Retrospectiva BG 2024


O ano voou!

Foi um ano desafiador! Profissionalmente foram vários desafios como mudanças do mercado, redução de equipe, entre outros mas ao mesmo tempo fechei o ano com vários prêmios (de entidades do segmento da comunicação) que chancelam o que foi este 2024.

Pessoalmente não foi diferente. Neste ano recebi as chaves do meu apartamento, lidei com vários problemas na obra, fiz mudança, fiz reforma, condomínio novo. Este último, aliás, mais pegado que uma partida de Hansa Teutônica.

E 160 partidas depois, chegamos em dezembro! Mês de pegar mais leve, mês de confraternizar, mês de ser uma pessoa melhor e também mês da nossa terceira Retrospectiva BG. Já pode pedir música no Fantástico?


Trem do Hype

Choo-choo! É o trem do hype passando … e eu perdi o embarque.

Apesar de um ano recheado de lançamentos, comprei apenas uma caixinha e uma caixona que chegaram ao público brasileiro: Cat in the Box e o Expeditions.

Outros, consegui jogar nem que fosse uma partidinha: Honey Buzz, GWT Nova Zelândia, Foundations of Rome, Harmonies, Word Traveler, Heat, Earth, Kokeshi, Survive the Island, Apiary, Sky Team e SDA: Duelo pela Terra-Média.

Agora, tiveram alguns que só fiquei na vontade mesmo: Revive, ISS Vanguard, Mind MGMT, Slay the Spire, Wyrmspan, Inis, Wonderland’s War, O Inconsciente, Dune: Guerra por Arrakis e Darwin’s Journey.

81 jogos diferentes.

A Temporada 2024 foi a mais fraca da série histórica (2022–2024). Meados de dezembro, apenas 83 títulos diferentes jogados — sendo 40 títulos novos. Ano passado — o melhor ano — foram 159 títulos. Ainda há esperança que eu consiga jogar algo durante as festividades de final de ano, mas isto ficará de fora das estatísticas.

Desses 83 jogos, 2 títulos joguei edições diferentes: Ticket to Ride: Europa (2005) e 15th Anniversary (2021), além de Castles of Burgundy (2011) e a Special Edition (2023) da Awaken Realms. Também joguei edições e/ou reimplementações diferentes: La Granja: Deluxe Master Set, King of Tokyo: Dark Edition, Cat in the Box: Deluxe Edition, Viticulture Essential Edition, Village: Big Box, Puerto Rico (2011), De Vulgari Eloquentia: Deluxe Edition, Foundations of Rome, Survive the Island, LOTR: Duel for Middle-earth e Rush M.D. Quanta edição especial! :hot_face:

Resumo do meu ano.

Tivemos um resultado muito parecido com 2023, com 84% dos títulos jogados não sendo da minha coleção. Continuo jogando mais os jogos dos outros — pessoas ou luderias— do que meus próprios jogos.

Spoiler: mesmo assim minha coleção aumentou este ano.

O primeiro e último tabuleiro jogado no ano foram o mesmo: La Granja: Deluxe Master Set. E ambas as partidas foram no Joyjoy Café. O primeiro jogo novo para mim foi Honey Buzz e o último novo foi Apiary. Beezarro!

Ark Nova foi o título jogado mais bem avaliado (4° lugar) no ranking do BGG e o Ozob com a pior avaliação (15.562° lugar). Além disso, dos 5 jogos lançados no formato Première Galápagos este ano, só não joguei Acquire. Harmonies, Scout, Earth e Survive the Island check! :heavy_check_mark:

10 jogos — dos 83— foram vencedores do Spiel (Spiel, Kennerspiel ou Kinderspiel), 5 indicados e 5 recomendados pelo prêmio. O mais antigo foi o Carcassonne, vencedor no Spiel de 2001 e o mais recente foi o Sky Team, vencedor do Spiel de 2024. Tivemos também Ticket to Ride Legacy, indicado ao Kenner 2024 e Harmonies e Trio recomendados pela Spiel 2024.

Dezembro, a sexta-feira do ano!

A quantidade de jogadores mais usual este ano foram 4 e 3 jogadores com, respectivamente, 36% e 32% do total de partidas! Houve uma alternância de preferência, se compararmos com 2023. As partidas solo também tiveram um modesto aumento, sendo apenas 8% das partidas. Para comparação, ano passado foram ínfimos 7% e significativos 15% em 2022.

O dia da semana com mais partidas foi sábado (26%), seguido pelo domingo (17%). Uma bela mudança, visto anos anteriores que os dias úteis eram a preferência. Em 2024, a Joyjoy Café segue sendo o local que mais viu mesa (34%) e logo na sequência as jogatinas na minha própria casa (29%). As partidas digitais este ano representaram apenas 25% do total. Ano passado eram quase metade (40%) do total registrado. Presencial wins.

O mês mais agitado segue sendo janeiro com 31 partidas e 21 jogos diferentes ! Os títulos mais jogados em 2024 foram As Ruínas Perdidas de Arnak, Trio, Entre Linhas, Cascadia e Great Western Trail: Nova Zelândia.

Arnak :sparkling_heart:


Coleção

Minha humilde coleção. [2]

Voltamos próximo ao patamar de 2022 (57) e devo fechar o ano com 56 jogos na estante. Em 2021 terminei 51 jogos na coleção! O ano seguiu a tendência de rotatividade alta na coleção, sendo fevereiro e setembro os meses com mais aquisições/trocas e março com mais vendas. Abril e julho foram os únicos meses do ano que não entrou nada novo na estante.

Este ano entraram 47 jogos novos por aqui e 49 foram embora — sem contar expansões. Participei de 5 das 5 Math Trades que rolaram este ano em Curitiba — contando com as Leftovers — mas só obtive algum sucesso em 3 delas. No então, foram 18 jogos trocados (10 a mais que as estatísticas do ano passado). Estaria eu menos exigente?

Se combinar direitinho … todo mundo troca (de jogo)!

Shelf Through the Ages

Usando um recorte dos últimos 5 anos temos alguns dados interessantes. A coleção teve seu menor tamanho em 2020–50 jogos. Tanto nesse ano, quanto no seguinte a tendência em aquisição resultou no maior número de jogos na coleção: 68 jogos (2021). Nos anos seguintes (2022, 2023 e 2024), como já mencionei em retrospectivas passadas, me forcei a jogar mais e comprar menos, então vemos uma relação de quase 1:1 entre jogos que entraram e que saíram da minha coleção.

Por conta desse fenômeno — e das Math Trades — a maior parte da coleção tem menos de 3 anos. E com uma grande renovação este ano ainda (47 jogos é coisa né?). Os veteranos da coleção, com mais de 7 anos, são o Munchkin Loot Letter e o Coup (versão alemã). Este último, levou 1681 dias para ver mesa. A língua foi uma barreira!

Leve como uma pluma.

A coleção segue majoritariamente leve, com 21 jogos com peso entre 1.0 e 1.24, segundo o BoardGameGeek e outros 15 abaixo de 2.0. 12 jogos leve para médio, 7 jogos classificados como médio e apenas um jogo pesado (acima de 4.0): Oath. Hegemony (peso 4.20) saiu da coleção esse ano!

A Prateleira do Horizonte aumentou em 2024: 17 títulos. O histórico de menor Prateleira é 11 jogos e a maior 30 jogos. Este ano o jogo que ficou menos tempo acumulando poeira foi o Genotype, com apenas 18 dias de espera para ver mesa. Seguido de Hegemony com 19 dias. Ticket to Ride: Europe — 15th Anniversary finalmente foi para mesa, após “apenas” 1109 dias. Promessa de 2022 cumprida!


Troféu Largatixa Dourada

Imagem mais uma vez cedida pela IA.

Vamos dar continuidade ao Troféu Lagartixa Dourada para premiar as melhores e piores experiências no hobby. Como esta premiação não possui nenhum compromisso ou credibilidade, as categorias podem mudar de ano para ano conforme a vontade da Comissão Organizadora (eu!). Ou simplesmente, não haverão outras edições. Somente o tempo dirá! :man_shrugging:

Deixou um legado

Ticket to Ride Legacy: Legends of the West
*Build train lines across the United States in a twelve-game campaign.*boardgamegeek.com

Este jogão já foi premiado ano passado —Jogo de campanha — mas agora finalizada a épica campanha, gostaria de trazê-lo aos holofotes uma vez mais! Apesar de uma narrativa rasa, a forma que o mapa expande e novas mecânicas são apresentadas tornaram a experiência incrível.

Além disto, o desempenho de cada jogador durante a campanha é guardado num cofre que somente é revelado ao fim e resolvemos fazê-lo de maneira dramática com ̶u̶m̶ ̶c̶h̶á̶ ̶r̶e̶v̶e̶l̶a̶ç̶ã̶o̶ uma apuração em tempo real!

Legends of the West será lembrado com uma das experiências mais amigáveis e memoráveis em um jogo legacy.

Quem sabe faz ao vivo.

Pago pela comunidade

Ozob: A Cyberpunk Board Game
*Take roles of post-humans fighting the oppression of megacorps.*boardgamegeek.com

O palhaço mais infame da blogosfera chegou aos tabuleiros— após estrear nos games em Cyberpunk 2077. Com design de Jordy Adan e Renato Simões, o jogo foi recentemente financiado numa campanha bem sucedida pela Iron Studios no Brasil. O título chega ao Gamefound em 2025.

Tive a oportunidade de jogar o protótipo físico — Valeu, Fadda! — e para quem é fã de dungeon crawlers, o jogo está muuito legal! Além de uma produção absurda com minis incrivelmente detalhadas.

Bug na matrix

Hegemony: Lead Your Class to Victory
*Simulate a whole contemporary nation in this asymmetric, politico-economic euro-game.*boardgamegeek.com

Hegemony foi um experimento científico! Com peso 4.20, segundo o BGG, o jogo simula o balé sócio-econômico dançado pelo Proletário, Classe Média, Capitalistas e o Estado. Cada jogador assume um grupo social, com ações, interesses e formas de pontuar totalmente diferentes.

Apesar da assimetria das classes, muitas vezes há sinergia entre as ações e pauta que serão votadas, criando efêmeras alianças. O jogo simula com maestria os frágeis alicerces do capitalismo! Se você transpor a barreira inicial de aprendizado, terá uma partida memorável!

Jogo evento

Nemesis: Lockdown
*Survive an alien-infested lab on Mars but beware of other players and their agendas.*boardgamegeek.com

“Danger. The emergency destruct system is now activated. The ship will detonate in T minus ten minutes. “ — Mother (Alien, 1979)

Mais um ano que a série Nemesis entregou tudo! O jogo-evento de 2024 foi Nemesis: Lockdown. A narrativa inicia com o relato da única sobrevivente do massacre ocorrido em uma nave especial. Acordada da sua hibernação, ela descobre que a responsável pela carnificina também foi resgatada: um xenomorfo mantido em um container próximo.

Logo as coisas saem de controle e a comporação inicia o protocolo para conter o patógeno: autodestruição. Agora nós, jogadores, precisamos correr contra o tempo para cumprir nossas agendas secretas.

A partida foi organizada por Cícero Quirino e companhia (Eventable)! Com direito a jogar edição do Kickstarter com todos os addons possíveis e inimagináveis como playmat em neoprene, tokens e outros componentes em 3D e minis pintadas. Crème de la crème. :drooling_face:

A partida teve duração de 8h31 e terminou com eu — jogando de Survivor — e Uriel — o Hacker — como vencedores!!


E o 2025?

Presépio homemade.

Chegamos ao fim de mais um ano e mais uma retrospectiva! Se você leu até aqui muito obrigado. Para 2025, mantenho as mesmas intenções que tive para 2024: que o hobby continue leve e divertido!

Ano após ano sigo tal qual Sísifo na minha missão em reduzir a coleção apenas aos jogos “essenciais”. E da mesma maneira que no mito, ao final do dia, meus esforços parecem em vão. No meu caso, é um anúncio ou um lançamento que coloca em cheque a minha coleção.

Além disso, quero dedicar um tempo ao meu projeto Onboarding. A ideia é produzir conteúdo corporativo de maneira lúdica. Ao meu ver, as tentativas de gamificação para aprendizado, dinâmica e treinamento são sempre muito superficiais e o universo dos tabuleiros é tão diverso que temos títulos que poderiam ser usados para os mais diversos fins. Em breve espero entregar os primeiros materiais para vocês!

E no mais, desejamos os mesmos votos de um ótimo fim de ano e um ano novo ainda mais incrível! Aproveitem seus entes querido, comam bastante, bebam com parcimônia e joguem muito!!

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