Reef - Explorando os Encantos e Estratégias dos Corais

INTRODUÇÃO
Somos um casal de designers fãs principalmente de jogos abstratos.

Dessa vez decidimos embarcar nos oceanos de um dos nossos favoritos aqui do Kaiju e trazer nossa opinião/visão geral sobre esse jogo que surpreendeu a gente.

Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente: kaijujogos no ig ou kaiju.boardgames no tiktok :blush:

Resumão Kaiju :dragon_face:
Reef é um jogo de Estratégia Abstrata que se junta a clássicos do tema como Azul, (vem dos mesmos editores, a Next Move Games) Patchwork, Harmonies. Além disso possui a mecânica que a gente mais gosta em jogos de tabuleiro que é a de Construção de Padrões. Nele a gente compete para ver quem consegue ganhar mais pontos construindo os recifes mais bonitos e vibrantes de todo oceano!

  • Tipo de Jogo: Estratégia Abstrata
  • Tempo de Jogo: 35 Minutos (Uma média das partidas por aqui)
  • Número de Jogadores: 2-4 (Funciona muito bem com 2 jogadores)
  • Dificuldade: Fácil de Aprender
  • Componentes: Daqueles jogos que fica lindão na mesa, bastante colorido e imersivo

PRIMEIRAS PARTIDAS
Começando pelo manual de regras, ele só tem apenas 2 páginas e em pouquissimos minutos você já sabe como jogar o jogo, ele é muito simples de aprender e o que pode gerar dúvidas são algumas pontuações de padrões, mas que sentimos que é bem intuitivo.

O setup dele é bem fácil e rápido tanto pra 2 quanto pra 4 jogadores e em pouco tempo a gente já começou a jogar as partidas por aqui.

Basicamente no seu turno você ou compra carta ou joga uma carta e pontua pelo padrão dela, mais simples que isso impossível.

A fluídez da primeira partida foi muito boa, porém existe um tempo de espera (downtime) entre os jogadores por ser um dos jogos que você é bastante reativo ao que tem na mão e ao mercado de cartas. O tempo de espera não atrapalhou a partida, jogamos com 4 pessoas e sentimos que vez ou outra tinham as famosas perguntas.

Agora sou eu? Já é minha vez?

É um jogo que fritou muito nossa cabeça pelo sistema de jogar uma carta e pontuar pelo padrão existente que muita das vezes é diferente das peças que você coleta no turno, ou seja, você sempre tem que pensar e planejar quase que 2 - 3 turnos a frente do atual.

Isso honestamente fez o jogo ser bastante divertido pra gente!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Reef é extremamente simples de jogar, tanto em termos de regras quanto de estratégia em seu turno. Jogamos cerca de umas 10 partidas até então e não cansamos nenhum pouco até agora, com isso listamos alguns pontos:

Pontos positivos: :+1:

  • Jogo fácil de aprender e leve
  • Rejogabilidade alta (toda partida você monta um recife completamente diferente do anterior)
  • Relativamente barato (dá pra encontrar ele por +/-R$ 160 usado)
  • Faz a cabeça dar uma fritada boa pela escassez de ação (ou compra uma carta ou joga uma carta)
  • Caixa/Componentes extremamente bonitos e imersivos com o tema
  • Tempo de jogo ideal, nada cansativo e funciona muito bem com 2 pessoas.

Negativos: :-1:

  • Se você já possui Harmonies ou jogos que empilham peças, pode achar Reef “Mais do mesmo”, pois ele não tem muitas coisas inovadoras
  • Baixa interação entre os jogadores, como você só tem uma ação, geralmente tentar atrapalhar o outro jogador comprando uma peça, é muito custoso. Fazendo o jogo não ser aqueles que vai gerar muita conversa na mesa.
  • Fator sorte as vezes atrapalha e o mercado fica com cartas “mortas”

Reef é um bom jogo, especialmente como porta de entrada para novos jogadores. Definitivamente não é o melhor jogo da categoria por ser bem simples em suas rodadas, mas pra gente é um dos nossos favoritos que vê bastante mesa por exatamente esse mesmo motivo, simples de jogar e divertido.

Fizemos um como jogar resumido em menos de 2 minutos por aqui:
https://www.instagram.com/p/C9PmCAHOaWS/

E pra vocês Reef entra no top 3 jogos abstratos? :face_with_monocle: :squid: :whale:

1 curtida

Esse jogo deixa a cabeça borbulhaaandoo :exploding_head: ADORO

1 curtida