Fiquei sabendo hoje sobre um jogo chamado Weimar: The Fight For Democracy, que vai sair ano que vem.
Achei incrivelmente interessante o jeito como ele aparentemente tenta modelar diversos lados do espectro político em um período da Alemanha no qual todos esses lados estavam em evidência ao mesmo tempo: Democratas Sociais, Conservadores, Comunistas e Nacionalistas. Parece que, no jogo, cada um desses lados ganha poder através de objetivos e métodos bem assimétricos, o que por si só já é um comentário bastante interessante de se ter numa mesa de boardgame.
Outro que descobri hoje (e que também vai sair ano que vem) é o Stonewall Uprising, um jogo assimétrico para dois jogadores no qual um vai assumir o papel do “Pride” (orgulho), e o outro vai jogar com “The Man” (o sistema) numa batalha para conquistar ou negar direitos civis para o movimento LGBT.
O jogo ocorre numa escala temporal de décadas, começando na década de 60 e indo até a década de 80, e aparentemente as estratégias mais efetivas mudam com o tempo. Falando nelas, essas estratégias e métodos que cada lado da disputa adota são extremamente interessantes enquanto paralelos da vida real: o principal campo de batalha é a opinião pública, e a grande arma do sistema é desmoralizar indivíduos para atribuir imoralidade ao movimento.
Enfim.
Entre esses dois jogos que descobri hoje e os jogos do Cole Wehrle pelos quais eu tenho estado obcecado há alguns meses, posso dizer que ando bastante interessado em jogos que possuem algum tipo de argumento político nos seus temas ou jogabilidade — ou ambos.
Quais outros você conhece?