Parabéns pelo tópico!
Ficou bem divertido de ler, comecei no hobby a pouco tempo ( menos de um ano) tenho cerca de 30 jogos e durante esse tempo eu ensinei muitas vezes o mesmo jogo para diversas pessoas com idades diferentes.
Minha coleção sempre englobou mais jogos mais simples visto que a esmagadora maioria das vezes eu jogo com meus pais e/ou familiares que nunca viram esses tipos de títulos, infelizmente isso acarretou em saber que terá jogos que nunca poderei ter devido ao seu grau de complexidade, power grid por exemplo, não fico sentido com isso, por que sempre gosto de jogar não importa qual deles pois se tenho na coleção é pq eu fiz aquela pesquisa minuciosa antes de adquirir o mesmo rsrsrs, mas sempre fica com aquele gosto faltando de algum game mais medio para pesado.
Alem de jogar, gosto muito de ensinar, principalmente os mais novos, da pra ver o brilho nos olhos dele se empolgando com aquelas lindas artes do dixit, ou sacaneando um amigo no pega em 6, coisinhas diferente de um jogo da vida, mas que de certa forma, abre um mundo todo para um entretenimento diferente de free fire, ou ate mesmo assistir a globo rsrsrs.
Geralmente eu gosto de ensinar o jogo explicando sobre a sua lore (historia) isso se tiver alguma, falando que esta tendo um tiroteio no velho oeste, e devido a tempestade de areia ninguém sabe quem é quem, então a bala come em todo lugar, ou ate mesmo sendo completamente aleatório tipo taco gato cabra queijo pizza que simplesmente não tem sentido mas é um bom encerrador de noite.
Modestia a parte, falam que sou um bom ensinador, (unico da regiao entao não tem comparação rsrsrs) ate que é dificil ganhar jogos que tenho dezenas de partidas contra jogadores acabaram de jogar, depois de agonizando depois de tantas derrotas ja é hora de trocar de jogo e ensinar novamente.
Acredito que não tenha maneira errada de ensinar um jogo de tabuleiro, geralmente se o jogo for de certa maneira simples e ele mesmo se explicar, tipo bandido que é basicamente " ligar os tuneizinhos" e se fechar tudo ganha o jogo, não tem erro, mas pra mim, o crucial se uma pessoal irá ou não entrar nesse hobby é o explicador, por mais simples que o jogo seja, um ticket to ride pode se tornar uma experiência ruim se as regras forem lembradas e passadas nos 45 do segundo tempo, entao ja digo de uma vez que ira sim demorar um pouco a explicar, entratando não restara nenhuma dúvida dursnte a partida, e se tiver, que mal tem?
O importante é entender tudo, e que ninguém ira te julgar por não ter entendido certa parte da mecânica, ou ate mesmo o explicador ter deixado passar essa, afinal de contas não somos uma enciclopedia de jogos, cometemos erros, mas se ja esta no meio da partida, continua jogando com a regra errada pois essa não irá valer rsrsrs.
Eu sempre acompanho canais como o romir, desregrando e o assim que joga, são meus canais favoritos sendo que o ultimo que me fez começar nesse mundo todo de explicador, ate olho games que nem terei pq gosto desse amontoado de mecânicas que seguindo um padrão forma o que damos o nome para o jogo, maluquice? É bem capaz.
Acho que nesse pouco tempo de menos de um ano, reuni algumas manhas e dicas pra quem esta começa, a primeira delas é ter paciência, se a pessoa quer aprender e não entendeu alguma parte da regra com 3, 4 exemplos, faça 5, 6,7 até que ela entenda! É facil de saber se estão fazendo isso so para zoar, mas 99.99% das vezes é realmente pq não entenderam.
Não demonstre estresse por ja estar explicando a mesma coisa, esquecer é normal, eu mesmo nem lembro como comecei esse texto que ja esta enorme, se um jogador perceber sua má vontade nisso provavelmente fará com que ela não tera mais interesse naquele jogo, ou pior, no hobby que é um nicho muito específico hoje em dia, infelizmente.
Se esqueceu de alguma regra importante, deve reiniciar a partida? Se todos estiverem ja divertindo deixa pra proxima para todos jogarem cettinho e claro não esqueca de dar uma oitra olhadinha para que não aconteça de novo, e se acontecer,peça condolências , é claro.
Para ensinar é preciso aprender, é bem óbvio isso eu sei, mas existi uma diferença entre saber conduzir um carro doq dirigir, um deles você treinou, leu manuais e simulou acontecimentos que nem podem acontecer na sua vida, mas se ocorrer, voce ja está preparado.
Confirmando oque você disse, ensinar é uma arte, não existe uma receita que funcionará em tudo, é adaptar-se sempre e experimentar de tudo.
Essa foi minha experiência de quase um ano, e posso dizer com propriedade que todos nós gostamas da jornada ate agora.