Pirataria, Colonização e Crônicas— Dezembro/2024

AVISOS JOWROQUIAIS

Habemus Podcast! Agora nossas lives são editadas porcamente por uma IA (mentira, a IA é bem boazinha [só no caso de um dia ela dominar a humanidade, lembrar que a gente elogiou]). Disponível no Spotify e em outras plataformas que vão chupinhar o feed.

Acervo

- Scrabble (Presente para o Cunhado)

Confesso que a primeira vez que joguei eu fiquei MALUCO. Acho que foi pela companhia da família Polenta, que sempre torna os jogos melhores só pela aura gamer deles (exceto Wonderland’s War, esse não tem como ficar bom).

Eu e a Esposa ficamos no hype, comprei uma cópia e jogamos umas poucas vezes, cheguei a criar uma house rule (bleeegh!!!). Reduzi a nota de 8 para 7 líquido, porque no final, é meio fraquinho e fora do que geralmente jogamos, mas jogaria na casa dos outros. Por isso, no natal, presenteei minha cópia para meu cunhado que virou fã desse joguinho! Agora posso jogar na casa dele. Junto de uma bebida alcoólica coreana do GuilhermeGhisi.

Jogatinas

Domingueira cozamigos

Visita do Carol e Willian, pedi para trazerem os joguinhos deles para tirarmos a poeira.

Catan Dice Game (1x, Novidade): Enquanto as meninas botavam a conversa em dia, Willian puxou essa caixa do Catan e desbravamos esse Dice Game que vem como jogo-brinde na caixona Plus.

Aprendemos na hora, simples e bem diferente do original, mas traz um ar do jogo original. Depois dos 22 min de partida, vimos as regras “avançadas”, ou seja, jogamos o modo solo em 2p kkkk

Nota 4: tem o cheiro do jogo original, o que não sei se é qualidade kkk acho que uma revista Coquetel diverte mais.

Skull (2x, Novidade): esse eles comparam por influencia minha, que por vez, fui influenciado pelo marciusfabiani e a propaganda de que joga um monte com a sobrinha.

Li o manual rapidinho e simulei uma rodada com o Willian. O Felipe (Lanzen) chegou, chamamos as meninas e foram 2x partidas seguidas.

Foi divertido, mas foi suficiente, não deu aquela vontade de jogar mais, mesmo sendo um jogo curto. Quem sabe com mais gente ele brilhe mais forte?

Nota 6: blefezinho bem apresentado com bolachões, mas não marcou tanto nas memórias jowzisticas.

Catan: Plus (1x): novidade mais ou menos, porque nunca vi essa caixa plus. Achei que era um Big Box, mas não, é apenas o jogo base mais umas expansões menores e o Dice Game de brinde.

O arco de jogo não me agrada. Começar todo mundo pobre, negociação legal até, daqui a pouco alguém faz uma mega produção de algum insumo, chega no litoral e acabou. Vai da sorte do dado para ele produzir e trocar itens com o próprio jogo

Jogamos errado o posicionamento inicial, onde mora 50% das decisões do jogo lol.

Foram só 1:17h de partida, mas eu senti que foram 3 horas. Esse podem chamar de clássico, mas para mim não entra.

Nota 5 (era 6): um clássico que não funciona para mim. Passo.

Só Uma (45 min): terminamos o dia com esse ótimo joguinho, diversas partidas seguidas. Nunca da para jogar só uma (há!)

Tarde de Pirataria

Quando Thiago (tschulter), chama, nós atendemos. Em mais um dia de folga dele, apareceram dois desocupados (eu e Geraldo Teixeira) para tomar café, comer brusqueta e jogar joguinho.

Tiny Epic Pirates (1x, Novidade): meu primeiro Tiny Epic, gostei muito da experiência. Poucas regras e muito temático, caixa minúscula, bonitão e extenso na mesa. Deu aquela vontade de repetir e tentar fazer umas escolhas diferentes na próxima!

Nota 7: pequenas caixas, grandes aventuras. Rolagem de dados não incomodou e interação divertida.

A Ilha do Tesouro (1x, Novidade): jogo de rabiscar dos mais interessantes. Cheio de componentes diferenciados como regras e esquadros, gostei da busca pelo tesouro do Capitão Tripa-Seca.

O cerco foi fechando e a gente foi ficando cada vez mais em dúvida sobre o paradeiro do baú. Jogar de Tripa-Seca não parece tão complexo quanto outros jogos com chefão.

Nota 7: dedução com boss. Gostei do conceito, do tabuleiro e da jogabilidade. Deu vontade de jogar mais e com mais gente para ver a mesa cheia.

Domingo modesto

Spicy (1 hora jogando): almoço com Sogro e família adjunta (namorada, filha da namorada, namorada da filha da namorada assim por diante).

Por mais simples que seja o jogo, passei trabalho para explicar. Fui dando exemplos e parecia que ninguém entendia o que eu falava. Preciso treinar mais a explicação desse, abordar diferente. Fiquei surpreso como meu Sogro, que geralmente passa longe de jogos, vestiu a mascara de personagem canastrão, jogador pro-player mesmo. Pegava todo mundo na mentira sem mudar um músculo do rosto.

Root Digital (1x): mais um final de domingo que foi abrilhantado pela presença digital dessa trupe. Arthur levou essa na base do ódio com Dominância. Eu, Siri e Patanga merecíamos essa surra, depois de ter achincalhado o desempenho pífio do Menino- manga-rosa em partidas anteriores.

Sabadão

Innovation (1x): enquanto o Bob não chegava, botamos o tampo na mesa e fomos do melhor card game da história moderna.

Rolou aquela explicação Express pro Matheus Peppeler, e soltei ele no meio das feras, já jogando em duplas.

Eu e o Geraldinho tomamos um PAU do Nael e Matheus. Sorte de principiante (foi o que registrei no meu Death Note).

Oath (1x): logo depois veio esse jogão que eu já comentei em detalhes no meu Ode a Estranheza dele.

Partida em 5p, como esperado, teve duração tendendo ao infinito. Não vou dizer que rodou mal, mas da para ter mais ritmo. Acho que a curva do jogo é: 1) montar uma base/estratégia/economia, 2) partir para cumprir seu objetivo enquanto segura a vitória dos outros. As vezes essa parte 1. demora um pouco para engrenar, pois só depois dela rodar que o verdadeiro jogo começa.

Assim que todos pegaram algum objetivo de vitória, começaram as confabulações sobre como prejudicar os amigos. Eu consegui uma boa economia e logo peguei muitas relíquias e estandartes, pronto para uma vitória acachapante. Mas tão logo os amigos notaram, começou o jogo bash the leader (delícia!).

Nael negociava e fazia jogadas pensando em como me segurar, os outros foram tentando ajudar, mas uma hora o Matheus deixou a bomba na mão dos outros, e no final, Geraldinho decidiu que não ia apagar esse fogo sozinho. A batata quente passou até chegar em mim, e era hora de eu sair da mesa para ir trabalhar e, de comum acordo, decidimos por me dar a vitória pelo status atual que eu tinha no jogo. Chuto que iria ao menos mais 1 hora de partida.

Natal Parte 1

Rummikub (1x): começamos as festividades jogando com A Sobrinha e A Sogra. Ganhei esse jogo PELA PRIMEIRA VEZ.

Só Uma (2x): depois, minutos antes da ceia, enquanto as comidas ficavam prontas, botei esse na mesa. O jogo ficou no meio dos pratos e decorações, e ninguém nem teve que se mexer. Expliquei rapidinho e lá fomos nós jogar com 8 pessoas, quebrando totalmente os limites do jogo.

Tenho que mencionar que até minha irmã jogou, e ela é o tipo de pessoa que todo mundo conhece ai: tem pavor de jogo, tem trauma, essas coisas… Jogou e se divertiu horrores!

Nota 10 para Só Uma, só por isso. O sentimento natalino fez o jogo brilhar demais!

Scrabble (1x): na madrugada o Cunhado quis re-re-reaprender as regra do jogo que eu havia acabado de lhe presentear.

Foi 1 hora e 15 de fritaceira. ele venceu por uns 2 pontos, mas é um cara novo, o cérebro ainda funciona após as meia noite. Eu estava com metade do cérebro dormente já. GG!

Natal Parte 2

Só uma (2x): no dia seguinte, com a “outra parte da família” da Esposa. No mesão jogaram primos, tios, tias e o jogo mostrou que é a prova de balas (quanto todo mundo tem um mínimo de escolaridade parelha). Pediram até para repetir.

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use o cupom DJOW5 para receber 5% de desconto em toda a loja.

3D Zimba para deixar seus jogos com os organizadores definitivos. @3DZimba no instagram para orçamentos.

2 curtidas