No Fim de 2023 a GMT fez a promoção de inverno deles. Com isso consegui pegar uma copia do Imperial Struggle por um preço absurdamente bom.
Se me permitem uma pequena tangente, o jogo saiu por apenas USD29.00 por ele, com envio super diluido por conta de ter um montão de jogo a preço de banana. A grande dica, e ficar de olho na promoção de inverno da GMT, pois eles dão discontos de verdade nos jogos, que já começam com um preco muito honesto.
Voltando ao tópico, finalmente, essa semana, (mais de 1 ano com o jogo parado mas sem nunca perder a esperança) consegui sentar com uma vítima, ops, quero dizer amigo, consegui colocar o jogo na mesa, e curtir uma partida.
[center]
[/center]
Antes de mais nada, uma breve explicaçao sobre o jogo.
No que diz respeito ao tema, o jogo representa as guerras entre a França e a Inglaterra durante o seculo XVII e XVIII (fiz todo mundo lembrar que algum dia aprenderam algarismos romanos - que por sinal não estão envolvidos no jogo). Acaba sendo uma guerra global, com o mundo divido nas diferentes áreas que as potencias europeias valorizavam na época.
[center]
[/center]
Mecanicamente falando, o jogo é um card-driven-wargame (CDWG), com uma herança muito forte de jogos como Twilight Struggle, 1960, e até mesmo o Hannibal. Nele voce faz açoes e joga cartas para executar eventos (normal de todos CDWG), so que as operações acabam sendo feitas através de um draft que indica o que voce faz no seu turno: Operaçoes militares, políticas, economicas, além de poder jogar um dos eventos em sua mão, e mudar um tile na guerra.
[center]
[/center]
A partida se passe em 6 turnos, onde cada jogador faz 4 acoes, e entre turnos existem fase de pontuaçao de controle politíco e economico, e de tempos em tempos 4 guerras que ocorreram no período relevante (independência americana, revolução francesa, 7 years wars, etc)
[center]
[/center]
Essas guerras permitem ao ganhador conquistar áreas de mercado importantes, alem de prover ações extras para os perdedores (os Treaty Points - TRP)
É a partir dessas pontuções todas que cada lado lutam um cabo de guerra similar ao do Twilight Struggle (TS) para ganhar o jogo, ou ao menos estarem com o marcador no seu lado para ganharem o jogo. Assim como em TS, se um jogador chegar ao fim da trilha em algum momento o jogo acaba imediatamente.
[center]
[/center]
E foi assim que acabou nossa partida. Pois a França focou no controle diplomatico da Europa, e meio que abriu mao do Caribe e India, enquanto Nas Américas as duas potências realmente disputram a região.
E com as demandas de produtos que favoreceram os Ingleses, combinada com uma melhor administração do débito nacional (permite voce crescer o débito para aumentar a força das ações no tile de investimento), os ingleses conseguiram dominar os franceses e acabar o jogo no final do turno 4, apesar de quase perderem no meio do turno 2 devido a serem virtualmente expulsos da Europa, mesmo sendo antes do perodo Napoleonico.
[center]
[/center]
Para finalizar, o que achei? Como eu gosto muito de CDWGs, especialmente os sem dados (sim, estou reclamando do TS), claro que amei o jogo. Ela parece ter uma gama enorme de opções para como o jogo vai evoluir, dependendo das acoes e eventos que os jogadores conseguem, além da escolha dos advisors que te dão poderes exclusivos do seu país (O Bank of England, ajuda muito, e gerência de debito para os Ingleses).
Mas, ele é um jogo bastante complexo, e bem longo. Mesmo chegando no turno 4, apesar de ser minha primeira partida, levmos 3:30 de jogo. Ou seja, pode não ser para todos (o 1960 por exemplo e um CDWG que pode ser jogado muito mais rapidamente - eu jogava com um amigo entre 45 e 75 minutos).
Claro, que como quase todo wargame da GMT, a imersão e detalhes dado ao tema são incrivel.
Pelo preço que consegui pegar o jogo, com certeza uma das minha melhores aquisiçoes em 2023/2024.