Redescobrindo Regras — Agosto/2021

Coleção

+ Homem-Batata (Geeks And Orcs)

Jogo que ficou famoso por estar no top 100 do Fel Barros (e pelo título zoado) agora está nas nossas mãos. A edição nacional está muito bonita e as cartas naquela qualidade da Copag. Que continuem vindo jogo assim!

Jogatinas

O mês começou com a visita do Israel Fonseca que veio de Joinville para Tubarão somente pra conhecer Marcel, O Escolhido (além de fazer a venda de um imóvel). (Nota do isR34L : E tenho outro, caso tenham interesse em ser vizinhos do Djow_ entrem em contato comigo)

Juntaram-se a nós o Nael e Felipe. O primeiro jogo foi Carpe Diem, mas não joguei pois precisava tirar o cheiro de defumação do corpo. Review completo é com eles, mas achei o jogo bonito.

Depois empurrei um Isle of Skye + Journeyman goela abaixo da turma, com o motivo escuso de ter que fazer o review da expansão.

Nota #CENSURADO# (aguardem o review)

Teve a estréia do High Society, divertidíssimo, cheio de role play e reviravoltas.

Nota 8. Ótimo jogo de leilão, enxuto, simples e com tema bem encaixado (aviso: duas partida seguidas no máximo)

Turma foi pra casa, encerramos a noite com um Innovation, 1x1 Jow vs isR34L.

Nota 10, esse jogo é demais (VAI LÁ COMPRAR O SEU AGORA)

No segundo dia o jogamos um Valknut, que o Israel já havia jogado no dia anterior com o Edgar. Estreamos o modo Ragnarok 1x1.

Nota 8 permanece. Esse joguinho me surpreende a cada partida, sempre com novas nuances a serem exploradas.

Israel me forçou a jogar Wir sind das Volk!, jogo com título em alemão que se traduz em Venha passar mal Jogando!.

Admiro a genialidade do design por conseguir trazer o pano de fundo histórico sem grandes textos nas cartas. Chega a ser até elegante em algum momento!

E não posso esquecer do amigo que se esforçou bastante para (quase) explicar todas as regras, mas não é o tipo de jogo que está atiçando o Jowzinho.

Nota 6. Que bom que acabou!

O Felipe chegou e me vinguei do Israel, estreando Bode of War. Vou deixar para ele colocar a nota aqui só pra gente rir do comentário angustiado.

(Micro Review do isR34L: Nota 2, Muito Ruim, até acho que talvez seja OKzinho para algum grupo, em algum contexto, mas não vejo como eu poderia voltar a jogar ele. O momento mais divertido, foi o _Djow olhando para o pessoal depois da partida e dizendo “pela cara de interesse de vocês é melhor irmos para outro jogo”. Ri internamente, mas externamente minha face devia ser só amargura (risos)).

Chegaram Nael e Marcel, e fomos para o prato principal: A Tripulação.

A nave Caraca Velho passou pelas 8 missões iniciais, jogando mais de 15 partidas em 2 horas de muita risadas com as trapalhadas da turma. Jogatina épica!

Nota 10: “No espaço ninguém pode te ouvir morrer de rir”

Trilha sonora: trilha do filme Interestelar.

A turma foi embora e eu propus pro Israel que tentássemos jogar o jogo que é considerado o nemesis do grupo, o mais pesado, o maior desafio já dado e não vencido: Mottainai.

Falhamos, claro. Dois caras jogando um dia todo, vão tentar jogar um negócio não trivial pra lá da meia noite.

Nota 2 pros jogadores. Que jogo de despedida!

Trilha sonora: bocejos.

Dei um dos baralhos pro Israel levar e aprender a jogar com a sua Ana. Assim dividimos os esforços. #SemperFi

Dias depois recebemos a visita do Michelzinho, e e foi hora de estrear o Corta! do Felipe.

Nota 7. Quero jogar com mais gente por uma tarde toda!

Seguimos com Sprawlopois, pela primeira vez com a expansão Praias. Boa expansão, aumenta um pouco a área de jogo talvez facilitando algumas missões, mas ao mesmo tempo restringindo a direção da construção.

Nota 8, pouca carta, muito jogo.

No dia seguinte Michelzinho e eu nos aventuramos pela primeira vez Homem Batata, usando a regra de 2 jogadores.

Nota 6: regra para 2 jogadores é okayzinha só.

Encaixamos Um Banquete a Odin logo depois. O Marcel chegou e por respeito, não jogamos a ultima rodada para ir logo para o próximo jogo.

Nota 10: nossas pontuações parciais estavam bem altas, acho que ia rolar bons resultados!

Festival Uwe continua! Passadas as regras do Agricola, fomos passar fome juntos. Altas partidas! Feliz demais de botar O MELHOR JOGO DE FAZENDINHA® na mesa.

Nota 9: QUERO MAIS!

Rolou o retorno do Xupim as jogatinas, e foi a hora de retornar o Odin para ele. A cerimônia de devolução foi na casa do Nael, com o Felipe também presente. Fomos destruídos pelo único merecedor do título de Maior Banqueteiro de Odin do grupo.

Nota 10 para a primeira partida em 4. O jogo ficou bem mais pegado com tanta gente correndo atrás de tabuleiros novos.

Nas terças-feiras, inauguramos um horário bizarro que permite umas jogatinas arrojadas e curtas. O Felipe chegou primeiro e jogamos um Innovation.

DELICIA NOTA 10, já falei.

Com a chegada do Marcel fomos com o único jogo que daria tempo de jogar no tempo disponível. Isle of Skye com Druids.

Nota 10 para a expansão. Só agrega coisas boas ao jogo e melhora o que já é bom.

Ficamos apenas eu e o Marcel, foi hora de Ganges. Joguei bastante com o Finado Diego, e tenho um carinho especial por essa alocação de trabalhadores indianos. Uma delicia de partida, combo pra todo lado, e final com pontuação bem próxima.

Nota 9. Lembrava dele ser mais complexo, mas foi bem sossegado de jogar. JOGÃO.

Será que as expansões adicionam um grauzinho de complexidade?

No dia seguinte teve GWT em 4 jogadores. Nael e eu assistimos a briga do Felipe e Xupim para ver quem entregava mais vezes em São Francisco.

Nota 10. Em 4p tem tanta peça e oportunidade que você não sabe para qual caminho ir. DELICIA!

Uma semana depois, naquele horário louco jogamos mais um Innovation 1x1 eu e o Felipe. Treinando para o Mundial.

Nota 10, quanto mais jogo mais quero jogar!

Em seguida, com a chegada do Marcel, ressuscitamos um título da coleção nipônica do Felipe: IKI.

Relembramos as regras e jogamos, mas no fundo do coração eu sentia que havia algo errado. O fluxo estava truncado, a economia super apertada… não foi divertido.

Nota 4 para essa experiência estranha.

Na manhã seguinte não pude deixar de pensar que havia algo de errado nessa partida. Em nome nossa amizade, revisei o manual, o manual revisado do bgg, e assisti 3 videos de regras. Pronto, agora quero jogar de novo!

Sobrou eu e o Marcel, e o finado Diego não pode vir, porém nos deu a chancela para abrirmos a cópia de The Castles of Burgundy Aniversário 20 anos.

Essa edição é igualmente feia como a da Grow, só que com cores mais fortes. No entanto, vale muito a pena pelas expansões inclusas. A caixa é super frágil e os componentes fininhos como a Alea gosta de fazer.

Nota 9. Jogo sólido, e rodou bem (e rápido) em 2p.

Fomos de IKI Revised Rules Edition, e dessa vez o jogo estranho virou jogão.

Nota 8: Quero mais!

Depois fomos para um Clankzinho. Só me chamar que eu vou!

Nota 8, como sempre.

Semana seguinte deixamos nossa partida semanal de Innovation para enfrentar o maior vilão desse grupo: Mottainai.

Dessa vez, felizmente conseguimos entender as regras e o fluxo do jogo (com essa colinha).

Nota 8 pro jogo, isso que nem olhamos os textos das cartas.

Na sequencia fomos de GWT em 2p. Cada um foi para um tipo de estratégia (Vaqueiro e Construtor), e fechamos a partida em 1 hora. Quase puxamos a segunda partida, mas achamos melhor deixar o velho oeste se recuperar da nossa passagem avassaladora.

Nota 10: “Yipie I oh, yipie I ay”.

Destaques

Um mega-artigo-review sobre LHAMA. Fiquei pasmo com quanto raciocínio se pode aplicar num jogo tão simples.

Variante 2p para A Tripulação pelo lendário Richard Garfield!

Lançamentos:

  • Viticulture: Visitantes do Charco + Visitantes do Vale: ta ai duas mini-expansões que achei que nunca chegariam no nosso idioma. Se eu tivesse Viticulture seriam compra certa (e nem sei o que elas fazem).

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