Quartz: o Jogo de Cartas - Vale a pena?

INTRODUÇÃO

Somos um casal de designers fãs principalmente de jogos abstratos. Porém dessa vez decidimos explorar as minas de Quartz: o Jogo de Cartas! e trazer nossa opinião se vale a pena ter esse jogo na sua estante!

Quartz é um jogo de exploração de mina que tem mecânicas de “push your luck” e também gestão de mão. Ele possui a versão de Dados e uma versão “Completa”, vamos levar em consideração a versão “Completa” para comparativo ao jogo de carta

UNBOXING + IMPRESSÕES

Por aqui não tivemos muitas surpresas, além de que a qualidade das cartas poderia ser um pouquinho melhor, mas pelo preço que pagamos R$ 80, não tem muito o que reclamar dessa versão. As ilustrações e a parte de leitura das cartas achei melhor do que a versão “Completa” do jogo, mais minimalista e as cores nas cartas de cada cristal manteve a beleza, porém não tem como negar que o fato de ter uma peça de cristal é muito mais legal que uma carta colorida.

PRIMEIRA PARTIDA

A mecânica do jogo e a essência é BASTANTE parecida, a sensação de explodir com os cristais instáveis ainda funciona bem. É adicionado ao jogo uma mecânica de os cristais instáveis já virem na própria carta de cristal, então se você tirar 2 cristais na mesma posição, já era!

As cartas de ação de ajudante também funciona de uma forma bem similar, mas o jogo inteiro é bem mais simplificado e bem mais rápido. A partida não durou nem 30 minutos e jogamos pelo menos umas 3x.

Os bônus por coleção e gastar 1 turno para “guardar” uma fileira de cristal funciona bem em relação as cartas de ajudantes que roubam os cristais dos adversários.

O Caos ainda se mantem tal qual o jogo “completo” heheh

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A versão de cartas do Quartz é muito mais simples, tem a remoção de algumas mecânicas do jogo completo e componentes bem mais “tímidos”.

Na nossa opinião, considerando o valor, se você não possui nenhum Quartz e tá com a grana um pouco mais apertada/tem outra prioridades, pode ir sem medo nessa versão, não vai ter erro. Quartz: o Jogo de Cartas é divertido, é leve e MUITO fácil de explicar para iniciantes no hobby.

Se você não possui nenhum dos Quartz e consegue gastar uma grana a mais, a gente recomenda comprar a versão completa, o valor é geralmente R$ 100 reais mais caro, mas os componentes fazem a diferença na mesa. O jogo fica mais bonito gerando uma imersão maior e também tem um pouco mais de rejogabilidade com algumas regras a mais.

E por último se você já tem um dos Quartz e não quer ter os 3 em sua coleção, não vale a pena em nossa opinião já que o jogo é 90% a mesma coisa.

Fizemos um como jogar resumido em menos de 2 minutos por aqui:

https://www.instagram.com/p/C89_K9kRIVF/

E por ai, qual Quartz é o favorito de vocês?

3 curtidas

Nunca joguei os quartz, mas a mecânica me interrosou. Queria pegar a versão “completa”, mas parece que ele não roda bem em 2 jogadores :confused:

1 curtida

Quero ter o Quartz ainda, está na nossa lista de desejo, mas prefiro a “versão completa” mesmo, pois a experiência de minerar as pedrinhas no saquinho parece muito boa!

1 curtida

Jogamos o cartas em 2 pessoas, ele funcionou bem na nossa opiniao. Mas vira um jogo bem ataque x defesa direto. O ponto que voce perde, voce tem que recuperar ou ja era. Definitivamente com mais pessoas é mais legal, mas da pra se divertir com 2 tambem.

Tive essa sensacao, minerar pelo completo a experiencia tatil é mais imersiva que somente cartas

1 curtida