Top 3 surpresas e decepcoes de BG em 2023

Isso aqui ta bem parado.

Entao estava pensando aqui vendo meus logs, e decidi fazer uma mini lista. As 3 maiores supresas positivas e negativas de jogos novos que joguei em 2023.

Supresas Positivas

  • Small Samurai Empires → Peguei em um KS o jogo completo. Achei que ia gostar do controle de area, e foi muito melhor q esperava para um jogo com muita interecao em 45 min.
  • Mosaic → Eu tinha visto o KS, nao fiquei convencido. Um amigo pegou, jogamos, e comprei o jogo no mesmo dia. Um CIV lite, com combate abstraido, mas muito interessante.
  • Wayfairers of the south Tigris → Eu sou muito fan dos jogos do Shem Philips, entao ja esperava gostar desse, e ele nao decepcionou, pois novamente faz alocacao de uma forma diferente, e interessante. Agora e ver se o scholars entra na lista para 2024.

Decepcoes

  • Food Chain Magnate → Sim, so fui jogar agora em Dez de 2023, mas apesar de o jogo ser legal, ter mecanicas diferentes, ele foi tao anticlimatico, quando na 6 ou 7 rodadas ja tinhamos alguem com CFO e agente nem perto de chegar la. Dai sabiamos que o jogo tinha acabado, e mal tinhamos quebrado o banco a 1a vez. Agora entendo a importancia da Ketchup Mechanic
  • Iki → Com tanto premio, e um rondell no jogo, eu esperava bastante dele. Infelizmente, mesmo gostando, nao atingiu as expectativas que eu tinha para ele. Como minha melhor metade diz, o segredo da felicidade e baixa expectativas (acho q fica melhor em ingles que em portugues).
  • Undaunted - Normandy → Todo mundo fala super bem, os games play fazem o jogo parecer fluir super bem, mas apos jogar, fiquei com a sensacao que e um dice fest, com 1 dado rolado por turno. Talvez cenarios mais avancados sejam mais interessante, mas me decepcionou tanto que ja botei a minha copia lacrada para troca.

E voces? Quais as grandes surpresas e decepcoes?

3 curtidas

Vou colocar 2 decepções e 2 surpresas.

Decepções:

1. Flamecraft. O jogo teve um hype absurdo e ao meu ver, não entrega tudo isso que falavam. Acho que ele devia ser encarado como um jogo de entrada ou para pessoas que nunca jogaram nada com alocação de trabalhadores.

2. The number - Estava de olho para comprar esse, mas ainda bem que o testei antes de comprar. O jogo é simples e é razoável, mas é só isso mesmo. Acho que tem jogos pequenos que oferecem bem mais do que ele. Legal conhecer, mas depois de apenas 2 partidas não tenho mais vontade de jogá-lo.

Surpresas:

  1. Dune Imperium. Sei que foi lançado em 2022 no Brasil, mas só conheci esse ano. O jogo é bom, as mecânicas são bem amarradas e roda muito bem em 3 jogadores. As expansões também são ótimas, uma pena que sejam caras.

  2. Heat - Pedal to the metal. Eu amo corridas e Heat era exatamente o que eu procurava em um jogo de corrida. Um jogo que pode ser simples para iniciantes e que pode apresentar uma estratégia maior caso você já o tenha jogado algumas vezes.

Gostei do tópico, acho que vai trazer boas discussões. Sobre o Iki, eu curti, achei a proposta interessante, mas não o suficiente para concorrer como jogo do ano.

3 curtidas

Eu lembro do hype do flamecraft. Foi grande mesmo, mas nao consegui juntar coragem e sentar para joga-lo ainda. Simplesmente ele so apareceu na mesa quando tive outras coisas mais tentadoras para jogar (nao tenho ele, e sem jogar nao to pronto para correr o risco de compra-los.

O Heat, o que me assustou foi o preco, mesmo la fora ele ta bem caro, e como diz minha esposa: ja tenho muito jogo de corrida (so de formula D tenho umas 15 pistas), e nao posso dizer que ela esta errada. Ai faltou disposicao para pegar (tem um amigo aqui em Nikiti que quer passar o dele por BRL 1000. Um tanto quanto demais para um jogo que eu nao teria coragem de pagar mais que uns USD 30.

E o Iki, vc falou tudo, nao e que o jogo e ruim, ele so veio com hype grande demais, que nao tinha como entregar o prometido. Pelo menos o preco dele tava baixinho quando peguei (BRL 160 ou BRL 170 - so lembro que tava mais barato que la fora).

PS - Eu realmente acabo so pegando jogos aqui no BR quando acho ele mais barato que o preco de mercado la fora) ou e jogo nacional que nao tem la fora (Comic Hunter, Grass, Sonhando com Alice por exemplo).

2 curtidas

Dos jogos que você citou, só joguei mesmo o Destemidos: Normandia! Acho um bom jogo, embora eu prefira o Norte da África por afinar alguns detalhes de regra do primeiro, aumentar a assimetria nos cenários e acrescentar os veículos, que são muito divertidos. Porém entendo seu ponto. Há uma certa dose de aleatoriedade que pode ser frustrante para algumas pessoas, mas que nesse caso eu curto. Além de ser até certa medida bem… leve… em termos de complexidade estratégica(?). Eu vendi a minha cópia, mas cheguei a jogar 11 partidas da campanha antes e acho que aproveitei bem. Apesar d’eu curtir jogos tipo x1 a temática de guerra desagradou minha família.
Os títulos que mais me surpreenderam, seja positivamente ou negativamente, nesse ano de 2023 foram os seguintes:

Surpresas positivas:

  1. cafe
    O tipo de jogo que eu não sabia que queria na minha coleção e que faz muito sucesso com a minha família: maquininha de pontos rápida e leve, mas com muita fritação! O único defeito do jogo, na minha opinião, é a sua baixa interatividade. Acho incrível os dilemas que o jogo propõe a cada rodada. Cada carta jogada em sua cadeia produtiva é também uma renúncia com muita dor no coração! A produção é caprichada e se você gosta de jogos rapidinhos que não são nem um pouco bobos, muito pelo contrário, vai curtir bastante esse daqui!

  2. aero
    Pense num jogo que parece bobinho… mas que é super viciante! A dinâmica aqui se resume a rolar e rerolar dados incontáveis vezes até obter o melhor resultado. Há poucos momentos de decisão e quase sempre são bem óbvios para falar a verdade Mas o jogo consegue entregar uma tensão incrível na mesa, especialmente com jogadores competitivos! Se você for jogar com espírito de galhofa, vai se divertir muito! Existe uma certa malícia, gestão de risco e probabilidade, por trás das suas escolhas que eu gosto muito! Em 1 semana chegamos a jogar mais de 30 partidas!

  3. trio
    Outro pelo qual eu não dava nada e que decidi comprar porque queria um substituto para o meu Skull. Que grata surpresa! Trio pode até parecer meio tosco ou estranho numa primeira olhada, mas basta jogar uma rodada para sacar qual é a do jogo e embarcar de vez no desafio! Me surpreendeu porque ele não é nada mais nada menos que um jogo da memória turbinado capaz de fazer qualquer jogador cracudo passar muita vergonha! Ele realmente força a sua memória ao limite e ainda esconde uma pitada de blefe com dedução que é muito legal! Sucesso total por aqui!

Decepções:

  1. akropolis
    Veja bem, Akropolis é um jogo muito bacana! E eu já tive a oportunidade de jogá-lo há um tempinho atrás quando, naquele momento, curti muito. Mas fui jogá-lo novamente após o lançamento da Papergames e… o jogo me pareceu apenas muito mais do mesmo! Todo o sistema de pontuação e disposição dos ladrilhos em níveis me pareceu simples e genérico demais. Não sei se você entende, mas acho que falta a ele um tempero diferente, um charme que só o Kingdomino ou Savernake Forest tem. Joguei, me diverti e recomendo para quem quer brincar em família, mas depois de 3 ou 4 partidas ele simplesmente perdeu o encanto para mim e não tenho mais nenhuma vontade de colocá-lo na mesa…

  2. challengers
    Até agora estou tentando entender qual é a desse jogo… Tudo bem que eu não esperava nada dele pois jogos mais festivos não costumam agradar por aqui, mas esse conseguiu o feito de me decepcionar ainda assim porque me entregou muito pouco! É um jogo simples de construção de baralho com algumas ações encadeadas e comparação de atributo (força) que lembra o Super Trunfo. Só que ele é simples… DEMAIS! Challengers beira o desinteressante e desafia o meu conceito de jogo… Confesso que joguei apenas 1 partida, mas já no meio dela eu queria me lançar de um precipício! rs Foi desgosto à primeira vista!

  3. tulip-bubble
    Fiquei na dúvida entre falar do Tulip Bubble ou do Big Five… pois ambos me decepcionaram, sob diferentes aspectos, mas vejo que o Tulip Bubble foi mais hypado e veio com um preço muito mais elevado e isso pode gerar maiores frustrações. Também por ser um jogo maior, com uma proposta mais complexa e elaborada. Começa que ele é muito mais complicado que o necessário. É basicamente um jogo de leilão com flutuação de quotas de ação e coleção de componentes. Na teoria é um jogo simples, mas tem muitos detalhes de regra… o que sempre me desagrada! Outra coisa é que esse é um jogo extremamente longo para sua proposta! Isso porque são muitas e muitas disputas de leilão a toda rodada. Outra coisa é que a flutuação do valor das commodities é artificialmente alterada… e isso, que a princípio soa como algo divertido, foi extremamente broxante para mim…! Chega uma hora em que a gente cansa, abandona tudo e só vai jogando na base da sorte mesmo!

Só queria lembrar que as surpresas positivas não são necessariamente os melhores jogos de 2023 para mim, mas são aqueles para os quais fui com expectativa baixa… e no fim considerei que todos são bons jogos pois me causaram uma boa impressão! Já as decepções também não necessariamente são jogos ruins, mas sim aqueles para os quais fui com expectativa alta e entregaram (ainda) menos do que eu esperava… A expectativa é a mãe da decepção! rs

1 curtida

Concordo em gênero, número e grau com você!

Flamecraft já de cara não me agradou por ser um jogo com gerenciamento de recursos muito leve e folgado… mas agradou aos meus amigos que curtem essa pegada mais light. Eu passo longe…
Dune Imperium é muito bom, apesar de mecanicamente não ser muito inovador. Joguei 3 partidas e todas foram bem emocionantes!
Heat me agradou bastante, mas quero jogar mais vezes para pegar melhor o jogo! Por enquanto, por mais incrível que pareça, achei o Quest for El Dorado um jogo de corrida bem mais divertido e interessante!

2 curtidas

Interessante a questao do Normandy. E olha que eu curto muito wargames, tanto que o Sekigahara esta no meu top 10, alem de varios q sempre deixo a mao para jogar da GMT. Ate dei vexame com o cupon de 50% em 1 jogo mais os p500 que voce comprou (nao consegui achar o limite para o meu e parei quanto tinha pego 7 jogos com o cupon).

Tb vale dizer que as surpresas nao foram os melhores do ano (afinal acho q nos meus 3 positivos so o Wayfairers e de 2023- edit: Nao, nem esse e de 2023).

Achei interessante o seu comentario do Tulip Buibble. Confesso que achei os leiloes meio desnecessario no jogo, mas gostei da forma que os precos variam no jogo, interessante, e gera umas surpresas imprevistas. O fim do jogo que e meio complicado, pq realmente vira uma loteria se voce ta alvancando para comprar a tulipa preta.

O akropolis quando eu vi playthrough dele, me deixou completamente desinteressado.

1 curtida

Olá, Andre!
O que não curti na verdade foram as cartas de evento que alteram o valor das commodities, tulipas, embora eu curta muito esse tipo de dinâmica de flutuação de mercado! Eu adoro Modern Art Cardgame e Trick of the Rails, que são semelhantes, por exemplo! Mas no caso do Tulip Bubble, esse aspecto muito aleatório me incomodou…

1 curtida

Justo. pq realmente as vezes bagunca um plano maneiro.

Mas nao deve ser dificil jogar sem as cartas de evento

KKKKKKK,…

1 curtida