INTRODUÇÃO
Somos um casal de designers fãs de jogos abstratos, amamos Reef, Sagrada, Azul. Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!
Harmonies é um jogo abstrato onde os jogadores precisam construir o melhor ecossistema dentro do seu tabuleiro individual colocando pecinhas que remetem a habitats como: Rios, Florestas, Montanhas e seguindo os objetivos das cartas que estão em jogo para conquistar mais pontos.
UNBOXING + IMPRESSÕES
Já de cara a caixa do jogo é extremamente bonita, compacta e mais leve do que esperavamos. Vi alguns comentários sobre cartas e tabuleiros meio empenados e aconteceu com a gente em ter as cartas assim e os board um pouco também. Não tira a beleza dos componentes, mas dá uma pontadinha de tristeza em não estar tudo reto como deve ser.
Manual de regra muito didático e rápido de entender o que o jogo se propõe a ser e o que da ou não pra fazer. As pontuações de montanhas são levemente confusas de primeira leitura, mas deu pra entender na hora do jogo.
O nosso pedido foi feito através da Odisséia jogos e os produtos vieram muito bem embalados e o atendimento foi bem dinâmico. Super recomendamos!
Primeira impressão resumida: Caixa e componentes lindos, peças podem vir levemente empenadas/curvadas e manual muito fácil de entender já que sua diagramação é bem mesclada com imagens!
PRIMEIRA PARTIDA
Nossa primeira partida (Jogamos em 2) foi logo em seguida do unboxing e passamos bons minutos olhando os componentes e cada carta que aparece no jogo.
A partida demorou cerca de 50 minutos, as regras são bem fáceis de entender e ja no segundo turno ja entendemos como jogo inteiro funciona. No começo sentimos que o jogo fluiu bem rápido e a medida que os turnos foram passando começou a demorar mais porque cada um começava a “fritar a cabeça” ja que você tem espaços contados para cartas e para colocar os tiles.
Várias vezes acabamos por estragar uma jogada ou outra colocando uma peça e esquecendo de olhar pro mercado central de peças. Nessas horas a gente gostava cada vez mais do jogo, porque o fato de poder empilhar ou pontuar o objetivo da carta deixa tudo mais “puzzle” bem parecido com o Reef (um jogão pra 2 também).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O jogo é EXCELENTE ao que se propõe, se você gosta de Azul, Cascadia ou Reef. Harmonies é a junção de tudo isso de uma maneira mais leve ainda e mais divertida. A interação entre os jogadores existe somente em você pegar determinadas peças ou cartas na sua vez afim de atrapalhar o jogo do adversário, mas nada alem disso. Porém eu pouco me importei com o tempo em que não era minha vez.
Dito tudo isso Harmonies vale a pena DEMAIS. Funciona muito bem de 2 pessoas e virou um dos favoritos aqui pra gente.
Fizemos um vídeo em nossas redes sociais mostrando o unboxing e falando rapidamente sobre esse overview:
https://www.instagram.com/reel/C8f9KQMAns5/?igsh=MW82eHE1cHR6dmF0dw==