Quando entrei no mundo dos boardgames, há uns 2 anos e meio, joguei jogos de complexidade baixa. O mais complexo que joguei, pela avaliação do BGG, foi o Wingspan (2.5), que amei e se tornou o meu favorito. Então, gostaria de indicações de jogos com média complexidade (2,5 a 3,0). Está na hora de aumentar um pouco a complexidade.
Desde já, agradeço!
Wingspan realmente é uma delicinha de jogar. Eu gosto muito de Isle of Skye, jogo com profissionais e até com minha sobrinha de 10 anos. Ótimo jogo de montar seu território, e tem pontuações aleatorias sorteadas no começo da partida que tornam cada partida única
Com peso entre 2,5 e 3,0, e considerando apenas jogos que estão atualmente disponíveis no mercado de jogos novos, eu recomendo especialmente o Ruínas Perdidas de Arnak.
Em segundo lugar, colocaria o Viticulture. Gosto muito dos dois jogos e ambos estão entre os favoritos da minha esposa. Pode incluir na lista o Duna Imperium (mas ele não fica tão bom em 2 jogadores e às vezes o tema pode ser um limitante, então leve isso em conta).
Everdell também se enquadra nessa tua busca e é um jogo muito admirado e, embora ele não tenha se encaixado no meu gosto pessoal, talvez funcione pra você.
Além desses, sugiro dar uma olhada também no London e no Lacrimosa.
Links abaixo:
Obrigada pelas dicas. Vou pesquisar sobre eles.
Olá Carla.
Nesta complexidade temos jogos muito bons.
Castles of Burgundy
As Ruínas Perdidas de Arnak.
Viticulture.
Esses são os que indico.
Olá, Carla. Tudo bem?
Gosto muito do Five Tribes, saladinha de pontos muito boa com mecânica diferentona “tipo” Resta um. Acho que ele se encaixa no perfil que procura, mas é bem difícil encontrar para compra.
O Pandemic é uma boa opção, se gosta de cooperativos e busca algo mais acessível. Joguei bastante e até que dei uma enjoada. Ainda gosto de jogar para apresentar algo um pouco mais puxado para quem está entusiasmado!
Outra opção ainda dentro do universo dos cooperativos é o Paleo. Esse veio com um preço mais salgado, mas considero um jogo bem bacana! Tem um sentimento mais tranquilo, embora seja realmente desafiador nos cenários mais avançados.
Um que gosto muito é o Red Cathedral! Parece um Splendor turbinado com controle de área Jogo muito com minha mãe, meio que somos viciados nele! hehehe
Bamboo é outro que me surpreendeu demais por trazer um quebra-cabeça bem diferente, com basicamente 3 mini-jogos em paralelo. É bom para fritar a cabeça, assim como o Five Tribes.
Invasores de Cítia é mais um euro… mas esse traz uma pitada de forçar a sua sorte muito interessante, além da alocação de trabalhadores que é bem diferente! É um dos meu favoritos e esteve em promoção até um dia desses, com preço bastante módico para o que oferece!
Esses são na maioria jogos puxados pra gestão de recursos pois gosto muito do gênero. No entanto vou te recomendar outros 2 jogos que fogem um pouquinho da seara de peso que solicitou:
Destemidos: Norte da África é um jogo de guerra acessível, com foco no controle de área, que tem uma mecânica de construção de baralho muito divertida! Só fiquei meio reticente em recomendar por conta da temática que não costuma agradar a todo mundo
O último é o Trick of the Rails, uma vaza bem cabeçuda, inovadora e, dentro do possível, bem estratégica! Pode te agradar se gosta de carteado e quer experimentar um jogo econômico, mas esse sugiro ir com calma! Porém, caso queira arriscar, o preço é bem bom!
Só mais essa:
Ratifico que Duna: Imperium é um jogaço!
A questão é você pesquisar, experimentar, e ver se ele atende ao seu gosto!
O Arnak já não me empolgou tanto… embora eu reconheça que é um jogo interessante e tenha uma produção belíssima, eu achei o Invasores de Cítia, por exemplo, parecido com ele, só que bem mais divertido!
Obrigada pelas dicas. Tenho o Pandemic. Vou testá-lo. Ainda não joguei. O Five Tribes parece ótimo. Assisti a um gameplay em dois jogadores, que são os jogos de minha preferência e amei. Contudo, é o que você falou: não se encontra com facilidade e, quando encontra, o preço vai além de 600 reais.
Mas obrigada pelas dicas. Vou pesquisar e ver qual me agrada.
Carla, o que vc procura é o The Red Carhedral. Pode ir sem medo: bom, roda bem em dois, complexidade média, e barato.
Acho que o que não foi falado aqui e que , na minha opinião, é sensacional é o Stone age… e tenho o Everdell também que é muito legal!!!
Cheguei atrasado, então vou só colocar alguns nomes dos que já joguei, gostei, e recomendo nesta faixa de peso, e se quiser saber mais me avise.
Primeiro, os que ficam mais ou menos no estilo do Wingspan (euro médio/leve, e/ou engine builder):
Fields of Green, Res Arcana, Hokusai, The Taverns of Tiefenthal, Dominion, Suburbia, The Red Cathedral, Viticulture, Terraforming Mars Expedição Ares, The Castles of Burgundy, Race for the Galaxy (deixei por último, mas é o meu Top 1 de todos os tempos)
Uns mais diferentes para você explorar:
Istanbul, Mansions of Madness 2e, Invasores de Cítia, Innovation, Aeon’s End, Guerra do Anel Card Game, Tapestry, Azul: Jardim da Rainha, Santa Maria
istanbul é um excelente jogo de média complexidade!
Esse foi citado pela primeira vez por aqui. Vou pesquisar sobre ele. Obrigada pela dica.
Estou tentada nele mesmo. Em termos de custo x benefício, é uma excelente opção. Obrigada pela sugestão.
Sobre jogos que falaram
-Duna Imperium é um dos melhores jogos que joguei. Não tem como errar
-Arnak . Muito gostoso, com menos confronto que o Duna.
-Everdell. Muito bom, mas prefiro os dois acima. Pega sem expansão.
Red Cathedral e London são bons jogos, mas não são jogos top.
Lacrimosa eu achei muito fraco. Tema superficial e jogabilidade genérica.
Viticulture é top, mas COM EXPANSÃO Tuscani. Eu não pegaria sem ela.
Castles of Burgundy é muito bom tb, mas não sei se tá fácil de achar.
Five tribes eu acho super valorizado, não achei tudo isso que falam.
Obrigada pelas dicas, Tadeu. Hoje mesmo estava assistindo a um gameplay do Red Cathedral e me agradou muito. Está com um preço bom.
Vou assistir mais sobre o Duna Imperium, pois já foi citado algumas vezes aqui como dica.
Também concordo que o Five Tribes está muito valorizado para o que oferece. É um bom jogo, mas não vale o preço que estão querendo.
Vi superficialmente o London no DOFF 2023, não me chamou muito a atenção. Mas terei que rever de novo.
agricola-revised-edition nao tem como não recomendar Agricola - um dos melhores Worker Placement até hoje, clássico que continua relevante é muito bom de jogar!
Red Cathedral é sensacional mesmo! Um dos que mais jogo. Faz sucesso com a minha família porque é rápido, acessível, e ainda assim bem estratégico. Dá pra queimar uns neurônios com ele. Então acabou se tornando um jogo bastante competitivo entre nós, algo difícil de acontecer com um jogo pesado que apenas eventualmente vai para a mesa. É algo a se considerar. Eu acabei me desfazendo do Brass e do Marco Polo II, jogos que eu adorava, justamente porque viam pouquíssima mesa. Encontrar esse equilíbrio ideal entre tempo de partida e complexidade é bem difícil. Nesse sentido alguns jogos de peso médio tem atendido bem às minhas expectativas!
Sobre essa pequena discussão em torno do Five Tribes: é um jogaço, não sai do me acervo de jeito nenhum! Tem alguns problemas de iconografia e tem que ter um gosto muito particular por jogos táticos, de salada de pontos e quebra-cabeça para apreciá-lo. Conheço pessoas que não gostam dele nem um pouco, mas faz muito sucesso aqui em casa! No entanto, pegar uma cópia usada pelo preço que estão cobrando… acho complicado. Se quiser matar a vontade de jogar uma mancala, talvez valha a pena pegar o Àiyê. Estou atrapalhando mais do que ajudando com essas indicações
Obrigada, Adalfan, pelas sugestões. Comprei ontem, pela manhã, o Red Cathedral. Ele tem um excelente custo x benefício. Assisti a um gameplay no Youtube e amei o jogo. Sei que verá mesa com família e amigos. Além disso, roda bem em dois.
Em relação ao Five Tribes, eu adorei também e sei que veria muita mesa aqui em casa, mas, infelizmente, pelo preço que estou encontrando, não vale à pena.
Não conheço o outro jogo que mencionou Aiyê. Vou pesquisar.
Oi, da uma olhada no El Grande: Big Box.
É meu top 1. Já apresentei para quase 20 pessoas (gamers e não gamers) e é sempre unanimidade.
É um jogo para ter e jogar pela vida inteira. Funciona muito bem em 4 ou 5 jogadores (diferente de Viticulture, que com muitos jogadores acaba ficando um pouco arrastado na minha opinião). Porém, não funciona muito bem em 2 ou 3.
O Duna, que indicaram, é na minha opinião, um pouco mais pesado do que você parece estar procurando.
O legal do El Grande é a simplicidade de regras, alta interação entre jogadores, e a mecânica da Torre que deixa cada rodada de pontuação muito disputada.
É um jogo que até hoje não cansei de jogar.