NOVO JOGO NO BGA: AZUL: Pavilhão de Verão – Padrões marcantes para o rei!

AZUL: Pavilhão de Verão – Padrões marcantes para o rei!

Na virada do século XVI, o rei Manuel I encomendou aos maiores artesãos de Portugal a construção de edifícios grandiosos. Depois de concluídos os Palácios de Évora e Sintra, o rei procurou construir um pavilhão de verão para homenagear os membros mais famosos da família real. Esta construção foi destinada aos mais talentosos artesãos — cujos dotes vão ao encontro do esplendor que a família real merece. Infelizmente, o Rei Manuel I morreu antes do início da construção.

Em Azul: Pavilhão de Verão, os jogadores regressam a Portugal para cumprir a tarefa nunca antes tentada. Como mestre artesão, você deve usar os melhores materiais para criar o pavilhão de verão, evitando cuidadosamente o desperdício de suprimentos. Só os melhores estarão à altura do desafio de homenagear a família real portuguesa.

O jogo tem uma duração de seis rodadas e, em cada rodada, os jogadores selecionam peças e depois as colocam em seu tabuleiro de jogador individual para marcar pontos. Cada uma das seis cores das peças é curinga durante uma das rodadas.

No início de cada rodada, retire peças aleatoriamente do saco para reabastecer cada uma das fábricas com quatro peças cada. Compre peças conforme necessário para reabastecer os dez espaços de suprimentos no tabuleiro de pontuação central. Os jogadores então se revezam em turnos pegando peças. Você pode escolher pegar todas as peças de uma cor não curinga em uma fábrica e colocá-las próximas ao seu tabuleiro; se houver alguma peça curinga nesta fábrica, você deverá pegar uma delas. Coloque todas as peças restantes no centro da mesa. Alternativamente, você pode pegar todas as peças de cor não curinga do centro da mesa; você também deve pegar uma peça curinga, se houver.

Depois que todas as peças forem reivindicadas, os jogadores se revezarão colocando as peças em seus tabuleiros individuais. Cada tabuleiro representa sete estrelas que seriam compostas por seis peças; cada espaço em uma estrela mostra um número de 1 a 6, e seis das estrelas são para peças de uma única cor, enquanto a sétima será composta por uma peça de cada cor. Para colocar uma peça no 5 azul, por exemplo, você deve descartar cinco peças azuis ou curingas ao lado do seu tabuleiro de jogador (sendo necessário pelo menos uma azul), colocando uma peça azul no espaço 5 azul e o restante na torre de descarte. Você ganha 1 ponto por esta peça e 1 ponto por cada peça dentro desta estrela conectada à peça recém-colocada.

Se você cercar completamente um pilar, estátua ou janela em seu tabuleiro de jogo com peças, você receberá um bônus imediato, pegando de 1 a 3 peças do espaços do estoque central e colocando-as próximas ao seu tabuleiro. No final da rodada, você pode armazenar o máximo quatro peças para a próxima rodada; descarte quaisquer outras, perdendo 1 ponto para cada peça.

Após seis rodadas, você ganha um bônus para cada uma das sete estrelas que preencheu completamente. Além disso, você ganha um bônus por ter coberto todos os sete espaços de valor 1, 2, 3 ou 4. Você perde 1 ponto para cada peça restante não utilizada, então quem tiver mais pontos vence.

Este jogo é bem diferente do Azul original, e é um jogo que você definitivamente deveria conhecer e jogar agora mesmo no BGA. Clique no link abaixo para iniciar um jogo:

Fica aqui registrado os nossos agradecimentos à equipe da Plan B Games e a Michael Kiesling pelo entusiasmo em trazer este jogo para a plataforma do Board Game Arena, para que possa ser jogado em diversos dispositivos.

E para quem tem interesse em adquirir o jogo físico, ele foi lançado aqui no Brasil pela Galápagos Jogos.

Crédito das Fotos: Meeple Mountain (www.meeplemountain.com)

2 curtidas