Nem todos são sugestão minha, nem todos testei.
Trocar de jogo com ele é um pouco trabalhoso, precisa separar cartas e tal, mas a intenção não é substituir os jogos, é ter um baralho leve para viajar com muitos jogos em uma pequena caixinha.
No Thanks!
Separe as 33 Cartas numeradas de #3 até #35. As outras cartas não serão usadas como “cartas numéricas”.
Isole aleatoriamente 9 destas 33 cartas, sem ninguém saber quais ficaram de fora, elas ficarão sem uso apenas nesta partida. Embaralhe as outras 24 cartas e use de pilha de compra.
As cartas que não estão entre #3 e #35 servirão apenas como “fichas”, sempre viradas para baixo na mesa de acordo com a tabela:
- 3 a 5 jogadores - cada um recebe 11 “fichas”
- 6 jogadores - cada um recebe 9 “fichas”
- 7 jogadores - cada um recebe 7 “fichas”
Jogue!
Coup
Utilize as cartas de:
- Embaixador (#60 a #64) ou Inquisitor(#65 a #69), não use ambas profissões ao mesmo tempo.
- Assassino (#70 e #72 a #75)
- Condessa (#76 a #80)
- Capitão (#84 e #86 a #89)
- Duque (#90 a #94)
Na proporção recomendada pelo manual com o número de jogadores.
Utilize as cartas restantes como moedas, viradas para baixo.
The Resistance
Use cartas de um naipe para resistência e de outro para os traidores.
Escolha o time apontando os integrantes (não é difícil memorizar, se for muita gente use cartas para marcar). Vote usando polegares para cima e para baixo(até mais prático que as fichas).
Então embaralhe X cartas de sucesso(X igual ao número de jogadores), depois em separado X cartas de fracasso, então distribua uma carta de cada tipo aos participantes da missão sem memorizar qual carta foi para quem.
Marque em papel as missões, sucessos e fracassos, além de falhas de votação seguidas.
Hanabi
Para o jogo básico, escolha 5 cores/naipes diferentes (recomendo cores bem distintas para facilitar).
Para cada uma das 5 cores, separe de acordo com o número dentro do “dadinho”:
- 3 cartas com dadinho 1
- 2 cartas com dadinho 2
- 2 cartas com dadinho 3
- 2 cartas com dadinho 4
- 1 carta com dadinho 5.
São 10 cartas para cada cor escolhida, portanto 50 cartas.
Jogue!
Pega em 6!
Utilize as cartas de #1 a #104.
Estas cartas já possuem a quantidade de pontos que valem, em forma de bolinhas, abaixo do seu número de sequência #.
Jogue!
Parade
Escolha as 6 cores/naipes que preferir.
Utilize as cartas com valor 0 até 10 de cada uma das cores/naipes escolhidos, totalizando 66 cartas.
Jogue no boteco sem medo de estragarem seu joguinho caro que você deixa guardado em casa!
Wizard
Excelente jogo de vaza, o único deles que eu gosto de jogar, pelo excelente lance de tentar adivinhar quantas vazas irá ganhar.
Eu gosto de reservar o naipe azul de estrela para mago, separe 4 cartas de mago deste naipe.
Eu gosto de reservar o naipe verde de perigo para o bobo, separe 4 cartas de bobo deste naipe.
Escolha 4 outras cores/naipes que preferir, utilize as cartas destes naipes de 1 até 13.
Totaliza 52 cartas (4 naipes) mais 8 cartas especiais de bobo/mago.
Tenha em mãos o bloquinho do jogo ou imprima uma ficha de placar para economizar seu bloco, seu mão-de-vaca(eu faço isso).
Jogue no boteco sem medo de estragarem seu joguinho raro de achar, que você deixa guardado em casa!
High Society
Para este jogo será usado o valor no “centro do topo” de cada carta.
Separe as 14 cartas pretas do naipe . Estas são o baralho de itens a serem leiloados. O valor em pontos de vitória está no centro do topo. As cartas que tem um *, ao se leiloar a todas elas, o jogo encerra(provavelmente algumas cartas sobrarão sem serem leiloadas, é o normal).
Para cada jogador, escolha uma cor/naipe, pegue as cartas deste naipe de 0 a 10, apenas será usado o valor em dinheiro identificado como $3 ou $10, por exemplo. Cada jogador recebe 11 cartas com $ de sua respectiva cor.
Love Letter
Separe as cartas de #96 até #111, são 16 cartas.
Cada carta tem bolinhas no meio dela indicando quantas cópias de si há no baralho.
Utilize cartas sobressalentes viradas para baixo como fichas de conquista.
Recomendo o uso de uma colinha com os efeitos para ajudar nas deduções, isso existe em vários lugares e modelos.
Decrypto
Embaralhe as cartas e sorteie 4 vezes para cada equipe uma das cartas com lista de palavras. Pegue carta em uma posição aleatória, e peça para alguém citar um número de 1 a 6, ou então sorteie usando cartas de dadinhos.
Após cada equipe anotar suas 4 palavras em ordem escondido dos oponentes, separe cartas com valor de 1-4. A equipe da vez sorteia 3 delas em ordem aleatória. As cartas são a senha da rodada e não se pode mudar a ordem das cartas!
Codenames/Código Secreto
Utilize o app “codenames helper”(android) para dar a senha, vai também precisar de uma folha de papel e lápis/caneta (se tiver vermelha e azul é melhor).
Utilize as cartas com listas de palavras. Embaralhe estas cartas e sorteie uma carta em uma posição aleatória. Peça para alguém citar um número de 1 a 6, ou então sorteie usando cartas de dadinhos um valor de 1 a 6 e use a palavra na posição escolhida.
Escreva as palavras em uma folha de papel, já na disposição correta de 5x5. Ao jogar, vá riscando ao serem usadas e marque V/A - “Vermelho” ou “Azul” quando necessário.
Codenames/Código Secreto Dueto
Para este cooperativo utilize o app “codenames helper”(android) para dar a senha, uma folha de papel e lápis/caneta(se tiver caneta verde e de outra cor fica excelente).
Utilize as cartas com listas de palavras. Embaralhe estas cartas e sorteie uma carta em uma posição aleatória. Peça para alguém citar um número de 1 a 6, ou então sorteie usando cartas de dadinhos um valor de 1 a 6 e use a palavra na posição escolhida.
Escreva as palavras em uma folha de papel, na horizontal, já na disposição correta. Ao jogar vá riscando as palavras ao serem escolhidas e marque “Verde” ou “V” quando necessário e um X quando um cidadão.
Capital Lux
Separe as 4 cartas de capitais que ficarão no centro da mesa: #0, #28, #71, #85
Separe as 4 cartas de modificadores em uma pilha: #56, #69, #70, #84
Separe 18 cartas com cada símbolo abaixo do dadinho. São 4 símbolos iguais aos das capitais.
Separe 8 cartas viradas para baixo que servirão como fichas de defesa(moedas) que valem 1 ponto ou protegem sua cidade em 1 ponto ao final da rodada se descartadas.
Só Uma
Utilize as cartas com listas de palavras.
Vai ser necessário papel e caneta para os participantes. Embaralhe estas cartas e sorteie uma carta em uma posição aleatória. Peça para a pessoa “adivinhadora” citar um número de 1 a 6 para decidir qual palavra usar, ou então sorteie usando cartas de dadinhos um valor de 1 a 6 e use a palavra na posição escolhida.
The Mind
Utilize as cartas de #1 até #100.
Utilize um pedaço de papel para marcar níveis de 1 a 12 e suas respectivas recompensas de acordo com a sequência das cartas de níveis:
- Níveis 2, 5 e 8 dão uma estrela ninja.
- Níveis 3, 6 e 9 dão uma vida extra.
Marque no papel a situação atual de vidas, nível e estrelas ninja, iniciando de acordo com a tabela:
- 2 jogadores, objetivo: Nível 12 - Iniciam com 2 vidas e 1 estrela ninja
- 3 jogadores, objetivo: Nível 10 - Iniciam com 3 vidas 1 estrela ninja
- 4 jogadores, objetivo: Nível 8 - iniciam com 4 vidas 1 estrela ninja
Jogar! (E resistir à tentação de não trapacear dando dicas, “como quem não quer nada”)
The Game
Basta utilizar as cartas sequenciais de #2 até #98.
Na mesa, coloque a carta #1 de um lado e a carta #100 do outro lado:
Em ambos lados da carta #1 os jogadores devem montar duas pilhas em ordem crescente (sempre jogando cartas maiores em cima).
Em ambos lados da carta #100 os jogadores devem montar duas pilhas em ordem decrescente (sempre jogando cartas menores em cima).
(Não precisa de 4 cartas guia na mesa, basta descartar em ambos lados da #1 e #100)
Two Rooms and a Boom
Para o jogo base, basta usar:
- cartas vermelhas para a equipe vermelha, com a carta zero sendo a pessoa com a bomba.
- cartas azuis para a equipe azul, com a carta zero sendo o presidente.
- uma carta cinza para o apostador se estiver em número de jogadores ímpares.
Jogue e brigue bastante com os abiguinhos!
Stick 'Em
Jogo oficial: vai até a carta 18 de cada naipe, permitindo 8 jogadores.
Com este deck é possível jogar em 3 até 6 jogadores:
3 jogadores: Cartas 0-8 em 5 naipes
4 jogadores: Cartas 0-11 em 5 naipes
5 jogadores: Cartas 0-14 em 5 naipes
6 jogadores: Cartas 0-14 em 6 naipes
Tinco
Primeiramente escolha 7 naipes diferentes e então separe as cartas 1,2,3,4,5 de cada naipe
Maré Alta
Adicionadas bóias e meias (1/2) bóias nas cartas correspondentes para facilitar este jogo.
in Vino Morte
8 cartas de veneno e 8 cartas de vinho (naipe verde e qualquer outro)
Skull & Roses
Separar 3 cartas comuns e 1 caveira pra cada jogador.
Poquer de Bichos
Basta usar 8 cartas de cada naipe (cartas valor de 1-8, por exemplo) de 8 naipes diferentes.
Disponha na mesa à vista de todos 1 carta extra de cada naipe (cartas valor 0, por exemplo) para servir de mapa de possibilidades, assim os jogadores sabem as opções disponíveis para poderem blefar, que é necessário durante o jogo.