Olá pessoal, gostaria de saber se vale a pena pegar o Era da Inovação em pré-venda, ou se vale a pena esperar o jogo lançar. Meu medo é o jogo esgotar antes do lançamento, mas eu não tenho tanto tempo de experiência pra saber se isso é possível, ou se esse jogo é tão hypado pra isso acontecer.
Quem já comprou jogo em pré venda, se arrependeu ou acha que valeu a pena?
Rapaz, eu já peguei jogo em pré-venda. E, julgando pela experiência que tive, acho que não valeu à pena. Poderia ter conseguido preço melhor, se tivesse esperado um pouco mais. E foi foda lidar com a ansiedade com os atrasos enormes no envio do jogo; e tendo que cobrar uma posição da loja a todo tempo; a loja dizendo que o problema é a editora, etc.
Some-se ao caso que, por mais que haja um hype em torno do Era da Inovação, é um jogo de mais de 600 reais. Não é um jogo barato, mesmo se você toma como um parâmetro um hobby caro como é o dos jogos de tabuleiro.
Mal comparando, quando anunciaram o reprint do Root, vi a galera fritando de ansiedade, querendo comprar logo na pré-venda, com medo de ficar sem o jogo. E o jogo ainda está no mercado, por 320 reais (menor preço atual), que eu acho um preço muito bom. [ Mas a comparação talvez seja ruim, porque o Root é um jogo que meio que criou uma seita já ( ), e isso pode ter influenciado na decisão da editora de fazer uma tiragem maior. ]
Talvez o Era da Inovação esgote rápido, considerando o contexto a que temos assistido de tiragens pequenas de alguns jogos. Mas eu não acho que vá esgotar logo na pré-venda. O que acham os demais colegas do fórum?
Vou levantar para um outro elemento que acho q deve ser incluso na discussao.
A questao da pre-venda ficar amassada no meio da compra normal e o Financiamento coletivo.
Em geral, comprar apos o lancamento entrega o jogo a um preco consideravelmente mais barato, especialmente quando o jogo encalha. Tem um risco de perder a janela de compra? Sim, mas de modo geral, se voce quer tanto o jogo para pagar mais caro, entao por que nao ir para o outro lado do sepctrum
Claro que estou falando de finaciamento coletivo (FC), que em geral tras tantos bonus que muito mais que compensa pagar o MSRP que em geral e cobrado nas campanhas. Claro que isso vem com problemas tb, mas se voce se organizar, e so entrar em campanha de empresas com historico, e bem seguro (OK, Stellaris ainda e um rolo, pois foi de uma empresa seria, mas ja ta atrasado a mais de 3 anos).
So aviso para tomar cuidado com os FC, porque infelizmente no Brasil importacao por individuos e uma palhacada, entao existem varios rolos criados por uma estrutura de impostos completamente nao funcional, sem nocao, e totalmente voltada para atrapalhar ou beneficiar alguns grupos. (dica profissional, pede para a editora botar um ISBN no jogo, que ai nao paga imposto no envio - a osprey faz isso e os jogos chegam aqui pelos correios sem imposto).
Voltando ao topico principal, com essas duas opcoes (cada vez e mais raro um jogo com hype nao ter um FC), a pre-compra parece de longe a pior das opcoes para adquirir um jogo novo. Simplesmente vc nao consegue um bom deal na pre-venda.
Eu já comprei jogo em pré-venda e me arrependi, porque não gostei tanto do jogo e agora ele segue encalhado e mais barato do que paguei (Oi, Evenfall). Mas também já comprei jogo em pré-venda que mal chegou nas prateleiras porque praticamente esgotou na pré mesmo, mas era uma tiragem pequena de um jogo nichado (Te amo, Trickerion). Resumindo, depende muito.
Por exemplo, vamos pegar voidfall, o jogo hypado na gringa, mas aqui está encalhado e o preço tem baixado.
Acho que pode acontecer o mesmo com #era-da-inovação, pois, assim como o voidfall, é um jogo bem pesado e longo; ou seja, o público que consome esse tipo de jogo é menor que, por exemplo, o que joga harmonies.
Sou novo no hobby, mas é o que já observei nesse curto período.
Mas a pré venda é uma forma da editora produzir uma quantidade justa em relação aos interessados, isso porque alguns jogos sempre encalham, e diminui o preço substancialmente…
Eu prefiro arriscar após, se for sucesso a chance de ter um reprint é alto, se não for, a chance de encalhar e diminuir o preço é alto também .
Vejo pelo último jogo que adquiri… Apiary …
Em pré venda estava 600,00 , 650,00 ..
Peguei ele recente por 377,00 ( e acho que vai baixar mais ok… )…
São riscos que só você consegue tomar uma decisão …
Essa pré-venda do Brasil não é mais essa para “produzir de acordo aos interessados”, como se fosse um KS.
Agora ela é literalmente um, o Barco de importação ta chegando e jaja a gente envia. Corre risco de ficar sem.
Dito isso, o mercado tá ficando muito saturado de Jogo, mesmo com o Hype do era na inovação, tem Gaia e Terra Mystica disponíveis.
A não ser que seja algo muito hype igual foi Sky Team e Heat, difícil acabar instantâneo, a não ser a cagada do Trickerion que trouxeram meia dúzia.
O Root já foi pq essa já deve ser a 4a ou 5a impressão no BR, acho que o único jogo que deve ter consigo tal façanha aqui (fora o trio Catan/Carcassonne/Dixit).
O voidfall especificamente teve varios problemas (4X e meu genero favorito).
Infelizmente ele e um Euro q foi disfarcado de 4X tematico, mas na hora de ver o jogo mesmo notou-se ser mais um eurao que um ameritrash 4X.
Alem disso, na mesma epoca do KS la fora teve o KS do Fractal e do Northgard, que eram jogos 4X, ambos com propostas bem diferenciadas. Mas acho q essa quantidade de 4X juntas acabou prejudincando os 3 jogos (eu mesmo so peguei o Fractal e o Northgard por serem um 4X mais puro).
Ai na epoca da entrega do KS la fora, a editora fez muito, mas muito marketing para tentar fazer o jogo decolar (na epoca todo canal tava fazendo review la na grinca), mas confesso que nao vi se teve sucesso ou nao, pq nesse ponto, ja tinha perdido o interesse no jogo.
So nao tinha notado q tava encalhado por aqui nao. Quem sabe algum dia ache por 300 pilas, que ai talvez eu decida pegar.