Tudo preparado para jogarmos uma sessão de DESCENT: Lendas da Escuridão, eis que o dono do jogo não se programou direito e me avisou em cima da hora que não ia rolar. Tirando um ou outro jogo mais simples de regras (e que normalmente são utilizados para o fim de encher linguiça/divertimento), não tinha tempo hábil para puxar um manual na hora e relembrar regras. PORÉM, como eu havia recebido o NUCLEUM naquela semana, tinha lido o manual, visto alguns vídeos na semana anterior, pensei, vou colocar esse bruxão na mesa mesmo.
Peguei a caixa, tirei tudo (ainda tudo em ziplock separadinho), comecei a montar, puxa a carta de setup, coloca ali, lê o manual tirando dúvida, coloca pecinha acolá, acho que é aqui… agora tá certo…
Separa o resto das coisas e vai pensando em como explicar aquela montuêra de coisa que tem (ativa assim, pontua assim, conecta assim…).
Chega a galera. Jogo parcialmente montado (tabuleiro principal e o meu), porque eu deixo para os jogadores montarem os próprios tabuleiros para entenderem o que vai em quê, olharem os ícones e tal.
Bom, bora começar a explicar?
Explica aqui, explica ali, tira dúvida, pontua assim, energiza desse jeito, compra mais ações assim, conecta assim…
Uma ou outra regra errada ou faltante (padrão)…
Foram uns 40min de explicação, não consegui ser sucinto (muito ícone, tabuleiro de tecnologia, mapa, conexões…). Não tinha como, muito detalhe pra deixar omitido o que comprometeria a partida.
Começamos, o jogo é BEM SIMPLES de ações a serem feitas, que são praticamente 3, mas pesado em decisões e enxergar exatamente o que fazer.
- Fazer ação/ações das peças de ação (que também são trilhos) com os ícones e cumprir contrato
- Colocar trilho (e se der ganhar a(s) última(s) ação(ões) da peça)
- Recarregar (pegar grana, meeple, pontos de vitória e entregar os marcadores de façanha - estrelinhas - para os multiplicadores de pontos de fim de jogo).
Todos os jogadores começam com as peças de ações iguais (mudando a ordem entre os ícones), e 1 contrato distinto. Esse contrato pode te dar um norte no que fazer inicialmente, porém dos 4 iniciais, 3 são bem tranquilos de serem feitos, 1 deles é um pouco mais complicado mas te dá um bônus melhor.
Como foi a primeira partida, a gente ainda não sabia exatamente o que isso afetaria durante o resto do jogo, e como afetou.
Cada um ficou tentando completar inicialmente esse bônus, e meio que nos travamos nisso. Outro ponto essencial foi a regra de conexões meio confusas (BGG tá cheio de pergunta sobre isso, porque realmente é meio confuso) e eu acabei passando uma regra errada. Sabe quando você sente o cheiro de algo errado, mas não dá pra mudar no meio do caminho, foi mais ou menos isso. Mantivemos a consistência das regras e bora continuar…
Trilhos (conexões) são CAROS e você precisa PRESTAR MUITA ATENÇÃO em QUAL irá colocar no tabuleiro, porque aquelas ações serão perdidas pro resto do jogo. Nosso amigo Tulio Barros colocou no mapa um trilho que comprava peças de ação (era o único além do coringa), e teve que comprar pagando caro uma nova peça de ação que provia isso (e se não aparecesse, tinha que esperar alguém comprar novas ações para aparecer no mercado).
Eu QUASE fiquei sem poder CONSTRUIR, porque tinha colocado um trilho que permitia isso, porém eu tinha 2 e depois da cagada do Tulio que fui me atentar a isso.
Paradas TENSAS no jogo…
Urânio - CURTÍSSIMO no jogo, você quase não produz. Então não gaste e nem transforme em meeples (a não ser que seja extremamente necessário).
Meeples - CURTÍSSIMO no jogo, você quase não produz. Então não gaste e nem transforme em dinheiro (a não ser que seja extremamente necessário).
Dinheiro - CURTÍSSIMO no jogo, você quase não produz.
Tempo para fazer a RECARGA. IMPORTANTE no início do jogo, talvez seja um ponto essencial para você conseguir se destravar no início e pegar um bom benefício da usina. Porém ao fazer isso talvez você não ganhe muita coisa em troca.
O jogo inteiro é nesse TIMING de fazer as coisas, QUANDO?, QUANTO?, VALE A PENA AGORA?, E SE EU FIZER ISSO?.. o que acaba deixando ele bem pesado pra sacar inicialmente. Tenho tanto o Brass (Birmingham) quanto o Barrage (que os designers beberam dessa fonte, inclusive confirmada por eles), já joguei os 2 algumas vezes, e digo que ele não é tão punitivo quanto o Barrage, mas é mais tenso que o Brass (quanto ao Brass eu posso estar enganado, pois joguei o Nucleum 1x), mas certamente é mais “tranquilo” que o Barrage.
Em termos de rejogabilidade, imagino ser muito alto, pois o mapa terá itens que serão inclusos em diferentes locais do mapa toda vez que for feito o setup, além da pequena assimetria que acontece com os tabuleiros de tecnologia (A B C e D), fora os contratos que aparecerão ao longo da partida.
Gostei do JOGO?
Demais, achei que tem um zilhão de coisas pra olhar e decidir, mas na segunda vez que formos jogar, já estaremos com as regras azeitadas e o futuro só a gente pode resolver… ahhahahah