Middle Ages é um jogo estratégico criado por Marc André, o renomado designer de Splendor. Ele convida os jogadores a assumir o papel de senhores feudais, gerenciando feudos e disputando influência em um reino inspirado no charme da era medieval. O jogo combina draft aberto, planejamento tático e um toque de interação entre os jogadores, tudo ambientado em uma economia medieval temática.
Jogabilidade e Mecânicas
O núcleo de Middle Ages gira em torno da construção e gestão do seu feudo por meio de oito tipos distintos de peças: campos, fazendas, vilas, fortes, mercados, quartéis, igrejas e palácios. Cada tipo de peça tem regras únicas de pontuação e interações que recompensam o planejamento cuidadoso.
O mecanismo de escolha aberta permite que os jogadores selecionem peças de uma fileira compartilhada, incentivando a competição e a possibilidade de bloquear os oponentes estrategicamente.
Os jogadores precisam equilibrar ganhos de curto prazo com estratégias de longo prazo. Por exemplo, focar na agricultura garante uma renda constante, enquanto investir em palácios ou igrejas pode oferecer grandes oportunidades de pontuação, mas com maior risco. O ponto alto do jogo está na interação entre as combinações de peças, que permite estratégias variadas e adaptáveis ao estilo de cada jogador.
Além disso, o jogo inclui elementos de interação direta, como ataques a feudos rivais. Isso adiciona uma camada de tensão.
Componentes e Apresentação
A qualidade de produção de Middle Ages é um dos seus pontos altos. Cada peça apresenta uma arte detalhada e temática que ajuda a imergir os jogadores no cenário medieval. As peças de madeira com impressão artesanal acrescentam um charme tátil, enquanto a distribuição modular das peças garante rejogabilidade com diferentes arranjos na sequencia de peças a cada partida.
O design visual é funcional e belo, com boa iconografia, facilitando a identificação dos tipos de peças e o acompanhamento das oportunidades de pontuação.
Tema e Imersão
Middle Ages Evocar a essência da vida urbana medieval. As escolhas enfrentadas pelos jogadores—priorizar agricultura, fé ou comercio—são tematicamente bem fundamentadas. Os aspectos competitivos, como reivindicar peças escassas ou lançar ataques, refletem de maneira simplificada as lutas por poder e recursos de uma sociedade feudal.
Público-Alvo e Acessibilidade
As regras são simples e o jogo não traz dependência de linguagem, as partidas são rápidas o suficiente para novos jogadores dominarem o jogo sem exigir dias de dedicação.
Com duração média de 60, é perfeito para noites de jogo sem se tornar cansativo.
Pontos Positivos
- Estratégica com estilos de jogo variados
- Componentes belos e arte temática
- Alta rejogabilidade
- Combinação envolvente de gerenciamento de recursos e interação entre jogadores
Pontos Negativos
- Interação direta pode desagradar quem não gosta de confrontos
- Algumas estratégias podem parecer mais arrojadas, impactando o equilíbrio, principalmente em partidas com 5 jogadores, onde o valor de moinhos e militar são acentuados.
- O tema medieval, embora bem executado, é mais estético que mecânico, pode não agradar a todos
Considerações Finais
Middle Ages é um jogo mecanicamente bem projetado, que combina mecânicas acessíveis com uma boa produção. Sua mistura de seleção de peças, gerenciamento de recursos e interação entre jogadores oferece uma experiência instigante especialmente para fãs de jogos de médios para casual.