Como cliente das lojas e usuário do site, eu gosto de ver a aba de Novidades e meu uso principal do site é em edições de editoras nacionais.
Porém, o que vejo acontecer é às vezes é uma loja trazer cópias de alguns jogos importados e adicioná-los à venda, parecendo que o jogo foi lançado no Brasil (afinal, a aba chama “novidades” né? ). Já me acostumei a ignorar qualquer jogo da aba de novidades que apareça com “em 1 loja” (pois sei que não é versão nacional) mas seria prático um usuário conseguir filtrar isso.
Algumas ideias:
1 - Filtro de “número mínimo de lojas diferentes”: uma caixa de seleção que filtraria apenas os jogos que aparecessem em pelo menos X lojas diferentes, onde X é o número escolhido.
2 - Filtro de “edições nacionais”: Os jogos cadastrados no site contém sua editora junto com o país da editora. Esse filtro também pode ser apenas duas checkbox: “incluir jogos de editoras estrangeiras” e “incluir jogos nacionais”
Antes essa listagem exibia apenas produtos com mais de uma loja, usando a mesma lógica que você descreveu, mas acabei mudando por uma crescente de lançamentos sem distribuição aos lojistas, como da Mosaico ou da Geeks n’ Orcs, ou como aconteceu também no lançamento do Brazil, que acabavam não sendo listados lá.
Vou analisar melhor a sugestão, pessoalmente não achei que poluiu muito o fato de aparecerem itens de importadores ou até mesmo dos anúncios de compras internacionais pela Amazon, mas algum filtro simples também não fará mal.
Não estava sabendo desse caso de distribuição exclusiva de jogos nacionais, mas faz sentido sim que um filtro de número de lojas resolve de um lado e causa problema de outro. Algo que fosse um filtro baseado em país faria mais sentido.
Sobre “poluir” a página, nesse exato momento, existem 12 items na página de novidades e apenas 3 deles (Furnace, Hippo e Alubari) são novidades nacionais. Os outros 9 são importados.
Sim, de fato nos últimos dias deu uma aumentada, ainda mais porque entraram alguns lojistas que costumam fazer importações.
Como a edição principal que é vinculada à ficha do jogo, um jogo como Calico que foi anunciado pela Grok e poderia estar como editora nacional (por ser prevista a chegada ainda para este ano) faria um falso positivo na oferta que entrou hoje, que é importado.
Vou analisar melhor isso para ver se conseguimos chegar numa solução ideal.