rápido, durando só 4 turnos, o que passou um ar de aperto.
As outras duas partidas foram só em 3p, e poxa, rodou em menos de 20 min cada uma. Deu para pegar alguns caminhos estratégicos, mas o jogo parece ter uma profundidade escondida.
Nota 7: mais um “7 Wonders”, mas esse ao menos é rápido.
Tretas & Euphrates (1x): uma partidinha 2p com A Noiva só para deixar as regras frescas. Partida longa, chegou a cansar os ombros de tanto pegar peça no saco. As pontuações vão lá pra casa dos 28 pontos. Apesar dessa partida ter rolado muita interação, o jogo ainda não soa tão bom com 2p, mas ainda jogo para agradar aos grandes antigos deuses dos BGs.
Destemidos (1x): Num final de jogatina onde só sobrou o Nael, aproveitamos essa cópia de Destemidos do Arthur que estava abandonada aqui na minha estante. Aprendemos com um video de 8 min do Torugo e fomos para o primeiro cenário. Curtimos demais, apesar de simples mecanicamente, é muito temático e tem boa profundidade. Botou Memoir’44 no chinelo!
Nota 8: melhor wargame introdutório com deck building pela Osprey Games
Kariba (3x): um daqueles “Momentos Mágicos do Hobby”. Consegui jogar com A Sobrinha e o Pai da Sobrinha (que não gosta de jogos). Foi divertido, competitivo, e ela ganhou as 3 partidas kkkk
Hansa Tretônica (1x): mais um dia normal no norte da Alemanha medieval. Usamos pela primeira vez a expansão das cartinhas estilo ticket to ride. Gostei BASTANTE, pois como resultado tivemos mais estratégias baseadas em construção e menos com base pontos de ação. Recomendo!
Joraku (1x): após fomos de vaza-samurai. Essa eu fiquei por ultimo, pois não soube usar o poder do parasitismo. Ótimo jogo!
Hallertau (1x): o retorno do empréstimo para o Leo, que voltou até com brinde: um bloquinho de pontos novo, feito a mão!
Sabendo que o bloco de pontos original do jogo acabou, agora é hora de zerar o bloco novo kkk
Partida com recorde de pontuação da Noiva (111 pontos) em 2 jogadores.
Trajan (2x): deixamos montado na mesa e jogamos durante a semana 1x1. Cansei de perder e guardei após a segunda partida. Estou curtindo uma saladinha de pontos!
Colheita de dados (1x): tradicional 1x1 com A Sobrinha, na virada do ano.
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