Sleeves : Necessários ou Firula?

E aí board gamers , como estão?? Hoje no tabulando, falaremos de um assunto muito importante no cenário de boardgames, principalmente para o jogos que contém cartas. Hoje é dia de falarmos dos nossos queridos, ou odiados, Sleeves. Isso mesmo, tem pessoas que não dispensam um sleeve, independentemente do tamanho das cartas, mas há aqueles que acham isso um desperdício de dinheiro. Já vi gente falando : O valor que vou pagar em todos os sleeves que eu preciso, eu compro vários jogos.

Vamos lá , pensem no seguinte: Você compra um jogo e ele vem todo embalado, tudo certinho e bem organizado. Se você compra um jogo usado, você espera que ele esteja bem cuidado e em ótimas condições para jogar certo? Então qual a dica que damos : Cuide muito bem dos seus jogos, pois caso um dia você venda, se estiver sleevado, certamente terá um valor maior.

Se você não gosta de sleeve e acha desnecessário, ok!! Mas as cartas com o tempo, vão ficando com marcas de uso, e principalmente na hora de embaralhar, as cartas vão ficando amassadas e podem até rasgar, e se for vender um dia o jogo nesse estado, além de ser difícil a venda, o jogo perderá valor.

Outro ponto a ser levado em conta é qual tipo e marca de sleeves usar. Existem os sleeves premium, os mais simples e também os coloridos, mas esses eu não gosto muito pois escondem o verso da carta do jogo. Uns são mais firmes,outros mais finos e por aí vai.
Aqui não falaremos de marcas, para não fazer propaganda, mas eu tenho meu tipo de sleeve preferido. O tipo de sleeve e marca vai do gosto de cada um, é algo muito pessoal.

Na opinião do Tabulando, Sleeve é necessário. E pra vocês? É Necessário ou Firula?

É isso pessoal, espero que tenham gostado!!! Deixem seus comentários, críticas, sugestões e elogios…

Não esqueçam de compartilhar nosso canal e se inscrevam na nossa página aqui no Compara Jogos.

Até o próximo Post!!!

5 curtidas

Sleeves atrapalham na hora de embaralhar e muitas vezes as cartas grudam umas nas outras. Mas, falando em conservação, acho essencial que as cartas sejam sleevadas: amiguinhos que gostam de uns snacks na hora da jogatina ou até mesmo o uso das cartas vão desgastando-as e fazendo com que o interesse em jogar diminua com o tempo. Acredito que já salvei muito jogo devido ao uso de sleeves. Porém, não vejo necessidade de sleevar todas os tipos de cartas. Costumo deixar sem sleeves aquelas que não são tão manuseadas ou que algum dano que possa receber não cause prejuízo ao jogo.

2 curtidas

eu sleevo todas as cartas, meu nível de Toc não permite deixar carta sem sleeves… hehe

2 curtidas

Pra mim é essencial.
Se não fosse os sleeves, hoje eu teria uma parte do meu Eldritch Horror perdida.
Não largo mão de sleeve NUNCA. Se ficar ruim de embaralhar, infelizmente é comprar outro sleeve, mas sem eu não fico.

2 curtidas

Eu não sou muito exigente no quesito marca ou premium nem nada disso. Mas TODO jogo que compro eu sleevo na hora, fico muito incomodado de manusear sem sleeves pq a qualquer momento acho que vai sujar ou manchar.Já usei sleeve super baratas, que protegem de sujeira mas agarram na hora de embaralhar, mas eu acho que as basicas tipo da bucaneiros super suficiente. Não sou exigente com premium não, além de geralmente não caber nas caixas de jogos pequenos.

2 curtidas

Sleeves na verdade auxiliam demais se embaralhar usando weave shuffle, só atrapalha o riffle shuffle.

Sleeve não gruda, nunca, sujeira gruda. Se seus sleeves estão grudentos você pode se irritar ou agradecer que aquela sujeira toda, ao invés de estar nas cartas ficou no sleeve.

Caso duvide que sleeves não grudem normalmente, abra um pacote de sleeves que ficou meses ou anos parado, e veja como eles deslizam entre si, até bem demais. O que faz aquele grudar é algo que saiu das nossas mãos, e eu prefiro que fique longe das cartas.

Não gosto do mito que “os sleeves ficam grudentos”, deixando no ar que eles causam isso por si. Por serem lisos, ao invés de terem uma textura ou fibras como o papel, eles se tornam impregnados com sujeira mais facilmente, ficando a gosma mais exposta e grudando em si. Já papéis com textura são irregulares e deslizam melhor mesmo quando muito sujos. Como aquele baralho de truco já com cheirinho de cédula de troco baixo que ainda desliza mesmo naquele estado.

Há a opção de limpar os sleeves ou trocá-los. Eu prefiro o problema de impregnar e depois ter essas opções do que gosma humana permanentemente nas minhas cartas, é gosto meu e gosto cada um tem o seu, claro que cada um sabe aquilo que incomoda mais.

5 curtidas

Idem… inclusive sempre deixo alguns sleeves extra dentro das caixas, principalmente em jogos onde tem muito embaralhamento de cartas.

1 curtida

Bruno, acho que depende da marca… eu tenho algum jogos bem ruins de embaralhar devido ao sleeve utilizado.

Não consigo ficar sem sleeve, nem jogo enquanto não colocar. É toc mesmo, hahaha

1 curtida

Sou assim também, enquanto não sleevo, não ponho o jogo na mesa…

3 curtidas

Pode ser isso mesmo. Sou novo no hobby e não tenho muitas pessoas para trocar ideia, então não sei se Bucaneiros, Red Box, Mayday ou Meeple Virus, marcas que já usei, são boas ou não.

1 curtida

Não fico sem sleeve. Acredito que as vantagens são bem maiores que as desvantagens por isso não abro mão de usá-los.

1 curtida

Por aqui eu coloco em todos os jogos. Complicado são os formatos “raros” fora de qualquer padrão popular, fica difícil encontrar.

Um ponto negativo do Sleeve, ao meu ver, se tem relação com jogos produzidos de forma “premium”. Você acaba perdendo a qualidade do tato em cartas linen finish e etc. Pagou caro no jogo para não curtir um dos pontos positivos da produção, mas que por outro lado vai manter a qualidade das cartas.

2 curtidas

Assim, teste algumas marcas e use aquela que você mais gostar. EU usei muito tempo bucaneiros, mas na minha opinião caiu a qualidade e agora eu tenho usado da “sydplast”. As redbox pra mim tem esse efeito que você comentou, de deixar as cartas meio grudadas.

obs.: sydplast eu compro pelo ML ou Amazon mas nao gostei das mini euro deles.

1 curtida

Será que não são os jogos onde as cartas ficam mais tempo na mão que ficam mais “pegando”? Aqui acontece isso, jogos onde as cartas ficam mais na mesa elas demoram a ficarem “pegando”.

1 curtida

Interessante, eu acho muito mais trabalhoso embaralhar cartas SEM sleeve. Eu sleevo tudo o que dá, o seguro morreu de velho.

Sleevo quando há muita manipulação no deck, o que é a maioria.

Sleeve facilita o embaralhamento e protege a carta.

Quando o sleeve começa a ficar grudando uma na outra tem uma dica muito boa: coloca pouca, mas bem pouca maizena entre as cartas e embaralha, isto deixa as cartas lisas e soltas de novo.

1 curtida