tikal
highlights
. organizar hexágonos e pirâmides
. revela um hexágono e usa 10pa (pontos de ação)
. os hexágono são colocados de forma que conseguimos alcançá-los
. quando acabar os tesouros nos hexágonos esses podem ser utilizados para acampamento
. hexágono de vulcão não pode entrar ou atravessar
. o líder conta como três trabalhadores
. pode escalar somente dois níveis por turno mas tem que ter dois trabalhadores
. pode pegar dois tesouros por turno mas tem que ter dois trabalhadores
. cada jogador pode colocar somente dois guardas em todo o jogo!
. existe 8 tipos de tesouros diferentes com três para cada
. os pares e trincas dos tesouros não podem ser desfeitos
. o acampamento pode ser feito em clareiras onde não haja tesouros e tenha pelo menos um trabalhador seu (ou do oponente na 1a versão, na 2a não tem mais isso)
. para colocar o guarda no alto da pirâmide o jogador tem que ter mais força que os adversários
. então coloca-se um trabalhador no alto da pirâmide e retira todos os outros desse mesmo jogador que estava no hexágono para caixa, sai fora do jogo!
pontos
. o jogador que revelou o vulcão, deixa de lado, faz 10pa e então conta os pontos de pirâmides e tesouros (pirâmides com o guarda ou maioria das expedições no hexágono, empates ninguém pontua)
. depois segue sentido horário cada um faz 10pa e conta os pontos
. por fim o jogador que revelou o vulcão coloca este e faz seus 10pa
. depois do último hexágono, há um último turno de 10pa e pontuação para cada um