NOVO JOGO NO BGA: MANDALA: Mais que um livro de colorir!


Agora oficalmente lançado na plataforma, Mandala é um jogo criado por Trevor Benjamin e Brett J. Gilbert, com arte de Klemens Franz, que inicialmente foi publicado pela Lookout Games. Ele traz a Mandala: o símbolo de um ritual antigo e sagrado. Areia colorida é colocada para criar um mapa simbólico do mundo antes que o padrão seja cerimonialmente destruído e a areia jogada no rio.

Neste jogo para dois jogadores, você está tentando marcar mais pontos do que seu oponente coletando cartas valiosas - mas você não saberá quais cartas são valiosas até o início do jogo! Ao longo do jogo, os jogadores colocam suas cartas coloridas nas duas mandalas, construindo as montanhas centrais compartilhadas e colocando as cartas em seus próprios campos. Assim que uma mandala tiver todas as seis cores, os jogadores se revezam na escolha das cores da montanha e na adição dessas cartas ao “rio” e à “concha”. No final do jogo, as cartas na sua concha valem pontos com base na posição das suas cores no rio daquele jogador. Ganha o jogador cuja concha valer mais pontos.

O tabuleiro mostra duas mandalas circulares, cada uma dividida por um espaço horizontal (a montanha) para criar um “campo” para cada jogador. Ele tem sete espaços na frente de cada jogador para conter seu rio de cartas viradas para cima e sua concha: a pilha de cartas viradas para baixo que eles pontuam no final do jogo.

Para começar, cada jogador recebe uma mão de seis cartas. Cada jogador recebe duas cartas aleatórias viradas para baixo em sua concha e, em seguida, duas cartas aleatórias são distribuídas viradas para cima na faixa central da montanha de cada mandala.

Na sua vez, você pode jogar uma única carta em uma das montanhas ou uma ou mais cartas iguais em um de seus campos. Todas as cartas jogadas em uma mandala devem seguir a “Regra da Cor”: uma vez que uma cor tenha sido jogada em uma das três áreas de uma mandala, as cartas posteriores da mesma cor só poderão ser jogadas nessa mesma área. Assim, uma vez que seu oponente tenha jogado cartas vermelhas em seu campo, você não poderá mais jogar cartas vermelhas em seu campo, e nem você nem seu oponente poderão jogar cartas vermelhas na montanha central. Se você jogou uma carta em uma montanha, compre três novas cartas do baralho no final do seu turno; se você jogou cartas em um de seus campos, não compre novas cartas.

Uma mandala é concluída quando contém todas as seis cores de cartas. Quando isso acontece, os jogadores “destroem” a mandala, revezando-se para escolher uma cor presente na montanha e reivindicar todas as cartas dessa cor. Quem jogou mais cartas em seu campo escolhe primeiro; em caso de empate, o jogador que não completou a mandala escolhe primeiro. Caso não tenha cartas no seu campo, as cores que pegar são descartadas, não entram no seu rio ou concha. Na primeira vez que você reivindicar cartas de uma cor específica, coloque uma dessas cartas no espaço vazio de menor valor do seu rio e, em seguida, coloque o restante em sua concha. Os espaços no seu rio são avaliados de 1 a 6 em ordem, então as cartas da primeira cor que você reivindicar valerão 1 ponto cada, as cartas da segunda cor que você reivindicar valerão 2 pontos cada, e assim por diante.

Depois que uma mandala for destruída e todas as cores da montanha reivindicadas, as cartas jogadas nos campos são descartadas, duas novas cartas são distribuídas viradas para cima na montanha e o jogo continua.

O final do jogo é acionado quando o baralho se esgota ou quando um jogador adiciona uma sexta cor ao seu rio. Ambos os jogadores calculam o valor de todas as cartas da sua concha, com base na posição das cores no seu rio, e quem tiver a pontuação mais alta vence!

Você pode aprender a jogar através do nosso tutorial ou simplesmente acessando a página dedicada do jogo e iniciando um jogo:
https://boardgamearena.com/gamepanel?game=mandala

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